5 Filmes de Liderança e Motivação para Inspirar o dia a dia

5 Filmes de Liderança e Motivação para Inspirar o dia a dia

Existem muitas formas de aprender e, para a pessoa que está a frente de um time, aprender para ser melhor a cada dia é uma missão. Pensando nisto eu separei 5 Filmes de Liderança e Motivação para Inspirar o dia a dia.

A liderança pode ser aprendida e aprimorada, assim assistir a filmes que ensinam lições sobre liderança e como manter a motivação em alta, é uma ótima pedida para aprender e ao mesmo tempo entreter-se.

Diante disso, o líder deve ter uma lista de filmes que vai assistir e aprender com eles.

Nesse artigo quero deixar a indicação de 5 filmes excepcionais que trazem inspiração para liderar. Eles podem contribuir significativamente com o crescimento de um líder, com o seu desenvolvimento e aprendizagem, tanto na vida pessoal quanto nas carreiras profissionais. Basta olhar de um jeito crítico e captar as lições valiosas que estão ali.

Senta no sofá, faz um lanchinho para essa hora e aproveite.

Conheça 5 filmes para motivar sua liderança

Assista a esses filmes que possuem grandes lições de liderança e vários insights para enriquecer a sua experiência como líder diante do seu time.

1- O Discurso do Rei (2010)

Esse filme vai intensificar a importância da comunicação para as lideranças. Comunicar-se adequadamente é fundamental para guiar uma equipe, uma empresa ou um país. Imagine um líder com problemas em relação a fluência da fala. No filme “O discurso do rei” vê-se essa problemática, pois apresenta a narrativa de um príncipe, um jovem aspirante a coroa britânica gago e que enfrenta dificuldades em fazer seus discursos. 

O Príncipe Albert da Inglaterra deve ascender ao trono como Rei George VI, mas ele tem um problema de fala. Sabendo que o país precisa que seu marido seja capaz de se comunicar perfeitamente, Elizabeth contrata Lionel Logue, um ator australiano e fonoaudiólogo, para ajudar o Príncipe a superar a gagueira. Uma extraordinária amizade desenvolve-se entre os dois homens, e Logue usa meios não convencionais para ensinar o monarca a falar com segurança.

Esse filme é indicado porque uma das características de um líder excepcional é o seu domínio sobre a comunicação. Assim, mesmo o líder que já tem um bom desenvolvimento de comunicação irá se beneficiar em vê-lo. Está fazendo sentido essas indicações de Filmes de Liderança e Motivação para Inspirar o dia a dia?

Aproveite para apreciar um artigo incrível: Motivando a equipe a não perder a chance de aprender com seus erros

2- À Procura da Felicidade (2006)

Se uma das características do líder é superação, esse filme não pode faltar na lista de queridinhos que passam lições memoráveis.

Esse filme traz um pouco de aflição pelas dificuldades enfrentadas pelo protagonista, mas é muito emocionante e verdadeiro. Ali se pode extrair a importância da persistência e da paciência para que o trabalho seja reconhecido.

O protagonista, Chris, enfrenta sérios problemas financeiros e sua esposa o abandona. Assim, ele se torna pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de 5 anos. Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

3- Coach Carter – Treino para a Vida (2005)

A característica do líder que salta aos olhos nesse filme é a disciplina. O trabalho do líder em alinhar as várias esperanças dos jovens com atitudes simples de comportamento é o que move esse grande sucesso. Aqui vê-se a integridade de um grande líder, mesmo diante das dificuldades, ele não abre mão do código de conduta que quer passar ao seu time.

O filme conta que em 1999, Ken Carter retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, aceitando se tornar o treinador do time de basquete para colocá-lo em forma. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra.

4- O Diabo Veste Prada (2006)

Nesse filme que, além de ensinar é uma ótima pedida para descontração, liderança e motivação, o líder vai aprender o que não deve fazer e também, pode imaginar como se sente a equipe com um tipo de chefe apresentado no filme. Isso porque nele se vê a face cruel da liderança autocrática e autoritária.

Nessa comédia misturada com um pouco de drama, Andy, uma moça recém-formada em jornalismo e com grandes sonhos, vai trabalhar na conceituada revista de moda Runway; sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly. Andy, que não se sente bem no ambiente tenso de trabalho, questiona sua habilidade em continuar como assistente de Miranda.

É importante observar quais falhas que o líder não deve cometer.

5- O Homem que Mudou o Jogo (2011)

O filme é baseado em uma história real e conta com Brad Pitt no papel de Billy Beane, o gerente do time de beisebol Oakland Athletics. O protagonista tem a responsabilidade de reinventar a equipe após a perda de seus três principais jogadores. Diante de um orçamento apertado, Beane tenta reinventar seu time superando os clubes de bola mais ricos. Assim, Beane utiliza estatísticas para escalar o time.

A grande sacada desse filme é mostrar que a análise de banco de dados deve ser uma habilidade de todo grande gestor.

Conta aqui nos comentários: Você já assistiu todos dessa lista? Tem algum para indicar?

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *