aprender com seus erros

Motivando a equipe a não perder a chance de aprender com seus erros

Quando se diz que o líder é um eterno aprendiz, verdadeiramente, isso faz sentido. Isso porque para se tornar o melhor que pode ser e inspirar as pessoas, o líder aprende de todas as formas que consegue e sempre. Isso deve se estender a equipe que ele gere também, sendo assim o nosso tema especial de hoje é: Motivando a equipe a não perder a chance de aprender com seus erros.

Os liderados devem perceber que ao acontecer pequenas falhas no dia a dia, as coisas não desandam e ou se perdem por completo. O olhar da equipe deve se voltar para a solução e o aprendizado! Vê-se desse jeito porque cada pequeno erro tem a capacidade de alertar e gerar uma proposta nova ou uma resolução.

Isso é bom!

A ação fundamental da liderança aqui é mostrar aos colaboradores como podem aprender com os erros e, consequentemente, buscarem ser suas melhores versões na empresa. Essa não é uma tarefa um tanto fácil, mas possível para o líder: fazer com que os funcionários tenham um novo olhar para o erro e adquiram mais confiança.

Nesse artigo você vai encontrar algumas dicas de ouro de como motivar a sua equipe a aprender com seus erros. Então siga na leitura e guarde essas informações.

Errar também faz parte do aprender

O erro é parte fundamental para desenvolver o aprendizado. Com ele pode-se entender que existem situações que estão além de nosso controle e que, por isso, ninguém está isento de errar. Isso é bom porque mostra a vulnerabilidade de cada um e acalma os corações mais algozes pela perfeição.

A escritora Brené Brown em seu livro “A coragem de ser imperfeito”, trabalha justamente o conceito de não perfeição e a aceitação disso. No livro ela ensina como aceitar a própria vulnerabilidade e mostra estratégias eficazes para serem usadas contra a frustração pelos erros e como aprender com isso. É um material que faz refletir sobre como se age nas relações no profissional e, também, no pessoal.

Visto isso, pensar sobre o aprendizado contínuo e, até com os erros, é salvador para a atualidade. Estamos vivendo um momento em que a nossa sociedade está altamente competitiva. As pessoas vivenciam mais a competitividade do que a cooperação e, se na sua empresa, com a sua liderança, não mostrar para a sua equipe que o erro pode sim ocorrer como forma de aprendizado, essa dor nunca vai passar e a disputa será o mais comum no ambiente.

O errar faz parte do aprendizado porque mostra como são as pessoas de verdade, mostrar que todos estão sujeitos aos deslizes, mas mostra também que os erros são bons professores que podem conduzir a uma melhora de todo o processo do trabalho. Além de evitar funcionários ansiosos e perfeccionistas ao extremo.

Buscar ser o melhor não é ruim, ser a melhor versão que conseguir na equipe é fantástico. No entanto, quando isso machuca e torna a pessoa doente, não se pode aceitar. Então, assim, olhar para o erro e aprender com ele é uma saída perfeita.

Quero deixar uma sugestão de leitura complementar: Posso dar feedback para os meus superiores?

5 dicas de como motivar sua equipe a aprender com os erros

1- Ensine-os a admitirem o erro

Ao admitir o próprio erro, o colaborador assume a responsabilidade em consertar o problema. Claro que essa atitude não será fácil de tomar, mas é dever do líder mostrar que não haverá punição por assumir que errou e que a busca pela solução é a atitude necessária para o aprendizado acontecer.

Não minimize o processo, mesmo com o desconforto causado. Enquanto o colaborador não conseguir entender que errou, não estará pronto para mudar.

2- Ressignifique o erro

Sua equipe precisa parar de olhar para o erro como algo muito negativo, deve olhar com mais praticidade para isso. Na sua liderança deve ser desenvolvida uma mentalidade positiva sobre as coisas. Pedir para que sua equipe faça isso é pedir para que enxergue as falhas como oportunidades de crescimento e isso pode ajudar na resiliência e motivação tão necessárias ao ambiente de trabalho.

3- Dê feedbacks no momento em que o erro ocorrer

Não se deve deixar passar muito tempo para auxiliar um funcionário em seu erro cometido. Isso porque quanto mais rápido se dá o feedback para a equipe, mais facilidade ela terá de assimilar o equívoco que cometeu e não voltar a errar.

Nesse feedback, junto com o funcionário, examine a fundo o erro cometido. Isso inclui fazer perguntas sobre o ocorrido para entender e buscar a solução. O que aconteceu? Por que isso aconteceu? Em que parte começou a dar errado? Era evitável? Com a ajuda de algum colega, poderia ter sido diferente?

Essas perguntas trarão a reflexão necessária para acertar da próxima vez.

4- Crie estratégias para ações contínuas

Administrar um erro é possível quando ele é reportado ao líder. Se ele for escondido fica difícil desenvolver uma solução para ele e para situações semelhantes no futuro. Assim, criar estratégias para que os funcionários se sintam à vontade para pedir ajuda ajudará na manutenção das situações. O líder deve aproveitar os momentos de relaxamento da equipe — como a hora do café, ou algum instante de descontração — para mostrar que todos os erros são administráveis.

5- Invista em treinamento de líderes

Um líder preparado é capaz de resolver, guiar, acertar e trazer performance em alta rotação para si e para a equipe. Muitas empresas já descobriram o quanto o processo de treinamento e desenvolvimento de seus líderes pode ser positivo para os seus colaboradores, especialmente os que estão em posição de liderança. Para aqueles que desejam ser o melhor líder que conheçam, a Vanusa Academy pode oferecer o curso Liderança na Prática.

Nesse curso, que é uma trilha de desenvolvimento de líderes, esse profissional tem um acompanhamento especializado a fim de desenvolver as atitudes, habilidades e conhecimentos para uma gestão segura, preparada e transformadora.

Você percebe que erros cometidos têm poder de melhoria e aprendizado e isso precisa ser usado em benefício dos seus subordinados. A empresa e seus resultados agradecerão. Agora se pergunte: Essas dicas fazem sentido para mim? Comente aqui embaixo e tire suas dúvidas.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *