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O que é comunicação não violenta?

Os seres humanos se comunicam de várias formas, oralmente, por escrito, através da linguagem corporal, por meio de música, literatura, olhares, dentre muitas outras formas. Por este motivo a comunicação não violenta é um assunto que ganha espaço a cada dia que passa.

A comunicação serve para fazer trocas de informação, demonstrar nossos desejos, mostrar quem somos, apreciar outros seres, dar opiniões e mais uma infinidade de possibilidades. 

Mas, a meu ver, serve principalmente para promover o entendimento entre os seres humanos.

Nesse intento de promover o entendimento, vejo a comunicação como uma das melhores ferramentas que se deve usar, adequadamente, nas empresas. 

Aqui quero dar ênfase à comunicação não violenta. Desta forma, a comunicação se dá de um modo assertivo desenvolvendo habilidades como empatia e compaixão para falar e ouvir.

Por esse viés, pode ser dito que muitos dos conflitos que existem no ambiente de trabalho acontecem pelo modo como as coisas são ditas. Muitas vezes o conteúdo do que se deve dizer não é dos mais agradáveis, mas dizê-lo displicentemente, certamente piora a situação.

Eu fiz este artigo para esclarecer pontos importantes sobre a comunicação não violenta, pois conhecê-la e usá-la no dia a dia traz inúmeros benefícios. Como líder, mas, sobretudo, como ser humano.

Vamos lá? 

Leia o artigo até o fim e constate as maravilhas que a comunicação não violenta pode fazer.

Comunicação não violenta: o que você precisa saber

Cada indivíduo tem, todos os dias, a vivência de encontrar pessoas diferentes de si. 

São pessoas com cultura, idade, crenças e principalmente opiniões diferentes. Nesse ponto é que a comunicação não violenta precisa se fazer presente, pois, para muitos, é difícil lidar com o que lhe é diferente. 

Dependendo do teor da conversa, os mais variados sentimentos podem ser despertados em uma simples exposição de opiniões dos outros. 

Raiva, punição, vergonha e culpa são alguns dos sentimentos que fazem parte das reações quando se mexe em emoções dolorosas. Em uma conversa isso pode vir à tona!

Se for reagir ao que sente cada vez que o outro mexe no seu baú de emoções, a comunicação tende a ser defensiva, discriminatória, confusa e até mesmo violenta.

Não é isso que se quer vivenciar verdadeiramente! Pelo menos não é isso que devemos alimentar na comunicação diária.

Sendo assim, o conceito de Comunicação Não-Violenta (CNV) foi desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg. 

Nele o estudioso define a Comunicação Não-Violenta como uma abordagem da comunicação, que compreende as habilidades de falar e ouvir, mantendo uma conexão com suas verdades, mas também com os outros, permitindo assim que a compaixão e a empatia se desenvolvam.

Desta forma, pode-se perceber que para construir relações mais saudáveis, enriquecedoras e pacíficas, é preciso praticar a comunicação não violenta. 

Anterior à prática é preciso aprender sobre como você se comunica e o que é a comunicação não violenta no dia a dia.

Leia mais: Discursos malditos e não ditos no poder da comunicação organizacional

Qual é sua forma de se comunicar?

De um modo geral, as pessoas nem pensam como elaboram a atividade cotidiana de se comunicar, pois isso é automático.

No campo corporativo isso não é diferente. desde o momento em que se acorda e responde algo no celular até o “boa noite e até amanhã” para o colega de trabalho.

Mesmo sendo corriqueira, a atividade comunicativa deve ser compreendida e pensada, principalmente para o emissor – aquele que emite uma mensagem – porque dessa iniciativa pode se obter o retorno positivo ou não dos colegas.

Pensa comigo: muitas vezes a pessoa não ouve ou vê a forma que se comunica e por isso não compreende algumas reações dos demais, não é verdade?

A forma como cada um se comunica é explicada pelos perfis comportamentais na comunicação: comportamento passivo, passivo-agressivo, agressivo e assertivo.

No comportamento passivo a pessoa concorda com tudo que é dito, mesmo sem estar de acordo. Ela guarda muita emoção pra si e num determinado momento pode explodir. O comportamento passivo-agressivo traz em seu cerne o discurso não dito, ou seja, a pessoa tem algo a dizer, mas não diz. Infelizmente acaba falando pelas costas das suas ideias e inquietações, o que nem sempre é compreendido. 

Já no comportamento agressivo tudo é dito e de qualquer maneira, doa a quem doer. Isso gera muitos conflitos e uma tensão desnecessária no ambiente de trabalho. E, por fim, tem-se o tipo de comportamento que deve ser almejado, o comunicador assertivo. Esse se expressa de forma adequada, diretamente, sem fazer rodeios ou julgamentos e com respeito para com os demais.

Para melhorar a sua comunicação é preciso primeiramente compreender em que perfil você se encaixa.

Faça o teste de audição de si mesmo. Grave sua voz e observe se ela se enquadra dentro dos perfis. Analise o seu comportamento ao comunicar e observe a reação dos outros. 

Só que mesmo sabendo em qual lugar você se encaixa, deve aprender comunicação não violenta.

Eu te explico por quê!

Por que você precisa aprender sobre Comunicação não Violenta

Inconscientemente utilizam-se formas de comunicação violenta. Sim, isso é um fato! 

Mas é sem querer. De acordo com os perfis vistos, a pessoa nem se dá conta.

Por exemplo, quando se faz comparação de um colaborador com outro. Isso pode torná-lo um colaborador desmotivado e triste, principalmente se não conseguir se igualar ao colega que foi usado como modelo.

Outro exemplo, em uma conversa se faz um monólogo, no qual somente uma pessoa fala e não tem espaço para escuta, também há violência ali.

Percebe que muitas atitudes são tomadas e validadas no nosso cotidiano mesmo sem termos consciência de que fazem parte de uma comunicação ruim, violenta?

Para se fazer uma comunicação limpa, livre de julgamentos, discriminação, reação com raiva e uma fala sem escuta é que se precisa aprender sobre comunicação não violenta.

Você também pode gostar de ler: Por que comunicação e liderança devem andar juntas?

Praticando a Comunicação não Violenta

Dito isto, veja como praticá-la:

  • Se for agredido com palavras, acalme-se para responder.
  • Não seja seu próprio algoz. Quando errar tente aprender com isso e perdoe-se.
  • Procure estar sempre desarmado, evite a postura de implacável. Abra-se!
  • Expresse as emoções, mesmo que pareçam negativas, mas de um jeito leve e claro.
  • Saiba agradecer aos seus funcionários com elogios.
  •  Assuma as suas responsabilidades, nunca culpe os outros por seus erros.
  • Não dê lição de moral, evite os julgamentos.
  • Entenda que o modo como se expressa impacta diretamente no outro.
  • Saiba pedir aos outros.

Você se sente pronto para praticar a comunicação não violenta?

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Escreva aqui nos comentários qual das atitudes comunicativas não violentas você vai implementar hoje.

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