Como desenvolver sua liderança HOME OFFICE

Como desenvolver sua liderança HOME OFFICE

Você gostaria de compreender como desenvolver sua liderança home office?
Você certamente já ouviu a expressão “novo normal”. Para os tempos atuais ela é até corriqueira. Pode-se ver que alguns profissionais já conseguiram retornar ao seu ambiente físico de trabalho, mesmo sem o fim da pandemia que assola o mundo desde 2019, isso guardando muitos protocolos de cuidados. No entanto, outros tantos devem seguir fazendo o trabalho no Home Office, esse é o caso de muitos líderes.

Por isso, o trabalho no Home Office é considerado o novo normal para muita gente. Essa certeza me fez pensar nesse artigo para trazer possibilidades de gestão ao líder que vai delegar do seu lar. Assim, o artigo pretende mostrar como o líder vai obter o melhor proveito, produtividade e resultado através de uma gestão home office.

Fique comigo nessa leitura!

Tenha certeza que ao final você vai compreender porque a liderança Home Office é um caminho sem volta, vai se atentar aos pontos principais para uma liderança home office excepcional. Também vai aprender a alavancar resultados através dessa liderança home office e, receber dicas de ferramentas essenciais para uma gestão home office.

Está imperdível, não é mesmo?

Liderança Home Office um caminho sem volta

Em princípio o trabalho home office era apenas uma tendência, ou seja, uma inclinação natural, isso no mundo inteiro. O sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman, em seu conceito de  “modernidade líquida” menciona que vários modelos, nossos conhecidos, haviam mudado. Diante disso, o trabalho também se apresenta como multiforme. E, nesse contexto, o teletrabalho busca se adaptar e explorar as facetas desta nova forma de trabalhar.

Antes uma tendência e agora uma realidade, pois isso aconteceu pelo momento em que as pessoas foram obrigadas a viver, ou seja, pelo contexto mundial do último ano, o trabalho em Home office teve que ser encarado obrigatoriamente. Não tinha outro caminho!

Isso deu a dimensão exata do quanto esse modelo de trabalho pode ser viável e, por isso, duradouro. Existem inúmeras justificativas para ficar nessa modalidade, as principais dizem respeito à redução de custos, ao aumento de produtividade e à gestão do tempo, pois se ganha qualidade do tempo usado, uma vez que ele não é perdido no deslocamento. Você percebe que, dessa forma, pode-se assegurar melhores resultados para a empresa e maior satisfação aos colaboradores.

Mas lembre-se, para implementar e manter o trabalho remoto é necessário que as empresas se preparem com tecnologia e consigam fazer uma boa gestão das atividades.

Ainda assim, com todo o suporte que a empresa deve dar, um líder em Home Office é o foco de disseminação de motivação, trabalho, cobrança por resultados, parceria com a equipe. Como sempre, é um líder em construção. Nesse caso, ainda mais atento, mais assertivo e mais conhecedor do seu potencial e, por consequência, conhecedor do potencial de seus liderados.

Você também pode complementar essa leitura, através deste artigo incrível: Curso para Liderança no formato on-line funciona?

Pontos de atenção na liderança home office

O treinamento dos líderes para um melhor desempenho em Home Office é imperioso para que todo o processo dê certo. Exatamente por isso, alguns pontos de atenção precisam ser atendidos pelo líder. Você concorda com essa necessidade?

Se você é um líder cuidadoso e ávido por ver as coisas dando certo, tenho certeza que sim!

Dessa forma, olhar para o momento como um momento de crise que vai trazer mudanças permanentes ajuda. Isso porque existem comportamentos para esses momentos que são comportamentos definitivos para os líderes, assim é melhor se acostumar e praticar. Desse modo, tente transferir esses comportamentos e características para a liderança home office:

  • Não deixe que preferências pessoais predominem: em momentos de mudança isso importa, mas o líder deve pensar no melhor para o grupo;
  • Mantenha o seu propósito como líder bem claro: essa é a razão daquilo que você faz, pois conhecer o seu propósito faz com que veja o valor que agrega na sociedade;
  • Seja transparente com a equipe: isso sempre mantenha o hábito de dar feedbacks na sua agenda;
  • Esteja aberto: esse comportamento faz com que você não crie resistência ao que precisa ser adaptado para a inovação;
  • Seja ágil e resiliente: Na posição de liderança se pensa rápido e também se age rápido, mas com clareza e sem impulsividade. Ser resiliente nessa hora é fundamental, pois nem sempre as coisas saem como desejamos, mesmo planejando bem. Lide com isso!

·         Atenda as necessidades dos colaboradores e entenda suas dificuldades: para esses dois lados da moeda o líder precisa ser super preparado. O seu home office não pode mantê-lo longe da sua equipe.

Que tal complementar esse conhecimento com um vídeo incrível que está no meu canal do Youtube?

Aproveite para se inscrever e ser notificado sempre com todas as novidades e novos conteúdos.

Alavancando resultados através de uma liderança home office

Vou te dizer que, primeiramente, você deve entender a nova situação e não permitir que o home Office crie distância entre você e seus liderados. Ainda mais porque os resultados ainda são buscados pela empresa e isso tem a ver com o líder que você é e a condução que faz da sua equipe, principalmente. Por isso, manter a automotivação para poder deixar os funcionários engajados e dispostos a vestir a camisa da empresa.

Tarefa de líder!

Aqui te digo que existe uma resposta positiva para a possibilidade de alavancar os resultados quando se tem uma liderança home office. Mas isso depende muito das boas práticas que você fizer uso nessa modalidade.

1- Mantenha a comunicação clara: mesmo a distância a comunicação deve unir você e a equipe. Compartilhar as informações mantém os liderados confiantes na sua liderança e, além disso, diminui a ansiedade e o medo do novo cenário.

2- Enxergue os seus funcionários: fique atento aos funcionários que apresentam desinteresse ou desmotivação por causa da sua ausência física. Para esses dê uma atenção especial , ouça-o, entenda-o e faça o possível para engajá-lo nos projetos.

3- Desenvolva seu time, mesmo que em home office: Uma das funções mais importantes na liderança é desenvolver pessoas, por isso exercite essa função através dos feedbacks constantes.

4- Delegue: ao delegar o líder oferece possibilidade do colaborador exercer sua autonomia e até desenvolvê-la. Faça-os compreender que o papel deles na empresa é importante nas decisões.

5- Olhe para si e não se sobrecarregue: Em casa a pessoa pode perder a noção do limite entre o que é trabalho e o que é pessoal e por isso, trabalhar mais. Por isso, reveja as atividades e as mapeie de um jeito que fique equilibrado para você. A equipe ajuda muito nessa hora, pois ela tem capacidade de gerir muitas coisas sozinha.

Ao seguir essas orientações a sua liderança home office entra em consonância com os bons resultados. Isso é trabalho saudável e vida pessoal também.

Ferramentas essenciais para uma gestão home office

Na gestão do líder em home office algumas ferramentas são fundamentais para gerir todo o trabalho. Elas trazem mais produtividade e organização para a liderança home office. Confira algumas e escolha a que melhor convier:

1-  Meet

Aqui se tem uma ferramenta maravilhosa de comunicação. O Meet é uma aplicação da Google que funciona como uma plataforma de mensagens organizada em torno de grupos. Quando for fazer uma reunião remota com seus colaboradores e alinhar as ideias, essa ferramenta será muito útil.

2- CamScanner

É verdade que não dá para ter todos os aparelhos que a estrutura da empresa permite e usa de forma compartilhada, por isso usar esse aplicativo vai substituir o scanner , pois ele faz isso e ainda permite salvar em PDF.

3- Flux IP

Sabe aquele PABX que integra todos os telefones da empresa? O Flux IP traz a solução de telefonia IP integrada, que permite interligar matriz e filiais ou matriz e home office. Isso é muito útil!

4- Trello

É um organizador de tarefas, no qual você pode inserir comentários, o que proporciona um ganho na fluidez da comunicação, já que as informações ficam centralizadas, mas toda a equipe pode vê-las.

5- Dropbox e Google Drive

É de armazenamento de dados que seu home office precisa? As duas ferramentas, Dropbox e Google Drive, têm. Por meio de um login e senha, você pode guardar o que deseja e tem a possibilidade de compartilhar os documentos com outras pessoas. E, mais, sem precisar salvar porque tudo que for feito será salvo automaticamente.

Agora você se sente mais confortável em fazer uma liderança home office? Meu desejo é que sim.

Porque o certo é que ninguém sabe ao certo quando os trabalhos voltarão a como eram, e se voltarão por completo.  Por isso, é importante que você use o seu lado resiliente e se mantenha na melhor liderança que você possa fazer. Pode contar comigo para te ajudar!

Compartilhe esse post e ajude seus amigos líderes!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *