comunicacao-nao-violenta

O que é comunicação não violenta?

Os seres humanos se comunicam de várias formas, oralmente, por escrito, através da linguagem corporal, por meio de música, literatura, olhares, dentre muitas outras formas. Por este motivo a comunicação não violenta é um assunto que ganha espaço a cada dia que passa.

A comunicação serve para fazer trocas de informação, demonstrar nossos desejos, mostrar quem somos, apreciar outros seres, dar opiniões e mais uma infinidade de possibilidades. 

Mas, a meu ver, serve principalmente para promover o entendimento entre os seres humanos.

Nesse intento de promover o entendimento, vejo a comunicação como uma das melhores ferramentas que se deve usar, adequadamente, nas empresas. 

Aqui quero dar ênfase à comunicação não violenta. Desta forma, a comunicação se dá de um modo assertivo desenvolvendo habilidades como empatia e compaixão para falar e ouvir.

Por esse viés, pode ser dito que muitos dos conflitos que existem no ambiente de trabalho acontecem pelo modo como as coisas são ditas. Muitas vezes o conteúdo do que se deve dizer não é dos mais agradáveis, mas dizê-lo displicentemente, certamente piora a situação.

Eu fiz este artigo para esclarecer pontos importantes sobre a comunicação não violenta, pois conhecê-la e usá-la no dia a dia traz inúmeros benefícios. Como líder, mas, sobretudo, como ser humano.

Vamos lá? 

Leia o artigo até o fim e constate as maravilhas que a comunicação não violenta pode fazer.

Comunicação não violenta: o que você precisa saber

Cada indivíduo tem, todos os dias, a vivência de encontrar pessoas diferentes de si. 

São pessoas com cultura, idade, crenças e principalmente opiniões diferentes. Nesse ponto é que a comunicação não violenta precisa se fazer presente, pois, para muitos, é difícil lidar com o que lhe é diferente. 

Dependendo do teor da conversa, os mais variados sentimentos podem ser despertados em uma simples exposição de opiniões dos outros. 

Raiva, punição, vergonha e culpa são alguns dos sentimentos que fazem parte das reações quando se mexe em emoções dolorosas. Em uma conversa isso pode vir à tona!

Se for reagir ao que sente cada vez que o outro mexe no seu baú de emoções, a comunicação tende a ser defensiva, discriminatória, confusa e até mesmo violenta.

Não é isso que se quer vivenciar verdadeiramente! Pelo menos não é isso que devemos alimentar na comunicação diária.

Sendo assim, o conceito de Comunicação Não-Violenta (CNV) foi desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg. 

Nele o estudioso define a Comunicação Não-Violenta como uma abordagem da comunicação, que compreende as habilidades de falar e ouvir, mantendo uma conexão com suas verdades, mas também com os outros, permitindo assim que a compaixão e a empatia se desenvolvam.

Desta forma, pode-se perceber que para construir relações mais saudáveis, enriquecedoras e pacíficas, é preciso praticar a comunicação não violenta. 

Anterior à prática é preciso aprender sobre como você se comunica e o que é a comunicação não violenta no dia a dia.

Leia mais: Discursos malditos e não ditos no poder da comunicação organizacional

Qual é sua forma de se comunicar?

De um modo geral, as pessoas nem pensam como elaboram a atividade cotidiana de se comunicar, pois isso é automático.

No campo corporativo isso não é diferente. desde o momento em que se acorda e responde algo no celular até o “boa noite e até amanhã” para o colega de trabalho.

Mesmo sendo corriqueira, a atividade comunicativa deve ser compreendida e pensada, principalmente para o emissor – aquele que emite uma mensagem – porque dessa iniciativa pode se obter o retorno positivo ou não dos colegas.

Pensa comigo: muitas vezes a pessoa não ouve ou vê a forma que se comunica e por isso não compreende algumas reações dos demais, não é verdade?

A forma como cada um se comunica é explicada pelos perfis comportamentais na comunicação: comportamento passivo, passivo-agressivo, agressivo e assertivo.

No comportamento passivo a pessoa concorda com tudo que é dito, mesmo sem estar de acordo. Ela guarda muita emoção pra si e num determinado momento pode explodir. O comportamento passivo-agressivo traz em seu cerne o discurso não dito, ou seja, a pessoa tem algo a dizer, mas não diz. Infelizmente acaba falando pelas costas das suas ideias e inquietações, o que nem sempre é compreendido. 

Já no comportamento agressivo tudo é dito e de qualquer maneira, doa a quem doer. Isso gera muitos conflitos e uma tensão desnecessária no ambiente de trabalho. E, por fim, tem-se o tipo de comportamento que deve ser almejado, o comunicador assertivo. Esse se expressa de forma adequada, diretamente, sem fazer rodeios ou julgamentos e com respeito para com os demais.

Para melhorar a sua comunicação é preciso primeiramente compreender em que perfil você se encaixa.

Faça o teste de audição de si mesmo. Grave sua voz e observe se ela se enquadra dentro dos perfis. Analise o seu comportamento ao comunicar e observe a reação dos outros. 

Só que mesmo sabendo em qual lugar você se encaixa, deve aprender comunicação não violenta.

Eu te explico por quê!

Por que você precisa aprender sobre Comunicação não Violenta

Inconscientemente utilizam-se formas de comunicação violenta. Sim, isso é um fato! 

Mas é sem querer. De acordo com os perfis vistos, a pessoa nem se dá conta.

Por exemplo, quando se faz comparação de um colaborador com outro. Isso pode torná-lo um colaborador desmotivado e triste, principalmente se não conseguir se igualar ao colega que foi usado como modelo.

Outro exemplo, em uma conversa se faz um monólogo, no qual somente uma pessoa fala e não tem espaço para escuta, também há violência ali.

Percebe que muitas atitudes são tomadas e validadas no nosso cotidiano mesmo sem termos consciência de que fazem parte de uma comunicação ruim, violenta?

Para se fazer uma comunicação limpa, livre de julgamentos, discriminação, reação com raiva e uma fala sem escuta é que se precisa aprender sobre comunicação não violenta.

Você também pode gostar de ler: Por que comunicação e liderança devem andar juntas?

Praticando a Comunicação não Violenta

Dito isto, veja como praticá-la:

  • Se for agredido com palavras, acalme-se para responder.
  • Não seja seu próprio algoz. Quando errar tente aprender com isso e perdoe-se.
  • Procure estar sempre desarmado, evite a postura de implacável. Abra-se!
  • Expresse as emoções, mesmo que pareçam negativas, mas de um jeito leve e claro.
  • Saiba agradecer aos seus funcionários com elogios.
  •  Assuma as suas responsabilidades, nunca culpe os outros por seus erros.
  • Não dê lição de moral, evite os julgamentos.
  • Entenda que o modo como se expressa impacta diretamente no outro.
  • Saiba pedir aos outros.

Você se sente pronto para praticar a comunicação não violenta?

comunicacao-nao-violenta

Escreva aqui nos comentários qual das atitudes comunicativas não violentas você vai implementar hoje.

comunicação-e-liderança

Por que comunicação e liderança devem andar juntas?

O líder vivencia todo tipo de sentimento junto aos seus liderados e por isso precisa buscar sempre aprender para ter entendimento do que acontece. Ele gerencia pessoas, ou seja, o líder influencia comportamentos para trazer bons resultados para a empresa. Com isso, tem-se uma forte ligação entre comunicação e liderança, pois ambas influenciam no resultado do time.

Várias são as habilidades que devem compor a liderança, mas sem dúvida a habilidade da comunicação é fundamental para que tudo corra bem.

Por isso, neste artigo desejo esclarecer por que a comunicação e a liderança devem andar juntas

Sendo assim, vamos ver:

  • Comunicação e liderança: uma dupla perfeita.
  • A importância da comunicação organizacional.
  • Como ser um líder que se comunica assertivamente.
  • 3 dicas para acertar a comunicação na liderança.

Siga com a leitura até o final e confira a relação íntima que a liderança e a comunicação possuem. 

Também aproveite para usar esse conhecimento em seu favor.

Comunicação e liderança: uma dupla perfeita

Você já se perguntou por que o líder tem que ser fera em se comunicar?

Parece um assunto corriqueiro, visto que a comunicação é inerente ao ser humano, mas não é! Saber se comunicar, para o líder, não é corriqueiro porque ele tem intencionalidade na sua fala. Por esse motivo, sua comunicação tem que ser pensada, direcionada e clara.

Eu digo que não se consegue os resultados desejados em uma empresa se a comunicação organizacional for tratada como algo banal. Não se pode negligenciar o poder da comunicação. Nunca!

Dessa forma, a comunicação dentro da empresa deve ser melhorada por meio de conhecimentos, métodos e engajamento de equipe.

E a boa notícia é que isso se aprende, se pratica!

Uma comunicação limpa na liderança deve minimizar a existência da rádio peão, excluir os ruídos e fazer com que os conflitos não se tornem confrontos.

O líder tem que cultivar o autoconhecimento e a inteligência emocional para a equação comunicação e liderança fazer sucesso. E também, como líder inspirador que busca ser, estender ao seu time a possibilidade de aperfeiçoamento comunicativo.

Comunicar-se claramente na empresa corrobora para a liderança ser seguida e admirada.

Isso não é incrível?

Você também pode gostar de ler: O que é comunicação interpessoal? Como ela afeta nossa liderança?

A importância da comunicação organizacional

Na comunicação organizacional, líderes e liderados devem compreender suas responsabilidades, direitos e deveres dentro do processo de comunicação.

Para isso, num primeiro momento, tem-se que saber como se dá a comunicação dentro da organização da empresa. No processo comunicativo tem-se 4 elementos que o compõem, que são o emissor, o receptor, a mensagem e o canal.

Trazendo um exemplo prático neste artigo, o emissor é o líder, ele quem vai comunicar alguma orientação. O receptor é o colaborador, pois irá receber a orientação provinda da liderança. 

Sobre a mensagem, que é a orientação em si, nesse exemplo pode ser o direcionamento sobre prazo de entrega e resultado esperado. E o canal é o meio escolhido para passar a mensagem. Aqui se vê a grande importância desse elemento porque se escolhermos um canal que não alcance o funcionário, a comunicação será falha.

Você percebe que mesmo sendo um processo humano usado ininterruptamente no dia a dia, ele tem suas particularidades? Por esse motivo precisa de tanta atenção.

Os elementos da comunicação precisam ser consistentes. Se não for assim e algum apresentar falha, esta falha será espelhada na atividade em si.

Como mencionado anteriormente, para que o líder tenha essa clareza, precisa estar presente e assertivo com sua equipe.

Leia também: Quais são as diferenças entre comunicação assíncrona e síncrona.

Como ser um líder que se comunica assertivamente

Eu menciono a comunicação assertiva porque ela só traz benefícios para a relação. O líder que consegue expor sua opinião sem agredir ninguém de forma clara, direta e limpa, é um líder respeitado.

Isso é excelente para a empresa! Trabalhar ao lado de quem se admira é muito prazeroso e reflete nas atividades cotidianas.

E como ser um líder que se comunica assertivamente?

Entender o processo comunicativo e a importância da comunicação organizacional vem em primeiro plano. Ter o autoconhecimento atualizado e exercitar diariamente a inteligência emocional não podem ficar de fora deste plano. Só aqui o líder já será diferenciado.

O líder precisa estudar, também, sobre comunicação não violenta, assim vai conseguir falar TUDO que precisa da melhor maneira possível.

Aqui, é possível perceber que se comunicar assertivamente é possuir controle sobre a situação com o uso das ferramentas certas. 

Desta forma, o líder deve sempre se aperfeiçoar no trato com os colaboradores se almeja o sucesso.

3 dicas para acertar a comunicação na liderança

1- Defina os canais de comunicação

Para cada grupo existe um canal comunicativo que atinge resultados. Defina o que usar com seu pessoal e não haverá espaço para perdas de informação.

2- Seja assertivo na mensagem

Utilize de uma linguagem clara, direta e sem rodeios na mensagem a ser dada. Respeitosamente, fale a orientação ou pedido ao seu time, bem como da urgência ou prazo que deve ser cumprido. Sem rodeios e sem cobranças agressivas.

3- Aprenda a ouvir

Passar a mensagem é importante, mas escutar seu funcionário também. Essa atitude traz a possibilidade de entender o que seus liderados pensam e isso ajuda na integração.

Gostou do artigo? Comente aqui se você está pronto para celebrar este casamento entre a liderança e a comunicação.

Para complementar a sua leitura assista o vídeo abaixo no meu Canal do Youtube: Vanusa Cardoso Coaching.

comunicacao-interpessoal

O que é comunicação interpessoal? Como ela afeta nossa liderança?

A comunicação é a base da vida em sociedade. Entender a importância da comunicação nos dias atuais e saber fazer uso desse conhecimento é crucial para se criar laços em nossas relações, entender outras pessoas e nos fazer entender. Eis a comunicação interpessoal.

Eu valorizo demais a comunicação! Por isso trago muitos ensinamentos sobre ela e incentivo às pessoas a terem uma comunicação cada vez mais limpa e eficiente.

Digo isso porque ainda que a capacidade comunicacional seja parte da nossa natureza, ter sucesso em se expressar é um desafio para grande parte das pessoas.

Note bem, quem não se comunica de maneira eficaz, acaba por ficar de fora do círculo que nos insere no grupo que queremos pertencer. E é necessário sentir este pertencimento para melhor conviver com nossos pares.

Por isso, nesse artigo, vou mostrar quais as diferenças entre comunicação interpessoal e intrapessoal; como o uso delas interfere na sua liderança e trazer dicas para desenvolver a comunicação interpessoal.

Fica comigo nesta leitura para conhecer mais sobre o assunto e colher bons frutos no seu local de trabalho.

A comunicação aprimorada vai ajudar nisso.

O que é comunicação interpessoal?

Comunicação interpessoal consiste na troca de informações entre duas ou mais pessoas. Ou seja, é a habilidade de transmitir, receber e interpretar mensagens verbais ou não-verbais de forma clara. 

Na comunicação interpessoal podemos incluir uma série de situações comunicativas que devem receber atenção para que sejam usadas da forma certa. Desde a fala, mímica, escrita e até os meios modernos que temos hoje em dia, decorrentes da tecnologia, como é o caso dos SMS, e-mails, fotos, vídeos e mensagens instantâneas de aplicativos.

Nada deve ser negligenciado.

Por isso, o seu modo de falar, líder, pode repelir seus liderados ou trazê-los para perto. Junto de nossa fala tem-se o gestual, a entonação, a postura e todas as expressões faciais que correspondem ao que você diz, ou não.

Tenha muita atenção se o que você profere tem respaldo no comportamento que você usa. Nas relações de trabalho, a comunicação interpessoal, precisa convencer seu interlocutor. Assim, as atividades fluem leves, com entendimento e melhor aceitação.

Tenha em mente, também, que para fazer funcionar a comunicação interpessoal, você precisa entender a comunicação intrapessoal.

Leia também: 7 técnicas para liderar pessoas difíceis

O que é comunicação intrapessoal?

A comunicação intrapessoal é a linguagem para um só, onde a fala torna-se pensamento. É aquela feita consigo mesmo, ou seja, o indivíduo reflete sobre suas ideias e seus desejos. Nela são debatidos os dilemas e as dúvidas que antecedem uma tomada de decisão, por exemplo.

A comunicação intrapessoal antecede a ação do indivíduo: ele estuda o que falar, quais expressões devem estar ligadas à fala e estuda mentalmente a informação que irá influenciar a interação com outros indivíduos.

Para a concretização de uma boa comunicação intrapessoal, a pessoa precisa se autoconhecer. 

Só que nem sempre isso é possível, pois a maioria das pessoas não se observa com atenção. Faz parte do autoconhecimento a interiorização no sentido de enfrentar o seu mundo interior e admitir a própria natureza.

Está vendo como é complexo? Mas é extremamente necessário se comunicar com eficiência.

Por isso, busque se autoconhecer, aprenda a lidar com as suas emoções para ter uma comunicação de resultados. A sua liderança vai brilhar com a prática da comunicação intrapessoal e interpessoal.

Como esses conceitos afetam a sua liderança?

Saber como a comunicação intrapessoal e interpessoal afeta sua liderança é escolher uma vida voltada para resultados.

Se você, líder, tem compreensão da comunicação intrapessoal, você tem autoconhecimento e com isso, consegue se preparar para uma comunicação interpessoal efetiva.

Imagina que o líder não esteja resolvido com alguma questão da empresa e precisa comunicar a um funcionário as diretrizes do projeto que envolve justamente as suas incertezas. É bem possível que haja um esforço maior do líder para tratar do assunto, uma vez que ele não tenha resolvido consigo mesmo.

Neste ponto pode-se perceber que a comunicação intrapessoal e interpessoal estão intimamente ligadas. Comunicar o seu time com as arestas já aparadas sobre o assunto, com certeza trará resultados mais satisfatórios.

Agora, uma coisa é certa, tratar todos da empresa, os colaboradores e os gestores, de forma cordial e humanizada, sem perder a capacidade de objetividade e clareza, certamente trará mais sucesso para a empresa. 

Por isso, a comunicação organizacional deve ser entendida pelo líder e estendida aos funcionários.

O exercício é diário! Os resultados são certos!

Você também pode gostar de ler: Comunicação nas empresas: um guia completo e prático

5 dicas para desenvolver a comunicação interpessoal

Como dito anteriormente, a comunicação é inerente ao ser humano. Ainda que precisemos aprimorar a habilidade cada vez mais, a depender da evolução nas relações que experimentamos, comunicar está em nós.

É essencial que a comunicação intrapessoal seja trabalhada!  Por isso, incentivo as pessoas a fazerem cursos de desenvolvimento pessoal, voltados para o autoconhecimento. Pois é a partir do autoconhecimento que o líder vai fazer uma comunicação interpessoal satisfatória.

Entretanto, a comunicação interpessoal acontece todos os dias e devemos melhorá-la AGORA. E, por este motivo, abaixo estão algumas dicas importantes para desenvolver a comunicação interpessoal:

Utilize a linguagem corporal correta

Para que sua mensagem seja bem interpretada, não utilize a linguagem corporal de maneira negativa. Ligue a sua fala a sinais corporais positivos.

Aperfeiçoe sua percepção

Fique atento a tudo que o outro reage à sua fala. Partindo disso, você consegue dar uma condução mais inteligente para a sua conversa. Lembre-se que o momento exige atenção e presença. Esteja ali!

Seja empático

Tenha esta capacidade de ouvir o outro sem o interromper, sem julgá-lo. Deixe- o terminar seu raciocínio com engajamento. É muito importante ouvir a mensagem até o fim para poder dar uma resposta completa e justa ao seu interlocutor.

Pense e reflita antes de falar

Utilize o que você sabe sobre a comunicação intrapessoal e pense antes de responder. Aqui é importante conhecer o seu colaborador para elaborar uma comunicação que o alcance, pois as suas palavras chegarão nele pelo olhar que ele tem da empresa.

Comunique com calma e educação

Algumas pessoas podem se sentir ofendidas pelo teor da conversa que precisa participar. Por causa disso tendem a ofender seu interlocutor. Não seja essa pessoa! Sempre seja neutro e transparente na sua fala, assim a verdadeira mensagem será capturada em sua totalidade, sem ruídos.

Você já pode comunicar suas ideias e mensagens de uma maneira efetiva e eficaz depois de conhecer estas dicas? Deixe seu comentário.

Complemente a sua leitura assistindo o vídeo abaixo no meu Canal do YouTube: Vanusa Cardoso Coaching

comunicacao-assincrona

Quais são as principais diferenças entre comunicação assíncrona e síncrona?

O trabalho remoto ganhou espaço nos últimos tempos. Mas o gerenciamento da comunicação organizacional não é exclusividade dessa modalidade de trabalho. Entender e falar sobre comunicação assíncrona e síncrona nos dias de hoje, tornou- se importante e necessário, independente da forma de trabalhar.

Diante disso, é fundamental que saibamos sobre essas duas maneiras de comunicação e como elas podem influenciar no dia a dia de trabalho.

Sendo assim, neste artigo eu vou colocá-lo a par de todas estas informações. Aqui você saberá:

  • O que é comunicação assíncrona e comunicação síncrona?
  • Diferenças entre comunicação assíncrona e síncrona.
  • As mudanças comunicativas no trabalho remoto.
  • Roteiro para criar uma comunicação assíncrona de resultados.

Fica comigo neste artigo e dê um UP na sua comunicação.

O que é comunicação assíncrona e comunicação síncrona?

Muito se tem falado sobre estes tipos de comunicação e também pudera, são muito usadas, principalmente por estarmos trabalhando de forma híbrida, ora na empresa, ora no home office. 

E muitos somente no trabalho remoto!

Desta forma, a comunicação síncrona é quando se tem a oportunidade de falar com as pessoas de maneira direta, em tempo real. Ou seja, o emissor passa a mensagem e o receptor responde, sendo que o diálogo ou feedback ocorrem naquele momento.

a comunicação assíncrona é atemporal, quer dizer, o emissor envia a mensagem, mas não necessariamente o receptor irá recebê-la imediatamente. 

Por isso, a grande importância do entendimento de quando usar uma ou outra forma de se comunicar.

Eu percebo que as mudanças que ocorreram no nosso modo de trabalhar impactam diretamente na comunicação. 

Antes era possível você seguir direto para o espaço de um colaborador e obter a informação necessária imediatamente. Agora temos que priorizar ainda mais o que se precisa saber para dar andamento nos processos.

Conhecer a melhor forma de se comunicar com a sua equipe está diretamente ligada aos resultados que o líder almeja. 

Conheça as diferenças entre a comunicação assíncrona e síncrona e procure sempre fazer a melhor escolha.

Diferenças entre comunicação assíncrona e síncrona

Como dito antes, o ponto fundamental na diferença entre a comunicação assíncrona e síncrona, é que na primeira você não tem o interlocutor em contato imediato, portanto a resposta pode ser dada posteriormente. 

Na comunicação síncrona, seu colaborador está presente – seja pessoalmente ou virtualmente – e lhe dá a resposta em tempo real.

Você percebe que a escolha feita vai dar o tom do desenvolvimento da comunicação?

Na comunicação síncrona as empresas fazem contato via telefone, por reuniões presenciais, se utiliza muito a webcam, o Meeting, o Zoom e toda comunicação que a resposta possa ser imediata. Esse processo ocorre de maneira natural, pois estamos condicionados nesse modelo de comunicação há muitos anos.

Por outro lado, quando a resposta aguardada pode obedecer a certo período de espera, o líder pode usar a comunicação assíncrona. E, com o advento do trabalho remoto, a modalidade está muito em uso e precisa ser aproveitada em tudo de melhor que ela possui.

Nesta altura da leitura, o líder sabe que deve fazer a escolha adequada sempre. Confere?

Temos como exemplo de comunicação assíncrona o uso de e-mails, chats de texto, SMS, dentre outros.

Importantíssimo lembrar que na comunicação assíncrona estar online não significa estar à disposição. Por isso, ansiedade por respostas devem ser abolidas nesse momento! Mas, mantenha a clareza sobre o prazo da resposta.

Eis um motivo para entender como estabelecer a melhor comunicação no trabalho remoto, local em que a comunicação assíncrona está intensamente presente.

Leia também: Comunicação nas empresas: um guia completo e prático

As mudanças comunicativas no trabalho remoto

Por si só o trabalho remoto já traz suas particularidades e aí podemos incluir os sentimentos de  solidão e ansiedade.

Imagina só a situação de precisar de resposta imediata e seu interlocutor não poder dá-la. Neste ponto, vale lembrar que na comunicação assíncrona é assim que acontece.

Evite criar ansiedade, aja conscientemente sobre os processos da empresa. Saiba a hora de usar a comunicação certa. Caso você tenha urgência na resposta, faça uma ligação.

Quanto à solidão do trabalho remoto, devem-se ter momentos de aproveitá-la e dar um gás em algum projeto que depende exclusivamente de você e deve-se fugir dela nos momentos que puder fazer a comunicação síncrona. Aí você terá a colaboração direta de seus pares.

Mas tenha clareza de que no digital o tempo é diferente!

Você pode achar que está sem resposta, mas entenda que na comunicação assíncrona a pessoa pode dar uma resposta depois

A base para esta comunicação dar certo é a confiança no time e as relações desenvolvidas para se trabalhar remotamente. Tudo tem que estar bem claro.

O alinhamento com a equipe no trabalho remoto será fundamental para que a comunicação assíncrona dê certo.

Mas, ainda assim, ter por prática um roteiro de como se comunicar no trabalho remoto é sempre bem-vindo, não é mesmo?

Seguem umas dicas preciosas para você aplicar AGORA.

Roteiro para criar uma comunicação assíncrona de resultados

Para uma comunicação assertiva tenha claro o uso de cada canal de comunicação online. E faça sua equipe saber disso também.

Veja alguns exemplos: e-mails são para assuntos importantes e para registro; chamadas de vídeo são para realizar reuniões; ligações são para assuntos urgentes; WhatsApp é para conversas não urgentes.

Sempre seja direto: por não saber quando sua mensagem vai ser lida, você deve adiantar ao máximo o assunto. Ao cumprimentar o colaborador já dê o detalhamento do que pretende falar, expresse qual é o objetivo daquela mensagem e para quando deseja uma resposta. Dessa forma, o seu interlocutor, vai organizar as prioridades.

Comunique-se pensando nos detalhes: quando receber informações, solicite à pessoa o máximo de detalhes sobre o assunto e, principalmente, como ela espera que seja solucionado. Os detalhes são de extrema importância para uma comunicação assíncrona.  

Tenha paciência: é possível que a pessoa que está recebendo a sua mensagem esteja ocupada em outras atividades naquele momento e não consiga responder imediatamente. Entenda isso e crie dispositivos para controlar a sua ansiedade. Afinal, comunicações assíncronas são indiretas e podem demorar a ter uma devolutiva.

Respeite o tempo do seu interlocutor: como dito anteriormente, o tempo no digital é diferente. Na comunicação assíncrona tudo ocorre no tempo que está disponível para cada assunto.

Gostou de saber sobre a comunicação síncrona e assíncrona?

Comente aqui o que pode ser utilizado imediatamente na comunicação assíncrona pela sua empresa?  

Você também pode gostar de ler: Inteligência emocional para líderes: o que você precisa saber