A importância de ouvir os funcionários é uma habilidade essencial para um time efetivamente engajado.
Mesmo que na sua liderança não seja praticada a escuta ativa ainda, é fundamental que essa aptidão seja desenvolvida e aperfeiçoada. Isso para viver em um ótimo clima organizacional e ter uma equipe envolvida com o líder e seus objetivos.
Nesse artigo você vai entender porque é tão importante ouvir os funcionários da sua equipe, quais os benefícios que essa atitude traz para o dia a dia da empresa e, principalmente, o que muda na relação líder e liderado.
Continue nessa leitura e perceba o poder de ouvir.
Os malefícios de não saber ouvir
O primeiro que salta aos olhos é a demonstração de arrogância, claro. Quem não ouve o outro parece se achar melhor do que ele!
Na posição de liderança, para que dê certo, o líder não pode se colocar acima de seus funcionários. Hierarquicamente falando sabemos que sim, isso é verdade, mas aqui se fala em trabalho próximo do colaborador, intermediando o seu saber com os objetivos que a empresa precisa alcançar. Isso quer dizer que o líder trabalha junto do funcionário, é o seu mentor.
Quando o líder não ouve seus liderados passa a mensagem clara de que é mais importante do que eles e isso desmotiva as pessoas. Principalmente quando interrompe as falas dos funcionários, isso se traduz em “O que tenho a dizer é mais importante, direto e proveitoso”
Quem não sabe ouvir não tem tempo para a opinião dos outros, sendo que essa opinião pode ser uma grande ideia para a tomada de decisão.
Mas o pior de tudo, quem não ouve pensa que é uma disputa e deseja vencer, mal sabe que apenas perde porque na conversa as ideias de cada uma das pessoas do grupo são importantes.
Como desenvolver a escuta ativa
A escuta ativa torna os diálogos mais eficientes, não se perde tempo quando se usa essa técnica. Para o líder isso é muito importante por causa dos prazos e da necessidade de clareza para resolver os problemas.
Na prática da escuta ativa a pessoa está disposta a ouvir e procurar compreender o que o outro tem a dizer. Por meio disso, o ouvinte compreende, de verdade, o conteúdo da fala do interlocutor.
Uma coisa é certa: o interlocutor sabe quando você não está focado inteiramente na conversa. Por isso, não fique se programando para dar uma resposta ao que o funcionário fala e sim em ouvir de verdade.
Quando você faz isso, demonstra a compreensão do que ouviu ao explicar rapidamente o que ouviu. Ao repetir dessa forma, é vista a busca em compreender o que está sendo dito e, com isso, elimina-se possíveis ruídos na comunicação.
Na mesma linha de escuta, a paciência é fundamental para que o outro possa falar e ajudar com novas ideias. Para isso, nunca vá para uma conversa com o tempo contadinho, tente calcular a quantidade de tempo que você tem disponível para aquela pessoa.
À medida que você se coloca na posição de ouvinte, precisa falar menos do que o funcionário e muito cuidado para não interromper as pessoas antes delas terminarem suas frases.
E mais importante que tudo para que isso dê certo, mantenha a mente aberta. Se você já tiver uma opinião formada sobre o assunto, não se furte o direito de ouvir seu funcionário. Ali pode residir uma grande ideia e, além disso, ouvir seu funcionário o traz para mais perto de você.
Vou deixar uma sugestão complementar de leitura: Como entender e liderar pessoas da Geração Z
3 bons motivos para ouvir os seus funcionários
1- Ouvir cria bons relacionamentos
Todas as pessoas desejam atenção, isso é fato. Quando um líder ouve seu pessoal, demonstra que se importa com eles, principalmente com o que vai à cabeça. Ao serem ouvidos os funcionários se sentem respeitados e se agradam pela situação, na sequência se engajam com o líder pelo seu comportamento.
2- Gera confiança entre as partes
Ouvir sem interromper a equipe faz com que acredite que a fala dela é interessante e relevante. Gera confiança porque o líder tem tempo para o que está sendo dito e possivelmente vai usar o que melhor couber na empresa.
3- Exercita a empatia
As pessoas falam e agem de formas direcionadas por suas personalidades, então se você é um líder que é rápido no pensar e mais rápido ainda no falar, pode ter dificuldades para ouvir um funcionário mais vagaroso. No entanto, caso consiga- e minha sugestão é que se esforce para isso- terá um aliado, pois ver o chefe tentando compreender a sua fala é maravilhoso.
Um vídeo para complementar e potencializar este conhecimento:
4- A mente se abre
O gestor moderno precisa se abrir para visões diferentes sobre produtos, estratégias e até mesmo para questões mais específicas da administração da empresa para expandir seus horizontes. Muitas vezes, ouvir o outro traz à tona um viés que o líder não havia pensado.
Você pode ver que ser líder não é sobre mandar em um time para que trabalhem e alcancem o que a empresa precisa. Fazer uma gestão humanizada é o que fará de você um líder respeitado que cria boas conexões e isso inclui saber ouvir seus liderados.
Deixe seu comentário sobre saber ouvir os funcionários. Você é um líder que se inclui nessa prática ou ainda precisa aprimorar essa habilidade?