Comunicação e liderança por que elas devem caminhar juntas

Comunicação e liderança por que elas devem caminhar juntas

Muitos comportamentos do líder precisam estar presentes na hora de liderar. São exigências para que a função dê certo, mas a comunicação e a liderança devem CAMINHAR juntas no dia a dia de um bom líder.

Segundo o dicionário Michaelis, a comunicação em seu significado mais básico, é o ato ou efeito de comunicar-se. No mesmo dicionário a palavra liderança tem o significado de pessoa que revela autoridade e que possui espírito de ascendência, ou seja, que está acima. Assim, quando se coloca a palavra espírito aqui, eu penso que o líder deve exalar esse perfume de quem sabe guiar, de quem possui a habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva.

É nisso em que acredito e nesse artigo vou te mostrar o grande vínculo que une uma boa liderança a uma boa comunicação e vice-versa. Quero que você veja que uma não caminha bem sem a presença da outra.

Fica nessa leitura até o final e descubra se existe liderança sem comunicação assertiva, quais as características de um líder comunicador, porque o líder deve abandonar certos comportamentos para aproveitar melhor a conexão comunicação e liderança em seu pleno poder e, ainda quais as três super dicas que indico para fazer esse casamento perfeito.

Existe liderança sem comunicação assertiva

Eu diria que existe uma autoridade na empresa com o título de líder, mas que não existe uma liderança saudável, pois a comunicação assertiva deve andar junta à liderança. Ela serve exatamente para construir laços de confiança e comunicar claramente as pessoas. Como se pode, então, conseguir liderar sem fazer uma boa comunicação?

Em uma empresa em que a comunicação não é clara, as pessoas podem entregar até algum resultado, mas o fazem por pressão e não por engajamento. E, dessa forma, deixam de trabalhar em sua máxima potência. É importante mostrar que a comunicação quando é eficaz diminui fortemente as falhas administrativas e, ainda, constrói uma cultura organizacional sólida. Em uma liderança conectada à comunicação tem-se a possibilidade de cada membro do time saber quais são suas demandas e quais os porquês delas serem cumpridas no dia a dia.

E, ainda nesse raciocínio, é imperioso mencionar que a comunicação assertiva na liderança não diz respeito apenas a falar, mas também a fazer uma escuta ativa. Isso se traduz em escutar de verdade, ou seja, o líder deve prestar atenção, tentar entender o que ouve, refletir sobre e só depois emitir alguma opinião. Claro, isso em frações de segundos, pois o líder tem como característica, também, a agilidade de pensamento.

Nesse sentido, o autor Daniel Costa em seu livro “Não existe Gestão sem Comunicação” deixa bastante claro que o engajamento é conseguido não por indicadores de qualidade da empresa, mas sim por uma comunicação entre os trabalhadores. E, não é isso que se quer? Que os funcionários se engajem na missão da empresa? Costa ainda ressalta que a empresa deve ouvir os funcionários para criar uma melhor integração e mantê-los informados sobre os valores e a missão da empresa.

Em poucas palavras: A comunicação assertiva, o saber falar e saber ouvir, são o caminho para o engajamento do seu time nos seus sonhos de líder.

Características de um líder comunicador

Eu defendo que dentre todas as características que fazem um bom líder, a comunicação é uma das mais importantes. Por isso a necessidade de conhecer as características de um líder comunicador, pois dessa forma, você pode identificar quais delas já estão em uso por você, mas também, quais delas você deve acrescentar a sua liderança.

Um líder comunicador fala com clareza, sem rodeios e com extrema educação. Nas suas falas é perceptível a firmeza, mas isso nunca ultrapassa a linha para se tornar algo forte demais, meio agressivo. O líder comunicador domina a arte de falar com segurança e isso traz confiança ao seu time. Assim, eles o seguem  sem pestanejar. O líder comunicador é um exterminador de ruídos, quando percebe que isso pode prejudicar o clima organizacional, imediatamente, mostra a transparência na sua liderança.

A abertura para diálogos deixa o líder em posição de destaque, ele é admirado por todos e não temido. Assim, as situações na empresa são melhores resolvidas, uma vez que os funcionários não têm medo de conversar com o chefe.

Além de inspirar e motivar a equipe, o líder comunicador celebra as conquistas com ela. Isso é extremamente marcante para o time, o líder guia, cobra, incentiva o aprendizado, esclarece o que for preciso para o alcance dos objetivos e, por fim, vai lá e brinda à conquista com aqueles que estiveram no front.

Isso é bonito e muito satisfatório de se ver. Se você deseja fazer parte da empresa desse jeito, então aceite  que as características não são difíceis de desenvolver ou exercer.  Coloque em prática o quanto antes!

Abandono de comportamentos inadequados

Para fazer uma ótima liderança comunicativa, primeiramente, é preciso abandonar a ideia de que não é capaz de comunicar, seja por vergonha, timidez ou por crenças limitantes.

Isso porque você deve se sentir à vontade junto à equipe, na posição que ocupa e tem merecimento. Muitos líderes não se dão conta, mas aqueles liderados gostam mais do líder do que ele pensa. Isso é comum ao cargo, principalmente porque um líder de verdade é seu primeiro algoz, ele se cobra e se critica antes mesmo de ouvir um comentário. É natural que diante da equipe todos os olhos estejam voltados para o comportamento do líder, mas isso não quer dizer que estão à espera de algum erro para criticá-lo. Isso, provavelmente, é tarefa que você já fez.

Eu te peço, com muito conhecimento de causa, que abandone esse receio de ser julgado.

Outro comportamento que deve ser “domado” é a timidez. Eu posso provar que líderes que são tímidos conseguem fazer uma comunicação exemplar. É estudo, é técnica e conhecimento. Valorize as características que te levaram até a liderança e se apoie nelas. Não é preciso se transformar em um extrovertido, mas a timidez pode ser controlada jogando com os pontos fortes que você tem.

Assim, aprender e exercitar a habilidade da comunicação só vai engrandecer a sua liderança. Lembre-se que essas duas caminham juntas e se tornam indispensáveis uma para a outra.

Aprecie também esta leitura complementar sobre comunicação: O que é comunicação não violenta?

3 super dicas para juntar comunicação e liderança na prática

1-Abra-se aos feedbacks

Essa é uma das ferramentas mais importantes da comunicação na empresa. Tanto da sua parte como líder, como da parte de seu time. Por isso, aprimore-se em dar feedbacks, mas também em recebê-los. O feedback é uma forma sistematizada de reconhecer seus colaboradores e realinhar as expectativas da empresa. É um recurso essencial para inspirar, motivar e desenvolver os membros da sua equipe.

2- Tenha certeza da sua clareza

Isso vale tanto para quando vai passar uma atividade para o colaborador quanto  para quando vai tratar de metas e expectativas em uma reunião. Em relação ao colaborador, explique assertivamente  o que necessita e peça para que ele dê a interpretação do entendido.  Quando tratar das metas da empresa, deixe bem claro o objetivo que se quer alcançar, como espera que isso seja feito e, principalmente, porque fazer. Com essa clareza e transparência nas cabeças, é comum que os liderados trabalhem em alta performance e entreguem excelentes resultados.

Tenho certeza que você irá gostar de complementar este conhecimento, com esse vídeo que eu disponibilizei no meu canal do Youtube: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NA LIDERANÇA.

3- Certifique-se de que a informação chegou ao local desejado

Para isso, elimine os possíveis ruídos de comunicação, os quais podem impactar negativamente.  Estabeleça canais de comunicação claros e eficientes, de acordo com a equipe que lidera. Caso perceba que um mural é o local mais acessado pelo seu pessoal, use-o. E-mails também são boas formas de transmitir informações, mas é preciso lembrar que a impessoalidade, às vezes, pode pesar contra o comunicador. Nessa hora, aposte na conversa frente a frente que o resultado aparece.

E, por fim, eu sei que você entende a relevância dessa junção: Liderança e Comunicação, mas espero que tenha agregado mais conhecimento e técnicas para exercê-la na melhor versão que conseguir. Por isso, reitero minhas informações com uma frase fantástica de Kevin Murray, autor do livro A Linguagem dos Líderes e consultor inglês especializado em comunicação estratégica “Comunicação é o que os líderes devem fazer antes, durante e depois das decisões. É o que eles têm de fazer para alcançar resultados.”

Você está preparado?

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