motivação

Diferenças entre motivação intrínseca e extrínseca

Há bastante tempo que a motivação tem papel de destaque nas corporações. Os gestores já sabem, também, da necessidade de entender e desenvolver esse sentimento. Portanto, entender as diferenças que existem entre motivação intrínseca e extrínseca faz sentido na busca por uma gestão de pessoas potencializada.

É mais importante ainda porque a motivação é um elemento fundamental para que o ser humano se desenvolva. 

Desmotivado ninguém possui o ânimo necessário para cumprir todas as tarefas de forma saudável. Aqui se fala de tarefas até corriqueiras como fazer exercício físico, sair com os amigos, organizar a casa e etc.

Por isso, já se vê que a motivação não deve ser negligenciada e ao contrário disso deve ser incentivada e receber muita atenção.

Nesse artigo vou trazer à memória o que é motivação e mostrar dois tipos que se complementam no dia a dia de uma empresa: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca.

Esteja atento e fique comigo até o final.

O que é motivação?

A palavra motivação deriva do verbo motivar e significa, literalmente, dar motivos para algo acontecer. Este conceito tem um acúmulo enorme de informações, não é mesmo?

Numa jogada de palavras se diz que motivação é ter um motivo para a ação.

Tem-se um motivo – algo que faz o indivíduo entrar em movimento – para iniciar e até concluir alguma tarefa. Legal ver dessa forma!

Pensando assim, qual o motivo que se tem para o movimento de fazer atividade física, por exemplo? Cada ser humano tem o seu, mas podemos ficar num motivo que abarca a todos: melhora da saúde física e mental.

Assim temos o motivo – melhora da saúde- para a ação – fazer atividade física. É simples de se mostrar desse jeito, mas isso faz sentido pra você?

O termo Motivação é estudado à exaustão na área da psicologia, principalmente por estar ligado à evolução humana. Por isso, os pensadores, Maslow e McClelland criaram suas teorias para motivação trazendo mais esclarecimentos acerca do assunto. 

Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. 

Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização.

E, tem-se a certeza, depois dessas informações, de que a motivação é uma válvula propulsora para se chegar a resultados.

Aqui, você pode se perguntar: onde se encontra a motivação? 

Eu explico duas formas vigentes nas empresas onde a motivação acontece. Uma é a motivação intrínseca e a outra a motivação extrínseca.

Você também pode gostar de ler: Automotivação existe? Como ela impacta no seu trabalho?

Diferenças entre motivação intrínseca e extrínseca

Tanto a motivação intrínseca quanto a extrínseca são essenciais no ambiente de trabalho, pois são complementares.

A motivação extrínseca está ligada ao ambiente e às situações externas, ela nasce fora do indivíduo e, no ambiente de trabalho, geralmente, vem dos superiores. 

Alguns gestores premiam os funcionários que atingem as metas, como motivação. Esses prêmios podem ser desde reconhecimento, cursos de aprimoramento e até financeiro. 

Isso funciona? Sim, mas é importante saber quando usar este tipo de motivação com a equipe. O ideal é fazer com que os colaboradores se auto motivem também.

A motivação intrínseca tem sua casa no próprio indivíduo, por esse motivo dispensa o incentivo de fatores externos. Os prêmios já estão ganhos pelo modo como a pessoa olha a vida. Nesse caso, a recompensa não é uma consequência da conclusão da tarefa. O colaborador executa as tarefas pelo motivo dele, há um prazer em ver a tarefa cumprida, bem feita.

Esse tipo de motivação está diretamente ligada aos sentimentos, vigor e capacidade do próprio indivíduo. As forças que o impelem à execução são a sua curiosidade, a vontade de ver o novo, de transpor um desafio ou o quanto de desenvolvimento pessoal irá alcançar fazendo as atividades.

Na motivação intrínseca é comum a percepção do senso de realização, da autonomia, o desejo do alcance de metas pessoais, sentimento de pertencimento e, principalmente, amor pelo que faz.

Vale lembrar que estas duas se completam! 

Nenhum funcionário deve ficar refém da motivação extrínseca, ou seja, só dá resultados quando ganha prêmio. E, por outro lado, o funcionário automotivado precisa desse reconhecimento em forma de prêmio para seguir sendo ótimo.

Leia também: Motivação 3.0: o que é e como influencia na sua liderança

Como o coaching auxilia na motivação?

Eis um dos pilares para ligar-se à motivação é se autoconhecer. 

O autoconhecimento dá as diretrizes sobre o que vai te motivar ou não. Por isso, o processo de coaching é tão importante.

Nele a parte de autoconhecimento e autodesenvolvimento são a base para evoluir. Além de ensinar o uso da inteligência emocional, algo extremamente necessário atualmente.

Assim, com essas habilidades desenvolvidas, fica possível o indivíduo saber se automotivar. Olha só, é um conhecimento de si tão aprofundado que só traz clareza para a vida.

Qual ser humano dispensaria isso?

E, tem mais, em uma empresa não basta apenas o líder ter passado por um processo de coaching. Claro que esse é o pontapé inicial, mas se os colaboradores tiverem contato também com o coaching, mais pessoas envolvidas com a organização serão capazes de florescer como automotivados.

E, líder, depois disso é colher os frutos, é se conectar com as melhores ideias para a sua empresa e, também, é ter uma cultura organizacional vibrando no positivo.

Eu já estou querendo ver isso! Comece a investir em autoconhecimento e motivação intrínseca hoje mesmo.Comente aqui! Você já quer fazer isso, não é mesmo?

Complemente a sua leitura com o vídeo abaixo e se inscreva no meu Canal no Youtube: Vanusa Cardoso Coaching

Tags: No tags

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *