Businesswoman motivating her team members in a meeting

O poder da liderança nas empresas

Você já sabe que é com dados e fatos que se provam as hipóteses A minha hipótese, nesse caso, é que as empresas que investem em treinamento para os seus líderes tem mais ganhos do que aquelas que não fazem o mesmo. Pode ter certeza, isso é uma das fórmulas do sucesso de muitas empresas! Até o final deste artigo, você vai compreender o poder da liderança nas empresas e como você pode se beneficiar com essa leitura.

Já de antemão é sabido que a minha hipótese se confirma, mas quero te mostrar os “porquês” e os “comos”, pois acredito que assim visualizando você terá subsídios e olhos mais atentos para fazer as suas melhores escolhas. Como costumo dizer: conhecimento nunca é demais!

E quando se sabe aplicar fica perfeito, pois é assim que o sucesso vem.

Por isso, nesse artigo vou te mostrar com dados estatísticos e provas o poder que possui uma liderança bem treinada dentro da empresa. Aqui você encontrará esclarecimentos sobre porque os profissionais de liderança não colocam todo o seu potencial no trabalho e como mudar isso. Que poder é exercido pela liderança bem preparada e o que a sua empresa ganha por investir na capacitação dos líderes. Além de conhecer estatísticas reais para utilizar no dia a dia da organização.

Ao final da leitura, tenho certeza que sua compreensão da força da liderança nas empresas estará mais forte dada a relevância do assunto.

Os profissionais não estão colocando todo seu potencial no trabalho

É fato que os funcionários e, aqui se incluem os líderes, não empregam todo o seu potencial dentro da empresa.  Essa informação foi revelada pela Gallup, uma reconhecida empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, em uma pesquisa feita com mais de 11.000 equipes.

O Gallup relatou em dois estudos de grande escala em 2012 que um número incrivelmente baixo de 13% de funcionários em todo o mundo estão engajados. Isso significa que pelo menos 70% NÃO estavam engajados nos projetos das empresas estudadas. Pior ainda, nos últimos 12 anos, esses números baixos mal mudaram, o que significa que a grande maioria dos funcionários em todo o mundo não está se desenvolvendo e contribuindo no trabalho. O que mais assusta é que muitos desses profissionais são os líderes da empresa.

E por que essa dificuldade em entregar resultados e usar o potencial?

Existem alguns motivos comuns para que esses dados apareçam. Um funcionário é alçado à função de liderança, mas não recebe a preparação necessária. Pode conhecer a empresa e o segmento, mas desconhece a gestão. Outra situação é quando o profissional vai liderar a equipe da qual fazia parte, sem a devida capacitação o profissional pode não saber liderá-la. Não saber gerenciar os conflitos, dar feedbacks e manter a assertividade nas crises são outros motivos do uso baixo do potencial.

Nesse ponto é perceptível o quanto o investimento em treinamento e na capacitação dos líderes é  importante para o poder da liderança nas empresas.

Você pode gostar de complementar sua leitura, com um artigo incrível: 5 dicas para desenvolver sua segurança como líder

O poder de uma liderança bem capacitada

O líder é responsável na empresa por gerir e guiar uma equipe ou a empresa inteira. Parte importante do seu trabalho é fazer com que a engrenagem que envolve o material humano funcione perfeitamente. Isso inclui direcionar as pessoas a fazer o que precisa ser feito com foco nos resultados, mas mais que isso, é plantar no coração dos colaboradores a vontade de fazer por querer e não por obediência. Esse é o líder inspirador, ele conquista a simpatia do funcionário que o segue com admiração.

E a sensação de sentir esse engajamento é MARAVILHOSA.

Para desenvolver esse poder magnético, o líder precisa ter um grande carisma e ser extremamente treinado. O carisma também pode ser construído com o autoconhecimento e o treinamento tem que ser buscado para aprender as técnicas, o uso de ferramentas e dinâmicas que a posição exige.

É imprescindível focar aqui no poder que a liderança bem capacitada possui e que isso se traduz nos seguintes resultados:

·         Pessoas inspiradas: O líder estimula a sua equipe a evoluir, pois com o treinamento que faz para seu autoconhecimento é capaz de se manter sempre em alta rotação no quesito motivação. Os conteúdos que estuda e as ferramentas que aprende a usar são fundamentais para ajudar a inspirar os funcionários. O líder treinado faz isso com categoria e segurança.

·         Conflitos facilmente resolvidos: Os conflitos internos acontecem em menor número, pois a equipe liderada por uma pessoa bem treinada e capacitada é mais unida. Mesmo  na presença de algum conflito, o líder é ágil na resolução e ainda ensina seus profissionais a buscarem soluções também. Isso porque nos treinamentos se faz muitas práticas para a resolução de conflitos da equipe com diversas situações possíveis. Essa dinâmica prepara o líder para o quer e vier no ambiente de trabalho.

·         Difusão das boas práticas: Quando a empresa aposta no treinamento do líder ela está investindo em uma  capacitação vertical. Quer dizer que o líder, por possuir uma posição estratégica na hierarquia, consegue mobilizar a equipe a aplicar as ferramentas e escolher as boas práticas para aperfeiçoar o serviço.

·         Redução do turnover: Os colaboradores quando estão satisfeitos notadamente não arranjam formas de sair da empresa. Ela os agrada e é bom trabalhar naquele local! Um líder preparado é capaz de fazer uma liderança empática, democrática, ouvinte, com uma comunicação assertiva e com a valorização das pessoas. Dessa forma, torna-se mais fácil manter a motivação e a satisfação dos funcionários.

·         Pensamento fora da caixa: na ocasião dos treinamentos o líder tem a chance de conhecer o mercado e fazer networking e. Assim, trocar experiências com outros líderes e voltar com uma bagagem maior para a empresa na qual trabalha. Pode inclusive aplicar o que deu certo em outra empresa no local de trabalho. Isso movimenta a equipe, é um ganho com certeza.

·         Direção para os negócios: Os treinamentos dão acesso ao líder sobre variáveis como cenário econômico e tendências corporativas. Assim, com mais conhecimento e maior capacidade técnica, o líder fica preparado e confiante para traçar estratégias com uma visão mais ampla sobre os resultados.

O que você e a sua empresa ganham através da sua liderança

Nenhuma empresa gosta de perder dinheiro ou ter um clima organizacional ruim. E ter gestores ruins no quadro de funcionários, certamente, custa às empresas muitos Reais a cada ano. Ter muitos deles, então, pode derrubar uma empresa.

Assim, ter uma liderança bem preparada na empresa deve ser imperioso, essencial para a saúde dela. Uma vez que há muitos benefícios ao se fazer esse investimento. O principal deles é ter um time mais inspirado e motivado a seguir o plano de carreira corporativo e entregar resultados com satisfação.

Com uma liderança capacitada a produtividade do setor tende a aumentar, os recursos são usados conscientemente, a inovação interna é estimulada e os impactos negativos das ameaças externas, como as crises não são tão fortes.

Nesse momento, a liderança ganha em crescimento pessoal e profissional e a empresa também. O líder pode exercer todo o potencial que encontrou em si por meio dos treinamentos e a empresa usufruir dos benefícios de um trabalho espetacular. Um líder instrumentalizado jamais será um líder inseguro ou desmotivado, pois tem o conhecimento necessário para agir certeiramente. Esses são pontos e ganhos que justificam o poder da liderança nas empresas, poder no sentido de fortaleza, segurança e domínio naquilo que se faz.

Como alcançar a melhor liderança na empresa

Para alcançar o poder da liderança nas empresas, com uma liderança de grande sucesso que arrasta a equipe com o poder do seu conhecimento e carisma, é preciso ter foco no treinamento. Isso porque a liderança pode e deve ser aprendida para que possa pôr em prática imediatamente os conceitos, ferramentas e aprendizados.

Peter Drucker, professor e consultor em gestão de empresas, considerado o pai da administração moderna, já dizia em seu livro O Líder do Futuro que “o líder precisa desenvolver competências específicas para atuar nos ambientes atuais, de sucessivas mudanças e instabilidade.”.  Não é uma opção ficar de fora!

Diante de todas essas informações, da certeza de que as empresas que investem em treinamento para os seus líderes tem mais ganhos e no know how que obtive em mais de 20 anos de trabalho com líderes, que posso afirmar, com absoluta certeza, de que é preciso investir na capacitação das lideranças.

Por isso, criei um curso chamado Liderança na Prática!

O curso é online e possui uma trilha de desenvolvimento de líderes elaborada a partir da minha vivência como coach e psicóloga nesses mais de 20 anos atuando com lideranças. Por meio deste curso, o líder tem um acompanhamento especializado a fim de desenvolver as atitudes, habilidades e conhecimentos para uma gestão segura, preparada e transformadora.

O curso Liderança na Prática é incrível em sua metodologia estruturada. Ele consegue levar o líder do seu estado atual para um estado totalmente diferente e gratificante.  Do curso, o líder sai mais fortalecido, mais preparado para fazer o sucesso acontecer na prática, ou seja, no dia a dia.

Espero que este artigo tenha te mostrado a força e o poder da liderança nas empresas, através de uma liderança bem treinada e despertado em você o desejo de se instrumentalizar e ser a melhor liderança que consegue ser.

E para que você conheça ainda mais sobre minha jornada, minha história e o meu trabalho, deixo aqui a indicação de uma série completa. Aproveite para se inscrever no meu canal do Youtube, semanalmente eu compartilho novos conteúdos e dicas para o seu processo de desenvolvimento.

Tags: No tags

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *