Os 3 Principais Erros da Liderança na Hora do Feedback

Os 3 Principais Erros da Liderança na Hora do Feedback

Os 3 principais erros da liderança na hora do feedback pode parecer simples, mas acontece de forma constante. Mesmo sendo extremamente necessário e, por vezes, ser uma tarefa rotineira, dar feedback não é nada simples quando você não tem um método correto.

O feedback é uma das tarefas do líder a qual deve ser bem-feita para que a equipe funcione redondinha e, consequentemente, o seu negócio. É bom lembrar que o feedback é uma conversa sincera sobre os erros ou acertos dos colaboradores que tem como objetivo ajudá-los de verdade.

Por isso, o processo de dar feedback exige muita atenção, técnicas e ferramentas adequadas para ser eficaz. Se for dado de forma incorreta pode trazer efeitos prejudiciais aos colaboradores e grandes danos para a empresa.

E isso, nenhum líder deseja, não é mesmo?

Faça a leitura desse artigo e descubra como agir nesse momento tão importante da sua liderança. Principalmente ao evitar os 3 principais erros que os líderes mais cometem.

O que é o momento do Feedback

Primeiramente, pode-se dizer que é um momento muito delicado. Imagine uma conversa em que o líder precisa apontar as falhas do colaborador nos processos e comportamentos dentro da empresa E, também, algumas vezes dar um reconhecimento sem que o funcionário infle seu ego.

Olhar para o funcionário e precisar expressar o descontentamento da empresa de forma a conseguir o engajamento dele e de não o constranger. É realmente um malabarismo!

O momento do feedback nunca deve ser feito despojadamente, sem o devido preparo e respeito ao momento. Afinal, antes de se ter um funcionário à sua frente, líder, você tem uma pessoa. As pessoas são um grande tesouro dentro da empresa, são essenciais para uma organização acontecer. Além de terem sentimentos, vida pessoal, amores e rancores.

Então não é primordial que o líder saiba que técnicas usar para dar feedbacks e, mais importante, o que não fazer na hora do feedback?

Exatamente, é fundamental saber dar feedbacks. E não pode haver enganos, pois até os feedbacks feitos para elogiar necessitam de metodologia.

Quero sugerir que você aprofunde neste tema, fazendo a leitura deste artigo: COMO APLICAR UM FEEDBACK NA PRÁTICA

Por que dar feedbacks periodicamente e pontualmente

Aqui, pode-se citar uma frase excepcional de Aristóteles, a qual concordo completamente: “Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”

Assim, como já mencionado, dar feedbacks deve ser uma tarefa costumeira do líder. Tem que estar elencada no check list e feita com verdade. No entanto, não a banalize, pois, essa ferramenta deve ser usada nas horas certas, já que o poder que contém é muito forte e pode agir para os melhores resultados ou piores dentro da empresa.

O feedback é para ajudar as pessoas a melhorarem sempre, aparar as arestas e criar o melhor lugar para se trabalhar. Assim, os bons resultados, tanto de clima organizacional como de números, serão uma consequência.

E quando se diz “aparar as arestas”, está-se dizendo que mesmo estando na lista de afazeres do líder, é preciso agir rapidamente para aquele feedback de aprimoramento não perder o time.

Têm coisas que acontecem e necessitam de intervenção imediata, do contrário não farão mais sentido. Só que nesses momentos, gerencie a suas emoções, líder, porque dar um feedback no calor da emoção pode tornar as coisas mais difíceis. Concorda com isso?

Prepare-se para o Feedback

Para aplicar essa metodologia, o líder não pode chegar de mãos vazias ou fazê-lo sem estar presente de verdade. O funcionário tem que perceber de imediato que o momento é de aprendizado e que ele vai ser ajudado pelo líder.

Isso pode ser difícil de sentir por parte do funcionário e difícil de repassar por parte do líder, pode sim. Mas ao se preparar para dar o feedback, você vai ter mais confiança no seu papel de líder e essa credibilidade vai ser sentida pelo colaborador. É para dar certo!

Assim, antes da hora especial, repare-se previamente, se necessário escreva um roteiro. Lembre-se de separar um tempo hábil para acontecer o feedback, prevendo as respostas e comentários do colaborador. Não vá fazer esse feedback em uma sexta-feira faltando 10 minutos para o término do expediente. O ideal é programar no mínimo 30 minutos.

O lugar de fazer o feedback deve ser reservado e longe das interrupções, isso otimiza o tempo e protege o colaborador, afinal ninguém gosta de se constranger. Mantenha a linguagem não-verbal bastante positiva e atenciosa, como dirigir-se diretamente à pessoa em foco e manter o contato visual (olhos nos olhos), evitando ler os apontamentos que fez antes.

Seja direto em suas palavras e mostre que tem uma fala assertiva e uma escuta ativa. Esteja ali de verdade, não seja ausente nesse momento. Faça com que seu funcionário saiba que ele é peça importante na engrenagem da empresa.

Acredito que você pode apreciar esse conteúdo complementar em vídeo. Dicas rápidas e consistentes, você também pode encontrar no meu canal do youtube.

Os 3 principais erros da liderança na hora de dar o feedback que devem ser evitados

Para garantir que a maneira certa e eficaz de fazer feedbacks torne-se um padrão na sua empresa, grave esses 3 erros comuns cometidos pela grande maioria dos líderes e evite-os. Evitar essas falhas vai ajudar a desenvolver profissionais de alta performance, aumentar a credibilidade do líder e fortalecer o relacionamento entre líder e equipe.

1- Esquecer de “quebrar o gelo”, ou seja, o Rapport

Quando você chama alguém para um “feedback”, mesmo que seja em um contexto positivo, ali existe uma tensão. Portanto, quebrar o gelo logo no início é fundamental para que ambas as partes se sintam mais confortáveis ao iniciar uma conversa séria.

2- Fazer julgamento de valor

Não faça julgamento ou pelo menos não use a retórica própria de julgamentos.  Palavras como “bom”, “melhor”, “mau” e “pior”, por exemplo, colocam-no no papel de um pai autoritário. Isso leva a pessoa que recebe seus comentários a responder como criança. Quando isso acontece, e acontece frequentemente, a oportunidade de ter um feedback construtivo é perdida.

3- Perder o timing da situação

Forneça o feedback no tempo ótimo. Se deixar um prazo muito longo para o retorno, a pessoa provavelmente não se lembrará do ocorrido.  O feedback tem que ser oportuno, geralmente é mais efetivo se for oferecido imediatamente depois de ocorrer a conduta. Melhor ainda, se aproveitada uma pergunta ou comentário formulado pelo próprio receptor. Saber quando oferecer feedback é tão importante quanto saber como fazê-lo.

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