inteligência emocional no trabalho

Inteligência emocional no trabalho: por que ela é importante?

Você sabia que as habilidades ligadas à inteligência emocional têm tanto valor quanto as especializações técnicas dos profissionais? Sim, muitas empresas já tratam a inteligência emocional no trabalho dessa forma. Por isso que ela deve ser desenvolvida por todos que desejam se destacar no mercado de trabalho.

Eu tenho certeza que você já ouviu falar bastante sobre inteligência emocional e a forma como ela impacta nosso comportamento no ambiente de trabalho. 

Mas você sabe os reais motivos dessa importância? E, compreende as maneiras que pode utilizar para desenvolver a sua inteligência emocional?

Esse artigo vem ao encontro do seu desejo de evoluir nesse assunto. 

Nele você vai descobrir o que é inteligência emocional no trabalho, os motivos de ela ser tão importante e descobrir algumas dicas de como desenvolver a sua inteligência emocional.

Continue com a leitura até o final e enriqueça seu comportamento com a inteligência emocional.

O que é inteligência emocional no trabalho

Para Daniel Goleman, psicólogo e jornalista americano, autor do livro Inteligência Emocional, essa habilidade diz respeito à capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

A inteligência emocional está pautada no autoconhecimento, na regulação das emoções, na automotivação, na empatia e nas habilidades de se relacionar.

Esse conceito deve ser aplicado em todos os âmbitos da vida em sociedade!

E já que a inteligência emocional defende que lidar com as emoções é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, no trabalho não seria diferente. 

Nesse âmbito, a inteligência emocional, se mostra como instrumento de resiliência, calma e compreensão, essas sendo características especiais para um líder.

No trabalho, a inteligência emocional tem um papel fundamental, pois, a maioria das situações vividas nesse local exigem habilidades de relacionamento e compreensão humana. 

É lá que se demonstra o quanto habilidosa a pessoa é para entender suas próprias emoções e as dos colegas de trabalho. Dessa forma, o colaborador compreende o efeito das emoções no seu desempenho e no sucesso da empresa.

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Por que ela é importante?

É preciso reforçar ainda, que no ambiente de trabalho essa habilidade deve ser melhor utilizada. 

Isso porque, passamos bastante tempo em contato com os colegas, o que significa lidar com uma diversidade enorme de pessoas. São culturas, gostos e etnias que estão juntas para um objetivo comum, mas precisam se entender para alcançarem esse objetivo, que é o resultado para a empresa.

Bom é que, antes de olhar o resultado almejado, a inteligência emocional no trabalho cria um ambiente de respeito com os relacionamentos interpessoais

Isso engrandece a vivência da equipe e dá condições para as decisões serem tomadas em consenso.

Pode-se ver o quanto a inteligência emocional no trabalho é importante quando se vivencia uma situação de conflito. Nesse momento é chamado à razão o que se sente, pois quando o colaborador não sabe ao certo o que sente, não é empático e não equilibra suas reações, o problema é intensificado e fica sem resolução. 

Por isso é preciso exercitar a Inteligência emocional, para que não  aconteçam ofensas, mágoas e prejuízo para o trabalho e para o clima organizacional.

Assim, a inteligência emocional no trabalho dá o tom civilizado e assertivo para o ambiente e seus participantes. 

Com o uso da inteligência emocional, as pessoas podem entender suas emoções e se colocarem no lugar do outro favorecendo um caminhar mais suave e produtivo na empresa.

Como desenvolver sua inteligência emocional

Já se vê como a inteligência emocional é fundamental para o sucesso de um líder e também da sua equipe. 

Sendo assim, é natural que se queira saber como desenvolver essa habilidade tão importante. 

Por esse motivo enumero aqui algumas dicas de como desenvolver sua inteligência emocional.

1- Promova o autoconhecimento: Ao se autoconhecer a pessoa pode controlar as suas reações e entender as formas de se motivar. Nesse sentido, também, estará aberta a ouvir mais, inclusive feedbacks de melhoramento. 

Isso é bom, você não concorda?

2- Controle os impulsos: É natural que haja uma reação ao que nos desagrada, mas tente fazer isso de forma controlada e assertiva. 

O profissional inteligente emocionalmente sabe se manter calmo, seja na fala ou nos gestos. E, mais importante, saiba quais são as situações no ambiente corporativo que são capazes de tirar você do sério. Identifique-as e não seja pego de surpresa!

3- Expresse-se adequadamente: Mesmo aquilo que te desagrada precisa ser dito, mas isso não quer dizer que será dito de qualquer jeito. Você deve expressar seus sentimentos e emoções de forma clara, objetiva, sem julgamentos, em um diálogo sincero, respeitoso e claro.

4- Use de empatia: Essa capacidade de compreender e considerar os sentimentos de outros permite maior sintonia com o mundo. Isso melhora as relações de trabalho, pois o outro se sente compreendido e acolhido.

5- Seja automotivado: Desenvolva essa capacidade de ter motivos para agir. Uma pessoa automotivada é mais feliz e tem foco no resultado, desse modo, não vai se atentar ao desnecessário e irá conseguir usar de inteligência emocional para com os colegas.

A inteligência emocional não é algo genético, é sim uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. 

No trabalho ela é mais importante ainda. Mas requer disciplina, foco e determinação e é fundamental parar com o processo de procrastinação. É preciso começar agora.

Compartilhe sua opinião aqui nos comentários: De que forma você treina a sua habilidade de inteligência emocional. 

Complemente a sua leitura: Automotivação existe? Como ela impacta no seu trabalho?

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