imagem-blog

Construindo Liderança Resiliente: Por que um Líder Deve Ser Dispensável e Como Isso Fortalece Equipes e Organizações?

Desafiar a noção tradicional de liderança como uma presença central e indispensável revela-se um caminho intrigante e inovador. Isso porque tem-se a impressão de que nada funciona se o líder não for onipresente.

No entanto, no cenário moderno, o líder verdadeiramente eficaz deve, paradoxalmente, estar aberto à nova ideia de ser dispensável. Já que ao contrário de centrar-se na figura de comando, é possível a construção de uma liderança resiliente, destacando por que a capacidade de um líder ser dispensável pode trazer inúmeros benefícios para a equipe e a organização.

Nesse artigo, gostaria de desvendar as vantagens reais de empoderar equipes a operar de forma autônoma. Como isso, criar uma liderança resiliente, inovadora e com crescimento sustentável de gestão.

Por que o líder deve ser dispensável?

A declaração de que o líder precisa ser dispensável não parece ser bem aceita em um primeiro momento, e eu até compreendo isso. Só que essa é a premissa para que a equipe consiga tomar decisões acertadas mesmo na ausência do seu líder.

E a que se dá essa segurança? Ao bom trabalho de instrução e direcionamento feito pelo líder.

Quando falamos de uma comunicação mais linear, assertiva e não-violenta entre liderança e colaboradores, fica bem claro de que a equipe tem respaldo em seu líder, seja para aceitar as resoluções tomadas em conjunto por eles, seja para ter plena consciência de poder contar com o mesmo líder para resolver problemas mais complexos.

Dessa forma, a relação de confiança fica estabelecida de modo que não desmorona por qualquer situação, mas ressalva-se que a comunicação e o treinamento da equipe são pontos imprescindíveis para que isso dê certo.

O líder dispensável e a liderança resiliente.

Essa ideia de líder dispensável está relacionada ao conceito de liderança eficaz e resiliente, na qual a liderança resiliente é aquela capaz de ver os problemas como oportunidades de melhoria e desenvolvimento de forma rápida, mantendo uma atitude positiva mesmo em meio a um cenário nem tão positivo assim.

A liderança resiliente tem como bandeiras a empatia, a inteligência emocional e o gerenciamento de conflitos. Esse pacote torna o líder um ser capaz de treinar e administrar de longe uma ou várias equipes. Claro que isso envolve muito trabalho, mas uma vez que o caminho esteja trilhado, o controle disso é bem mais fácil e pode até sobrar um tempo para a vida pessoal.

Razões para se ter uma liderança resiliente e um líder não onipresente.

A capacidade de uma equipe ou organização continuar a funcionar de maneira eficiente mesmo na ausência do líder, torna a equipe mais unida e focada em acertar na tomada de decisão. Aqui estão algumas razões por que o líder deve ser dispensável:

A equipe se torna resiliente:

Os membros de uma equipe treinada, proativa e responsável são capazes de convergir para uma decisão sábia mesmo na ausência do líder. Continuamente esses membros se perguntam “O que nosso chefe faria nessa situação?”, mesmo que ela seja caótica.

Vários talentos são descobertos:

Com uma equipe capaz de se gerir em diversos momentos, o líder consegue tempo para olhar de forma mais apurada para os membros da equipe e, com isso, trabalhar no aprimoramento dos potenciais talentos. Vê-se aí a criação de uma equipe mais talentosa e poderosíssima.

Preparação de sucessores:

Isso torna-se visível e aceito com muita clareza, pois se o líder consegue ser dispensável, pode ter candidato à sucessão. Um líder que é capaz de criar uma equipe excepcional, facilita qualquer processo de transição com as pessoas que tem. Assim, no momento oportuno a saída do líder não será traumática ou causará prejuízo à empresa.

Fortalecimento da missão e valores da empresa:

A cultura organizacional fortalecida se traduz no comportamento individual de cada funcionário no dia a dia. Esse trabalho de entendimento, internalização e respeito à empresa já foi feito pelo líder nos dias em que cuidou bem de pertinho de sua equipe.

Gestão do tempo bem definida:

A equipe pode executar diariamente as tarefas na empresa e liberar o líder para a dedicação na formulação de estratégias, inovação e planejamento de longo prazo. Com certeza o foco desse líder dispensável para o diário, trará atitudes grandiosas no futuro.

Motivação nas alturas:

Ser autônomo, ter o conhecimento e capacidade necessários para a tomada de decisão, e ainda, sentir a confiança do chefe, traz uma sensação de pertencimento e propriedade em relação à empresa. Isso cria um ambiente mais positivo, produtivo e altamente motivado.

Mesmo com todas essas vantagens em se criar esse ambiente laboral, no qual o líder é dispensável, é fundamental não confundir que a ideia de ser dispensável não significa que o líder perca a conexão ou se desinteresse pela sua equipe. Muito pelo contrário, a missão aqui é fazer com que a sua equipe seja tão poderosa e eficiente que consiga caminhar sozinha, mas que te forneça todas as informações pertinentes a sua função de liderança.

Gostou deste conteúdo? Comente aqui o que achou e compartilhe com seus amigos profissionais de RH.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *