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As competências mais desejadas na liderança pelas organizações

As empresas mais antenadas em produtividade e gestão de pessoas sabem que para fazer essa equação surtir resultados depende da contratação que fazem das suas lideranças. Neste artigo, vamos apresentar as competências mais desejadas na liderança pelas organizações.

Isso quer dizer que as organizações já buscam pelas competências certas do líder já na entrevista de seleção, ou até mesmo no garimpo que fazem com os colaboradores que possuem para promovê-los a líderes.

Diante disso, não se pode negar que existem uma gama de competências desejadas para o cargo de líder que as empresas buscam.

Leia este artigo até o fim e descubra que competências são essas e como desenvolvê-las para ser extremamente valioso para sua empresa ou para se tornar um líder cobiçado no mercado de trabalho.

O que são competências de liderança?

As competências da liderança são as habilidades que o líder possui ou desenvolve que o tornam exemplo com o poder de influenciar equipes inteiras. Essas habilidades são muito valorizadas no mercado corporativo, pois são responsáveis por um profissional mais preparado para gerenciar pessoas. Com isso, os ganhos tanto para a empresa como para o líder são gigantescos.

As pessoas que estão sob a tutela do líder dependem diretamente das competências que ele possui para evoluírem profissionalmente. Uma equipe que conta com um profissional de liderança preparado e habilidoso na gestão de pessoas, performa melhor, coopera com um ótimo clima organizacional e, também, tem um exemplo a ser seguido.

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As competências mais desejadas nos líderes pelas organizações

Liderança não é apenas a ocupação de um cargo, a liderança é comportamento e atitude. Já foi dito inúmeras vezes que o líder admirado e inesquecível arrasta pelo exemplo, por isso, esse líder não faz um trabalho ruim, sem entusiasmo e propósito.

O líder amado por todos tem competências bem específicas e elas são desejadas pelas empresas nesse profissional. Veja algumas:

·         Influência: o líder que influencia as pessoas faz com que elas executem as atividades e o sigam por vontade própria. Assim, por admiração! 

·         Iniciativa: Não é do feitio do líder excelente ficar em posição de espera. O líder competente tem iniciativa para a resolução de problemas e a tomada de decisão, por isso ele tem clareza sobre os cenários e decide com antecedência, não na pressão. 

·         Capacidade de negociação: Estudar é uma tarefa contínua do líder moderno, assim ele é acostumado a estudar todas as situações vividas. Com os prós e contras na mão, é possível negociar com o mínimo de perdas, por exemplo. 

·         Diplomacia e facilidade para resolver conflitos: Não se leva para o lado pessoal as decisões e experiências dentro da empresa. Ali é lugar de usar a assertividade e diplomacia para resolver conflitos, sejam eles acontecidos com o próprio líder ou com os membros de sua equipe. 

·         Autoconfiança: esse sentimento é definido pela confiança nas habilidades, qualidades e julgamentos de uma pessoa. O líder autoconfiante sabe do seu potencial e usa isso no desenvolvimento próprio e de seus liderados. 

·         Escuta ativa: Não é apenas ouvir os colaboradores e superiores, é escutar com entendimento e busca para resoluções. A escuta ativa consiste em demonstrar interesse no que a outra pessoa tem para dizer, disposição para compreender seu ponto de vista sem julgamentos.

Além dessas competências, as empresas também procuram nos líderes modernos outras habilidades, como: boa comunicação; bom relacionamento com a equipe; entusiasmo e disposição; versatilidade e flexibilidade; ousadia e coragem para assumir riscos; senso de coletividade.

Diante disso, é de suma importância que os gestores estejam em constante aprendizado para desenvolver essas habilidades e, também, identificar algumas pessoas na equipe que possuam tais características. Dessa forma, podem treiná-las e incentivá-las a desenvolver suas potencialidades de forma a possuir um time imparável de lideranças.

Habilidades de liderança para desenvolver durante o seu processo de desenvolvimento

As lideranças mais capacitadas possuem certos traços no comportamento diário que podem ser aprendidos e praticados por aqueles que desejam ser excepcionais no cargo de líder.

1- Empatia

O líder que consegue se colocar no lugar de seu funcionário antes de tomar as decisões possui a visão do todo e da perspectiva também. Com esse comportamento o líder pode antever algumas reações dos funcionários aso novos projetos ou tomadas de decisão. Isso ajuda a fazer o certo para obter o melhor resultado possível, além disso, o líder que usa de empatia para com o funcionário, fará isso com clientes, com fornecedores e outros.

2- Questionar criticamente

Muitos líderes não têm pensamento crítico e seguem os manuais exatamente como são mostrados pela empresa. Só que a pessoa que detém o poder de liderança e está junto aos colaboradores é a pessoa que sabe se os processos e decisões estão dando certo ou não. Por isso, questionar criticamente deve fazer parte da liderança para avaliar o efeito e consequências de suas próprias decisões, mas também para questionar a cartilha da empresa, de modo a melhorar o trabalho da sua equipe e seus resultados.

3- Equilíbrio emocional

Essa habilidade pode ser desenvolvida pelo líder se ele busca se autoconhecer. Um líder que sabe seus pontos fracos e sua fortaleza, gere melhor seus sentimentos. Não será o líder que vai explodir e gritar seguidamente com a sua equipe, pois esse líder que é equilibrado presente quando está prestes a fazer uma cena e se recolhe. Depois, em posse do equilíbrio emocional, volta para seus funcionários e expressa seu descontentamento de forma assertiva e não violenta.

4- Visão antecipada

Na liderança essa característica é muito valorizada, trata-se do líder conseguir antever as situações e se antecipar para evitar um grande impacto negativo. Para desenvolver essa habilidade o líder deve se abrir aos estímulos e acontecimentos do mundo que o cerca. Aos poucos, a sensibilidade à percepção de problemas, dúvidas, incertezas e inseguranças dos funcionários irão sendo sentidas e, também, a percepção de padrões e acontecimentos que possam se revelar no futuro.

5- Assumir riscos

Os melhores líderes têm coragem de assumir riscos. A confiança que sentem em si mesmos é grande o suficiente para que apostem suas fichas em uma solução em que acreditam. Vale lembrar que as tomadas de decisão envolvem riscos, ora pequenos e ora grandes, mas sempre riscos. Os riscos são parte indissociável do sucesso e sem eles poderia não ser viável atingir metas ambiciosas.

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