grandes-lideres

7 características dos grandes líderes

Mais importante do que conhecer as características de grandes líderes da história é saber que estas características podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que deseja alçar voos na carreira e na vida.

Para ser um líder inspirador e admirado pelos colaboradores é preciso conhecer, não só as teorias, mas também se autoconhecer e desenvolver as habilidades necessárias para alcançar o sucesso.

Este é um artigo em que eu trago algumas das histórias que me inspiram até hoje. 

Ou seja, são histórias de líderes com características marcantes que já usei, testei e sei que dão certo.

E, mais ainda, vai conhecer as características mais comuns aos grandes líderes levando para sua própria vida, se assim desejar.

Sendo assim, nas próximas linhas você verá:

  • 5 grandes líderes da história
  • 7 características dos grandes líderes

Vem comigo! Tenho certeza que ao final da leitura você vai se identificar e se aprimorar.

5 grandes líderes da história

Eu sei que você deseja obter sucesso no seu papel de liderança. 

Isso é muito compreensível, pois ver os resultados positivos na sua empresa, ser admirado e seguido pelos colegas, além de cumprir sua missão, tem um gostinho de satisfação inigualável.

Uma das melhores formas de fazer isso é seguindo os passos de grandes líderes da história, observando as características de cada um e trazendo para a sua realidade. 

Nesta lista dos 5 grandes líderes, você irá identificar porque eles fizeram sucesso e são inesquecíveis.

1) Walt Disney

O legado criado por Walt Disney é tão grande e forte que seu parque foi inaugurado depois de sua morte e permanece até hoje como uma das maiores atrações mundiais.

Costumava dizer que os sonhos eram feitos para serem realizados e focava nisso.

Ao trazer para o seu negócio o senso de pertencimento, trazia para os clientes e colaboradores a satisfação de se sentirem dentro do negócio e serem importantes para ele.

Sou suspeita para falar, pois sou fãzona dele.

Leia mais: 7 lições que aprendemos com o filme Walt antes de Mickey

2) Steve Jobs

Na Apple, empresa que é fundador, mostrou a força da cultura organizacional.  

Enfatizou que gostar daquilo que se faz é o primeiro passo para fazer com excelência.

Podemos dizer que Steve Jobs defende que saber por que se faz as coisas é fundamental para chegar a grandes feitos empresariais. Ele trouxe o porquê de se fazer o que se faz para o exterior e todos podemos ver isso.

Para Jobs o segredo do sucesso é amar de verdade o que se faz.

Ele possuía liderança aguçada e com sua criatividade revolucionou a indústria de computadores pessoais e outros segmentos tecnológicos.

3) Mahatma Gandhi

Foi um grande defensor da cultura de paz. Conquistou a independência da Índia, influenciando mais de 350 milhões de pessoas em uma não guerra.

Gandhi tinha clareza de seus ideais de paz, justiça, igualdade e vida natural. A sua revolução na Índia foi pacífica, ele representava a voz do povo e conseguiu mobilizar outros líderes de outros países.

Seus ensinamentos são seguidos por milhares de pessoas em todo o planeta até hoje. 

Ele defendia “O caminho da felicidade”, uma filosofia de não violência como meio da evolução.

4) Nelson Mandela

Nelson Mandela pode ser dito como o maior expoente da luta antirracista do mundo. Seus ensinamentos são lembrados até hoje por promover a cultura não violenta na África do Sul.

O Apartheid, regime de segregação racial da África do Sul, trouxe muito sofrimento aos sul-africanos e Mandela foi um guerreiro na luta pela liberdade e defesa das causas humanitárias.

Depois de passar 27 anos na prisão, ele se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, colocando um fim definitivo à política racista do Apartheid.

Mandela valorizava as pequenas conquistas do seu povo e com sua forma de liderança ganhou respeito e reconhecimento internacional.

5) Malala Yousafzai

A ativista paquistanesa viveu e chamou a atenção internacional para um grande problema – o de 61 milhões de meninas que não tinham acesso à educação.

Malala levou um tiro na cabeça disparado por talibãs pelo simples fato de insistir em frequentar a escola quando isso foi proibido pelo governo de seu país.

Depois de se recuperar decidiu seguir na luta pelos direitos das meninas estudarem, tornou-se aos 17 anos a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, em 2014.

Sua liderança apresenta-se tão forte que persuadiu os líderes mundiais para que começassem a tomar medidas reais para corrigir a questão das escolas para todas as crianças.

Aqui, temos um breve relato das histórias desses grandes líderes. Todos têm fortes atitudes, imprescindíveis para a liderança inspiradora.

Vamos ver quais são? Abaixo, destacamos 7 delas.

As 7 características dos grandes líderes

Os líderes citados emprestam sua vivência para que grandes líderes atuais desenvolvam o seu melhor.  

Veja que oportunidade maravilhosa! 

Olhar estas histórias e tirar delas as características que levaram estes grandes líderes ao sucesso.

Aqui, mostro para você 7 atributos comuns aos líderes que vimos:

1 – Autoconhecimento

Grandes líderes têm conhecimento sobre as suas emoções, sobre seu potencial e suas limitações. 

Eles usam inteligência emocional que permite serem assertivos e conseguirem seus objetivos de maneira mais eficiente.

2 – Foco no objetivo

Eles possuem a capacidade e a determinação de realizar o que é proposto. 

Seu carisma e técnica envolvem toda a equipe na busca pelo objetivo. Para isso, trabalham com pequenas metas diárias e olham longe para alcançar o que desejam.

3 – Envolvimento das pessoas no sonho

Fortalecem o senso de pertencimento de sua equipe, valorizam a importância de cada um para o sucesso do grupo e da empresa; alimentam de forma verdadeira a autoestima e a motivação de seus liderados.

4 – Autenticidade e honestidade

Grandes líderes sabem o impacto e o valor da honestidade e da autenticidade. Eles expõem seus objetivos e ideais com muita clareza e isso contagia aqueles que os ouvem. 

Seu discurso é dito com coração, mente e alma. E, para seguir uma pessoa, é prazeroso que seja alguém apaixonado.

5 – Olhar sobre o potencial individual

Sabem que cada pessoa tem algo a oferecer e que as pessoas possuem um potencial infinito a ser desenvolvido e aproveitado. 

Por isso, se cercam daquelas que têm talentos e habilidades diferentes. Isto estimula a criatividade, a diversidade e a mudança dentro da empresa.

6 – Possuem níveis altos de paciência e compreensão

Grandes líderes são bons ouvintes. Eles ouvem os seus colaboradores e permitem que estes se expressem em suas opiniões voltadas para os desafios do dia a dia empresarial. 

Eles sabem que ao ouvir a sua equipe receberão ideias para resolver problemas, além de entender a necessidade dos mesmos e poder promover um ambiente de trabalho mais satisfatório.

7 – Proatividade

Grandes líderes são proativos! 

Proativos em fazer escolhas conscientes com base em seus princípios e nos resultados desejados. 

Eles se antecipam a possíveis problemas e consequências, trabalhando para contorná-los.  Por isso, grandes líderes apostam no seu desenvolvimento e estudam sempre.

Eu sei que você possui algumas destas características, pois você é um líder.

Lembre-se de que quando citei os 5 grandes líderes da história foi com o intuito de entregar essas possibilidade de crescimento. 

Desta forma, continue comigo e descubra como desenvolver as suas habilidades.

Como desenvolver suas habilidades de líder?

Tenho que dizer, neste momento, que a característica que você precisa desenvolver em primeiro plano é a da proatividade.

Sim! Porque é a partir dessa habilidade que você vai compreender que necessita se antecipar em seu desenvolvimento para obter sucesso.

A característica da proatividade traz para você a necessidade de estudar e se preparar para atingir todas as outras.

Ou seja, a partir do momento que você compreende a importância do autoconhecimento e a necessidade de treinamento continuado, desenvolve as demais características no processo.

Isso não é lindo? Você só precisa dar o primeiro passo.

Note isso: se você está treinado terá autoconhecimento. Estudou suas emoções e sabe do seu potencial.

Treinado, você aumenta a clareza do objetivo que deseja alcançar. Ele fica sempre ao alcance dos seus olhos, pois o seu foco é evidente.

Desta forma, a sua motivação estará em alta e seus colaboradores serão contagiados por ela. O seu desenvolvimento continuado fará com que esteja sempre atento e apaixonado pelo que faz.

Estudar, treinar, focar no seu desenvolvimento. Isso te dará todas as ferramentas para desenvolver as características mais impressionantes dos líderes excepcionais.

lideranca-na-pratica

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de ir embora comenta aqui embaixo qual desses líderes você mais admira. Ou aquele que você mais gosta e não foi listado aqui.

Tags: No tags

2 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *