O que é SER um líder coach?

O que é SER um líder coach?

O que é SER um líder coach?

 
Não é por acaso que no título a palavra SER está em letra maiúscula. Um líder coach é necessariamente uma pessoa que investe no seu SER, no seu autoconhecimento.
Um líder coach vai muito além da técnica e teorias aprendidas. Ele potencializa, desenvolve, transforma, faz eco e acende brasas nas pessoas!
Para que ele consiga fazer tudo isso com o outro, primeiro precisa fazer consigo mesmo, ou seja, antes de ser líder do outro preciso primeiro liderar a mim mesma, ser uma “líder de si”.
Antes de liderar bem uma equipe preciso primeiro liderar minha família, minha vida. Essa é a lógica, o processo se dá de dentro para fora.

Quando o processo não ocorre dessa forma “de dentro pra fora” o que percebo é que não se sustenta, o líder até diz “sei liderar” mas ao primeiro revez e stress que tem, suas habilidades de liderança podem ir por água abaixo. Sabem porquê? Por que sua liderança ficou somente no nível superficial, conceitual, na “primeira onda”.
 
Então o que fazer para se tornar de fato um líder coach? Minha resposta é, busque sim por técnicas, conceitos, cursos que lhe preparem para a liderança. Mas, paralelamente a isso invista em seu autoconhecimento, lidere a sim mesmo!
Outra provocação que faço é: aplique o que você aprende!
É muito comum nos meus coachgroups os líderes dizerem: Vanusa já fiz cursos de liderança! Quando escuto isso respondo com uma afirmação e uma provocação: – Ótimo, você aplica?

 
Acredito verdadeiramente que saber sem fazer continua sendo não saber, por isso líder aplique, aplique, aplique o que você aprende!

 
Outro pilar da liderança coach é o “ver vendo as pessoas”. Provoco a todo tempo os líderes a fazerem uma boa limpeza nos seus óculos, a olharem para as pessoas com empatia. Este é um exercício tão simples e ao mesmo tempo tão poderoso.

 
Aliás, liderança está exatamente nisso, em tornar as coisas simples!

 
Muitos líderes me perguntam: – Vanusa, como eu mantenho as pessoas motivadas, engajadas?
Minha resposta é: olhe “vendo as pessoas”, promova semanalmente breves encontros para fortalecer e esquentar seu time, esteja próximo deles, transmita confiança, provoque-os a evoluir, dê constantemente feedback de reconhecimento e aprimoramento.
É assim que mantemos as pessoas engajadas, nos engajando com elas.
É simples líder, mas precisa ser feito sempre, todos os meses, esse é o segredo!
 
Outro aspecto importantíssimo da liderança coach é “julgue menos e compreenda mais”. Cada vez que vier o ímpeto do julgamento faça esse exercício, procure compreender os motivos pelos quais o fato ocorreu, faça muitas perguntas.
 
Aja com AMOR/VERDADE, tenha coragem de expressar o que sente com franqueza e gentileza.
 
Peça a sua equipe feedbacks, esteja aberto a aprender e reconhecer suas fraquezas. Invista em si líder,  em se tornar uma pessoa mais consciente.
 

Já parou para pensar no poder do seu crachá? Muitas vidas e famílias dependem de você, da sua gestão. Como você está gerindo essas pessoas?

 
O que você tem feito para se fortalecer e se preparar para liderar de forma coach?
Nossa missão enquanto empresa é essa, instrumentalizarmos os líderes com técnicas consistentes que os deixem seguros para conduzir suas equipes com assertividade e eficácia.
Acreditamos que um grupo de líderes forte e motivado tem o poder de promover transformações na companhia e na vida das pessoas. Líderes são “eco” na vida das pessoas.
 
Apresento aqui grandes líderes coach que tivemos a honra de nos conectarmos e treinarmos:

O que temos a dizer sobre o PDL Coach!

 
Se sua empresa ou você líder precisar de ajuda conte conosco! Teremos muito prazer em lhe ajudar a se tornar um verdadeiro LÍDER COACH com o PDL Coach.
 

 
Um abraço coach,
Vanusa Cardoso.
Psicóloga, Master coach e especialista em processos grupais.
 
 
 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *