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Posso dar feedback para os meus superiores?

O feedback, comprovadamente, é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas. O intuito de seu uso é ajudar as pessoas, mostrando a elas onde estão seus pontos fortes e pontos fracos. Dessa forma, favorecendo que a pessoa evolua no campo profissional e também no pessoal. Agora um dos maiores questionamentos de líderes é: posso dar feedback para os meus superiores?

Até aí tudo bem, quando o feedback é na vertical, ou seja, vem de cima para baixo, dos superiores para os subordinados. Embora ele cause desconforto, ainda é considerado uma prática normal.

O que causa desconforto mesmo é quando o líder precisa ser avaliado por meio do feedback dos funcionários.

A verdade é que o feedback eficaz só faz sentido se puder ser uma via de mão dupla, ou seja, o chefe avalia a sua equipe e em contrapartida, para uma melhor performance geral, a equipe avalia o líder.

Eu sei que existem muitas dúvidas acerca desse assunto e ainda causa um frio na barriga. Para resolver isso leia esse artigo até o fim, nele você vai desmistificar as informações sobre esse assunto e receber umas dicas para tirar de letra esse feedback.

Por que os chefes têm dificuldade em receber feedbacks

Inicialmente tem-se algumas hipóteses: Por conta dos tipos de personalidade, do nível de maturidade emocional, pela falta de autoconhecimento e, também, pela posição hierárquica que possuem.

Algumas vezes o líder, por conhecer como se faz um feedback, pode receber feedback de alguém que não conhece as diretrizes de como fazê-lo de forma construtiva e, por isso, será muito crítico e resistente. O líder tem o direito de receber um feedback bem feito, não é mesmo?

Os líderes e qualquer pessoa que vai receber um feedback precisa estar aberto para esse momento. Se a pessoa não estiver disposta, certamente, o momento do feedback será sofrível para ambos, quem dá e quem recebe. Por isso, quem recebe o feedback precisa ser prático nesse momento, assim:

• Assumir uma postura realista de si mesmo;

• Adotar uma atitude aberta e positiva;

• Encarar o momento como uma oportunidade de aprimoramento;

• Não ficar na defensiva;

• Ser humilde e saber ouvir;

• Ao ter dúvidas, pedir esclarecimentos (fatos e exemplos);

• Solicitar outra oportunidade para concluir o que não ficou claro, se o tempo acabar.

Tenho uma sugestão para aprofundar no tema: Feedback negativo: será que existe?

Desvantagens de não dar o feedback para os superiores

O preço que se paga por não alinhar com os chefes as expectativas como liderados é bastante alto, desde o descontentamento até uma demissão.

A falta de uma relação clara e objetiva no trabalho pode ser o caminho para frustrações, desgaste e altos níveis de estresse. Por isso, assim como os funcionários recebem feedback para alinhar com a empresa, os superiores devem receber também par alinhar com a equipe e dirigi-la na melhor versão possível de liderança.

Muitas vezes o superior só pode mudar um comportamento se souber do que se trata, alguns estão tão envolvidos com cobranças e com o dia a dia que acreditam estarem fazendo o melhor. Mas o feedback dos funcionários é que pode ajustar a liderança de forma que a faça satisfatória e eficiente.

Quando se furta a chefia de uma conversa sincera, pode dar margem para desandar a condução da equipe. Isso implica em prejudicar o relacionamento interpessoal e até diminuir a produtividade.

5 dicas para fazer um melhor feedback para o seu líder

1- Aborde no momento certo

Nem todas as horas são apropriadas para tratar dos assuntos necessários na conversa de retorno. O momento oportuno deve ser esperado, pois se não for observado, você pode encontrar o líder em um dia de muitos problemas e isso vai prejudicar o seu feedback. O ideal é que as empresas abram o espaço na agenda para se dar o feedback aos superiores, assim eles também já se preparam.

2- Deixe claro o ponto do feedback

Ao tratar do assunto de forma bem contextualizada, mostrando o ponto e o assunto exatos do feedback, o gestor terá maior compreensão e, consequentemente, maior possibilidade de agir em uma mudança.

3- Seja impessoal

No ambiente de trabalho, por mais intimidade que você tenha com o líder, mantenha o feedback na impessoalidade, ou seja, não leve a conversa para o lado pessoal. O segredo é ser sincero, direto, claro e objetivo.

4- Foque nas habilidades do líder como gestor

É muito importante observar as habilidades de gestão que o chefe possui, como as orientações que ele dá aos liderados sobre tarefas e metas, a habilidade para lidar com crises, as competências técnicas e operacionais, e, principalmente, como ele se compromete com a equipe. Daí dá para partir para alguma conversa mais delicada.

5- Sempre seja empático

Ponha-se no lugar do seu chefe. Se fosse você o chefe a ser abordado para receber um feedback? Como gostaria que isso acontecesse? Fazer isso é fundamental para que o momento traga a eficácia necessária. A máxima sobre feedback vale aqui também: o feedback é sempre um momento de ajuda para com o outro. Nesse caso, seja o gestor ou seja o colaborador.

Saber dar feedbacks de um modo geral, faz com que os feedbacks sejam muito mais assertivos e benéficos para toda a equipe. Assim, você vai conseguir dar feedback para seus pares, seus subordinados e também para os gestores da empresa.

Compartilhe esse artigo com as pessoas que poderão utilizar esses segredos do feedback!

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