comunicação-e-liderança

Por que comunicação e liderança devem andar juntas?

O líder vivencia todo tipo de sentimento junto aos seus liderados e por isso precisa buscar sempre aprender para ter entendimento do que acontece. Ele gerencia pessoas, ou seja, o líder influencia comportamentos para trazer bons resultados para a empresa. Com isso, tem-se uma forte ligação entre comunicação e liderança, pois ambas influenciam no resultado do time.

Várias são as habilidades que devem compor a liderança, mas sem dúvida a habilidade da comunicação é fundamental para que tudo corra bem.

Por isso, neste artigo desejo esclarecer por que a comunicação e a liderança devem andar juntas

Sendo assim, vamos ver:

  • Comunicação e liderança: uma dupla perfeita.
  • A importância da comunicação organizacional.
  • Como ser um líder que se comunica assertivamente.
  • 3 dicas para acertar a comunicação na liderança.

Siga com a leitura até o final e confira a relação íntima que a liderança e a comunicação possuem. 

Também aproveite para usar esse conhecimento em seu favor.

Comunicação e liderança: uma dupla perfeita

Você já se perguntou por que o líder tem que ser fera em se comunicar?

Parece um assunto corriqueiro, visto que a comunicação é inerente ao ser humano, mas não é! Saber se comunicar, para o líder, não é corriqueiro porque ele tem intencionalidade na sua fala. Por esse motivo, sua comunicação tem que ser pensada, direcionada e clara.

Eu digo que não se consegue os resultados desejados em uma empresa se a comunicação organizacional for tratada como algo banal. Não se pode negligenciar o poder da comunicação. Nunca!

Dessa forma, a comunicação dentro da empresa deve ser melhorada por meio de conhecimentos, métodos e engajamento de equipe.

E a boa notícia é que isso se aprende, se pratica!

Uma comunicação limpa na liderança deve minimizar a existência da rádio peão, excluir os ruídos e fazer com que os conflitos não se tornem confrontos.

O líder tem que cultivar o autoconhecimento e a inteligência emocional para a equação comunicação e liderança fazer sucesso. E também, como líder inspirador que busca ser, estender ao seu time a possibilidade de aperfeiçoamento comunicativo.

Comunicar-se claramente na empresa corrobora para a liderança ser seguida e admirada.

Isso não é incrível?

Você também pode gostar de ler: O que é comunicação interpessoal? Como ela afeta nossa liderança?

A importância da comunicação organizacional

Na comunicação organizacional, líderes e liderados devem compreender suas responsabilidades, direitos e deveres dentro do processo de comunicação.

Para isso, num primeiro momento, tem-se que saber como se dá a comunicação dentro da organização da empresa. No processo comunicativo tem-se 4 elementos que o compõem, que são o emissor, o receptor, a mensagem e o canal.

Trazendo um exemplo prático neste artigo, o emissor é o líder, ele quem vai comunicar alguma orientação. O receptor é o colaborador, pois irá receber a orientação provinda da liderança. 

Sobre a mensagem, que é a orientação em si, nesse exemplo pode ser o direcionamento sobre prazo de entrega e resultado esperado. E o canal é o meio escolhido para passar a mensagem. Aqui se vê a grande importância desse elemento porque se escolhermos um canal que não alcance o funcionário, a comunicação será falha.

Você percebe que mesmo sendo um processo humano usado ininterruptamente no dia a dia, ele tem suas particularidades? Por esse motivo precisa de tanta atenção.

Os elementos da comunicação precisam ser consistentes. Se não for assim e algum apresentar falha, esta falha será espelhada na atividade em si.

Como mencionado anteriormente, para que o líder tenha essa clareza, precisa estar presente e assertivo com sua equipe.

Leia também: Quais são as diferenças entre comunicação assíncrona e síncrona.

Como ser um líder que se comunica assertivamente

Eu menciono a comunicação assertiva porque ela só traz benefícios para a relação. O líder que consegue expor sua opinião sem agredir ninguém de forma clara, direta e limpa, é um líder respeitado.

Isso é excelente para a empresa! Trabalhar ao lado de quem se admira é muito prazeroso e reflete nas atividades cotidianas.

E como ser um líder que se comunica assertivamente?

Entender o processo comunicativo e a importância da comunicação organizacional vem em primeiro plano. Ter o autoconhecimento atualizado e exercitar diariamente a inteligência emocional não podem ficar de fora deste plano. Só aqui o líder já será diferenciado.

O líder precisa estudar, também, sobre comunicação não violenta, assim vai conseguir falar TUDO que precisa da melhor maneira possível.

Aqui, é possível perceber que se comunicar assertivamente é possuir controle sobre a situação com o uso das ferramentas certas. 

Desta forma, o líder deve sempre se aperfeiçoar no trato com os colaboradores se almeja o sucesso.

3 dicas para acertar a comunicação na liderança

1- Defina os canais de comunicação

Para cada grupo existe um canal comunicativo que atinge resultados. Defina o que usar com seu pessoal e não haverá espaço para perdas de informação.

2- Seja assertivo na mensagem

Utilize de uma linguagem clara, direta e sem rodeios na mensagem a ser dada. Respeitosamente, fale a orientação ou pedido ao seu time, bem como da urgência ou prazo que deve ser cumprido. Sem rodeios e sem cobranças agressivas.

3- Aprenda a ouvir

Passar a mensagem é importante, mas escutar seu funcionário também. Essa atitude traz a possibilidade de entender o que seus liderados pensam e isso ajuda na integração.

Gostou do artigo? Comente aqui se você está pronto para celebrar este casamento entre a liderança e a comunicação.

Para complementar a sua leitura assista o vídeo abaixo no meu Canal do Youtube: Vanusa Cardoso Coaching.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *