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O guia para contratação alinhada aos valores da empresa

A contratação de novos colaboradores é um processo que merece total atenção pelo líder, pois colabora diretamente para o sucesso da empresa. Ao buscar profissionais para integrar a equipe, é essencial considerar não apenas suas habilidades técnicas, mas também seus valores pessoais, são as soft skills e as hard skills. Habilidades que devem ser conhecidas pelo recrutador, impreterivelmente.

Isso porque em um mercado de trabalho em constante evolução e super dinâmico, as organizações buscam não apenas profissionais qualificados, mas também colaboradores que estejam alinhados com seus valores fundamentais.

Este artigo quer demonstrar a importância de alinhar os valores dos colaboradores com os valores da empresa. Para isso, traz o impacto positivo da contratação baseada nos valores da empresa, bem como os problemas decorrentes da falta desse alinhamento. Além de trazer dicas incríveis para serem aplicadas nesse momento.

Boa leitura!

O que são Valores Empresariais?

Os valores empresariais são a base da cultura organizacional. Eles representam a identidade da empresa e orientam o comportamento de seus membros. Isso dentro e fora da empresa, pois os valores empresariais são a fotografia da empresa, refletem o que os colaboradores pensam dela e o público também.

Daí a importância de uma contratação baseada nos valores da empresa, pois, dessa forma, há uma contribuição para o crescimento da empresa substancial. Afinal, trabalhar com o que se gosta e respeita dá um gás maior para os envolvidos.

Vale lembrar que os valores de uma empresa são os princípios fundamentais que norteiam as decisões, ações e relações dentro da organização. São sempre ligados às virtudes e podem incluir qualidades como integridade, inovação, colaboração, responsabilidade social, entre outros.

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Construa uma equipe sólida, contrate com base nos valores da empresa.

Se para a sua empresa é importante criar conexão ou um vínculo bastante forte entre colaboradores e empresa, reitero que isso é o mais indicado, é necessário que se alinhe os valores pessoais aos organizacionais.  Isso já tem que estar no ponto de partida que é a entrevista de seleção.

Ao contratar colaboradores que não se adequam ao que a sua empresa acredita, não haverá conexão, possivelmente o líder não vai conseguir gerir essa pessoa e ela na primeira oportunidade se desligará da empresa, pois não há pertencimento. Não dá para vender uma ideia na qual não se acredita. É possível? Sim, é possível com técnicas de vendas inclusive, mas isso não se sustenta a longo prazo.

Daí tem-se a rotatividade e o indicador Turnover estará bastante alto. Isso não é bom, líder!

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Pense sempre nisso, contratar profissionais cujos valores pessoais estejam alinhados aos valores da empresa, trará pessoas que tendem a se engajar mais, compartilhando do propósito da empresa e trabalhando de forma mais coesa.

Por que seu colaborador precisa estar alinhado aos valores da sua empresa?

Contratar indivíduos cujos valores estão em desacordo com os da empresa pode acarretar uma série de problemas. Começa com a não identificação do colaborador e os conflitos internos que podem ocorrer. Por exemplo, resistência a mudanças, baixa motivação e até mesmo comprometer a reputação da empresa.

Colaboradores que não vivem os valores da empresa como princípios, não conseguem se integrar completamente. Isso resulta em um ambiente de trabalho confuso, fragmentado e acaba prejudicando os objetivos empresariais.

Claro que não há empresa perfeita, se trabalha por isso a cada dia na evolução, mas os valores dessa empresa devem se conectar com os de seus membros. Facilita demais a convivência e o trabalho.

Como conduzir uma entrevista alinhada aos valores

Conduzir entrevistas que avaliem não apenas as competências técnicas, mas também os valores dos candidatos, é crucial para uma contratação alinhada à cultura da empresa. Para isso, liste, primeiramente, as soft skills e as hard skills que não podem faltar em um candidato.

Para relembrar, as hard skills são competências relacionadas aos conhecimentos técnicos do profissional, o currículo vai demonstrar em números e diplomas como é seu candidato. As soft skills designam como as habilidades e características subjetivas e muito ligadas à personalidade do indivíduo avaliado, isso o recrutador deve colher na entrevista.

Para o líder ou, a pessoa do RH que faz a entrevista de seleção, conhecer profundamente a empresa é crucial para ter sucesso na contratação, uma vez que sabe exatamente do que a empresa precisa na parte técnica e, também, para o bom convívio entre os membros.

Algumas estratégias para entrevistar com base nos valores da sua empresa incluem:

1- Fazer perguntas sobre comportamento: Formule perguntas abertas que permitam aos candidatos compartilharem exemplos práticos de como aplicaram os valores em situações passadas.

2- Tenha os olhos e ouvidos atentos para analisar experiências anteriores: Colha informações sobre a trajetória profissional dos candidatos, dessa forma pode identificar como eles se adaptaram e contribuíram para a cultura das empresas anteriores.

3- Avalie a resiliência e a flexibilidade: Situações desafiadoras podem revelar muito sobre os valores de uma pessoa. Questione os candidatos sobre como lidaram com adversidades e mudanças em suas carreiras.

Sugestão de um vídeo de conhecimento complementar. Semanalmente publico conteúdos como este no meu canal do youtube:

A contratação alinhada aos valores da empresa é um investimento no sucesso a longo prazo. Ao incorporar os valores organizacionais como critério fundamental na seleção de novos colaboradores, as empresas podem construir equipes coesas e motivadas, impulsionando a realização dos objetivos corporativos. O processo seletivo não se trata apenas de encontrar talentos, mas de encontrar os talentos certos, cujos valores estejam sintonizados com a essência da empresa e de seus líderes.

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