Como ter confiança na sua equipe

Como ter confiança na sua equipe

A confiança depende de uma construção nos pequenos detalhes, pois é um sentir que aparece quando a pessoa se sente segura em relação à outra. E isso depende de observações que vêm com o tempo! Segundo o dicionário Michaelis, confiança é a credibilidade ou conceito positivo que se tem a respeito de alguém ou de algo, é crédito, é segurança. Nas relações de trabalho a confiança é fundamental é o líder para exercer seu trabalho com leveza deve ter confiança na equipe que lidera.

Para trabalhar em um ambiente seguro, no qual todos podem colaborar e contribuir com ideias e ações práticas, terem voz e serem ouvidos ativamente, é preciso cultivar a confiança. Para que o líder possa confiar na equipe é preciso que ele seja o provedor de confiança. A relação de confiança vai nascer dele!

Por isso, elaborei este artigo, para mostrar como construir uma relação de confiança com a equipe que está sob seu comando. Trazer à tona os benefícios que se têm na liderança quando a equipe é alinhada e confiável e, ainda, passar algumas dicas de como se ter mais confiança na equipe.

Continue com essa leitura inspiradora e não deixe de compartilhar com seus colegas!

Entenda o que é confiança na equipe

O líder não ter que se preocupar constantemente com o que a equipe está fazendo, não ter que “vigiar” o comportamento dela e poder se concentrar no seu trabalho é um panorama do que é confiança na equipe. 

Confiar nas pessoas que compõem a equipe é acreditar na integridade e na força de cada uma delas. Ali naquela equipe o líder sabe que têm funcionários que assumem a responsabilidades por eventuais problemas e que não irão encobrir a situação. Na equipe confiável, os colaboradores estão envolvidos com o trabalho e anteveem dificuldades futuras avisando o líder. 

Ter confiança na equipe é ouvir os apontamentos sobre os processos e acreditar que os funcionários irão auxiliar na melhoria dos procedimentos. Ter confiança na equipe é ter certeza que ela é transparente com a liderança e que essas circunstâncias se tornam rotineiras.

Mas saiba, líder, que cultivar esse sentimento requer coragem e muita abertura da sua parte!

Os passos iniciais nessa construção devem estar já na contratação. Quando o líder constrói sua equipe, competência técnica e comportamental são a base para, futuramente, ter essa relação de confiança. Mesmo assim, o principal dos atributos se constrói no dia a dia: a relação de confiança no trabalho do liderado.

E, não surpreendentemente, as pessoas pensam que a confiança organizacional é construída por intermédio de grandes gestos durante períodos ruins na empresa, mas não.  A confiança é construída, é alimentada e guardada nas pequenas atitudes do dia a dia.

Observar o que foi dito pelo funcionário foi realmente  cumprido por ele demonstra sua integridade, por exemplo. E assim, vai-se construindo a confiança na equipe.

A confiança ajuda a revelar o potencial das pessoas

Quando as pessoas estão cercadas de outras que acreditam nos mesmos princípios e, principalmente, acreditam nelas é comum que fiquem mais confiantes em assumir riscos, em experienciar novos comportamentos. Isso porque sabem que há apoio na jornada, há alguém em quem se pode confiar e que confia nelas também. Por isso, líderes que conseguem inspirar a confiança, desenvolvem equipes melhores na inovação, na criatividade e na cooperação.

Aqui se pode ver que aquele funcionário super capaz pode colocar pra fora todo o seu potencial quando confia no líder e nos colegas de trabalho. A confiança é um propulsor inegável!

Ainda é bom lembrar, que a confiança da equipe libera e incentiva os membros do time a serem livres para que todos possam falar, ouvir e compreender o outro. Além disso, quando uma pessoa sente que aqueles ao seu redor acreditam no seu potencial, consequentemente ela se sente mais confiante e preparada para atingir os seus objetivos.

Dessa forma, criar e manter a confiança com a equipe traz muitos benefícios e pode revelar àqueles que estavam mais quietinhos e com receio de se exporem. O líder deve desenvolver e aprimorar durante sua carreira a construção e manutenção da confiança mútua com seus liderados. Deve manter cada funcionário atualizado sobre o quanto a função que ele exerce é importante para o crescimento do negócio. Assim, mantém-se a cultura da responsabilidade na equipe e garante que ela estará engajada com os resultados.

Sugestão complementar de leitura: Como fazer um bom alinhamento com o seu time

Por que confiança é um elemento fundamental para o sucesso

A liderança é fundamental para o sucesso nas empresas porque é uma via de mão dupla e sempre traz resultados positivos. A liderança está intimamente ligada à confiança nas relações.  Nenhum trabalho ou projeto será bem-sucedido se as pessoas não confiarem no seu líder, ou vice-versa.

O líder pode estar há um período considerável no poder e saber muito fazer o trabalho, mas se não consultar os colaboradores sobre os processos, estará quebrando a confiança que deve existir. Afinal, eles é que estão na linha de frente, realizando os procedimentos e identificando técnicas que podem ser aprimoradas. E, por esse motivo, devem sentir que são confiáveis, pois isso aumenta a confiança que sentem na organização.

Confiar nas pessoas que estão na organização se revela em um elemento fundamental para o sucesso da relação.  E para facilitar essa atitude contrate profissionais que tenham bons valores, pois isso já está na pessoa e a parte das técnicas e ferramentas podem ser aprendidas.

Tenha confiança na sua equipe, trabalhe para ter a equipe que te deixa sossegado, mas mantenha os olhos bem abertos. Não confie em um funcionário que faz excessos de promessas, distorce a verdade, presta um mau serviço e que demonstra não confiar no seu líder. 

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Como criar confiança entre o líder e a sua equipe

A confiança na equipe se desenvolve no dia a dia, pois ela nasce antes disso. Desde a contratação o líder já vai atentar para as características do candidato e projetar se poderá ter confiança nele dentro da equipe, afinal o que ele almeja é gozar dos benefícios de ter uma equipe alinhada e confiável. Isso parece um tanto difícil, mas te digo que é possível. O líder precisa se agarrar à ideia que também vai enriquecer as relações vividas entre o grupo e trazer bons resultados para o negócio.

O processo de criação de confiança do líder com a sua equipe é muito por observação, de fala, de escuta e, claro, de atitudes. Confiar em um colaborador é guardar um sentimento genuíno de que aquela pessoa fará o seu melhor, conscientemente. Para isso exercite essas sugestões:

• Crie questionários: nesse tipo de pesquisa o colaborador pode se auto avaliar e indicar como ele se enxerga dentro do negócio. Assim, pela resposta, o líder pode verificar se investe mais ou menos na relação.

• Mantenha a cultura do feedback: ela cria dispositivos para que os colaboradores entendam quais são as expectativas de seus gestores e de seus colegas em relação ao seu trabalho.

• Dê o exemplo sempre: as pessoas amam integridade, por isso confiam na pessoa que faz o que disse que iria fazer, não só uma vez, mas sempre.

• Olhe quem se responsabiliza pelos erros: para o líder fortalecer a confiança na equipe terá que ver essa equipe ser capaz de assumir seus próprios erros e trabalhar para consertar ou evitar de acontecer novamente.

• Invista na generosidade mútua: incentive os seus colaboradores a serem colaborativos, comece por você, líder. Pense assim: confie nas minhas boas intenções e eu vou sempre confiar nas suas. É uma troca que deve existir entre o líder e os liderados e, também, entre eles mesmos. Reduz a competitividade e a individualidade no ambiente de trabalho, gerando confiança.

• Divida com o time o sucesso: estenda ao time os benefícios adquiridos pelo bom desempenho em determinado desafio. Deixe bem claro que o resultado foi alcançado por toda a equipe!

• Aposte em momentos de descontração: Crie momentos de criatividade, leveza e aproximação com seus funcionários. Passando mais tempo juntos se fortalece a confiança e apoio mútuo.

• Engrandeça a capacidade de cada um: confia-se nas pessoas com base na percepção da capacidade dela que temos. Veja como cada funcionário é bom em alguma coisa e mostre que sabe disso.

• Invista em treinamentos direcionados: treinamentos que envolvam autoconhecimento, desenvolvimento da inteligência emocional são necessários para que o vínculo de confiança seja fortalecido e o profissional se torne um ser humano muito mais responsável.

E lembre-se sempre, você líder é o exemplo, lidere pelo exemplo. Mostre-se confiável e confie na sua equipe, aí teremos uma máxima: Confio em você para me oferecer essa mesma confiança.

Comente aqui se na sua liderança a confiança já está forte ou ainda precisa trabalhar mais. Qual medida você usa para construir confiança com a sua equipe?

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