6 competências necessárias para líderes em 2022

6 competências necessárias para líderes em 2022

As empresas estão cada vez mais competitivas e os desafios dos negócios modernos podem exigir competências que talvez você, como líder, ainda não desenvolveu.

Nesse ano de 2022 esses desafios ainda estão maiores, visto a busca pela normalidade em um ano pós-pandemia.

Os líderes que desejam se destacar no mercado precisam estar bem preparados para esse novo cenário, pois o seu trabalho é gerir o presente com assertividade e guiar a empresa para o futuro. Esse é um desafio que precisa ser enfrentado!

Esse artigo traz informações sobre como ser um líder moderno, como as empresas podem desenvolver as habilidades desse líder e, principalmente, mostrar 6 competências fundamentais para as lideranças nesse ano corrente.

Faça a leitura até o fim e impulsione a sua carreira com esse conhecimento.

O que são competências de liderança?

As competências da liderança são as habilidades que o líder possui ou desenvolve que formam equipes eficientes, motivadas e que com seu trabalho alcançam os objetivos propostos pela empresa. Essas habilidades são muito valorizadas no mercado corporativo, pois são responsáveis por um profissional mais preparado para gerenciar pessoas.

O líder tem sob sua guarda pessoas ou equipes abaixo de si na hierarquia da empresa. Essas pessoas dependem diretamente das competências do líder para fazerem um trabalho com boa performance, para cooperarem com um ótimo clima organizacional e, também, para terem um exemplo a ser seguido.

Sugestão complementar de leitura: Os 3 Principais Erros da Liderança na Hora do Feedback

6 competências necessárias para líderes em 2022

Dentre as várias competências que um líder precisa ter ou deve desenvolver, existem aquelas que estão diretamente ligadas ao cenário moderno. Mesmo sabendo que todas elas mostram qual a melhor forma de atuar para liderar a equipe e assim trazer bons resultados, as 6 competências a seguir são essenciais para liderar na atualidade.

1- Inovação

No quesito inovação, o líder exerce o papel de visionário criativo, isso quer dizer que ele é um incansável na busca por novas ideias. Tudo que procura são formas de resolver os problemas das formas mais eficientes possível. A criatividade é a característica principal desse profissional. O bom disso é que o comportamento inovador acaba motivando todos ao seu redor a serem criativos e inovadores, sem pressões ou medo de errar.

2- Inteligência Emocional

Essa habilidade é atemporal, visto que para ser um líder em qualquer situação, a pessoa precisa dominar suas emoções. O autoconhecimento traz segurança para gerir uma equipe. Estar bem consigo mesmo, conhecer os pontos fortes e os pontos fracos e entender os momentos de vulnerabilidade, são elementos que ajudam a ter um comportamento positivo no ambiente do trabalho e frente aos problemas.

3- Diversidade e inclusão

É pelas mãos do líder que a equipe tende a aceitar os diferentes e incluí-los nas atividades cotidianas. Isso porque o discurso do líder é de respeito mútuo e de cooperação. O líder deve desenvolver a habilidade de compreender que a diversidade proporciona diálogos mais ricos e pode trazer soluções para diversas situações cotidianas.

4- Flexibilidade

Mesmo com planejamento feito, às vezes os imprevistos aparecem e, nesse caso, o líder precisa ter uma dinâmica de mudança bem desenvolvida, inclusive deve estar disposto a receber as opiniões dos colaboradores. Um líder aberto para ouvir sugestões e feedbacks da equipe é um líder que deixa a equipe evoluir. Assim, se algum dos funcionários estiver insatisfeito com o ambiente de trabalho e você estiver acessível para ouvir, e disposto a promover mudanças, essa pessoa não vai se intimidar em procurá-lo.

5- Liderança situacional

Em um mundo em constante movimento, o líder não pode ficar engessado. Na liderança situacional o líder pode encontrar um cenário que exija mudanças no estilo de liderança que possui. No entanto, ser adaptável é o segredo para o sucesso nesse tipo de liderar, o líder foca no objetivo e “dança conforme a música” para alcançá-lo. Possuir a habilidade de gerir conforme o cenário apresentado depende muito de uma escuta ativa. Isso porque ao ouvir seus funcionários, o líder sabe sobre aquele que precisa de direcionamento bem claro ou aquele que quer mais autonomia porque dá conta de entregar.

6- Aprendizado contínuo

A competência necessária para a atualidade inclui a própria capacidade de adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Um líder que não busca aprender e se desenvolver todos os dias está fadado ao sofrimento, pois terá problemas tanto na parte técnica do trabalho como na parte comportamental. Esse líder, que possui o gosto por aprender durante toda a vida, enriquece as corporações com novos conhecimentos e experiências. Além disso, levam levam esse aprendizado e novos conhecimentos para o seu time como forma te compartilhar e elevar a performance da equipe.

Como as empresas podem ajudar no desenvolvimento das competências dos líderes

As empresas são responsáveis por contratar o melhor time de talentos que conseguirem. Esse intento envolve uma boa seleção, poder investir nos talentos e proporcionar condições e um ótimo clima organizacional para que o líder possa trabalhar.

Mas além disso, é preciso manter os bons líderes na corporação e isso envolve dar treinamentos e condições para a pessoa ser o melhor líder que consiga ser.

Ao desenvolver lideranças, as empresas integram em seus quadros funcionários que se identificam com a cultura da corporação e que podem manter um time motivado e produtivo. Assim, as equipes trabalham de forma alinhada, o que aumenta a produtividade e melhora os resultados da organização.

Duas formas que as empresas possuem para desenvolver as habilidades dos seus líderes são: A disponibilização de treinamentos e um bom plano de carreira.

Os treinamentos devem ser capacitações técnicas voltadas para a área de atuação do líder, também capacitações voltadas para a área de gestão e, principalmente, cursos que desenvolvam as habilidades comportamentais. Essas atitudes se mostrarão nas relações interpessoais.

Ao oferecer um plano de carreira a empresa demonstra que o líder terá espaço para crescer no local, podendo sempre melhorar de cargo ou salário e assumir boas posições de gestão.

A empresa jamais pode esquecer que se deseja ser competitiva e estar pronta para as mudanças do mercado, precisa ter bons líderes no seu quadro. Assim, o desenvolvimento dos seus líderes é crucial para conduzir o negócio nos dias de hoje, com segurança e motivando o seu pessoal.

Gostou desse artigo? Comenta aqui se você já possui essas competências desenvolvidas.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *