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A importância de ouvir os funcionários

A importância de ouvir os funcionários é uma habilidade essencial para um time efetivamente engajado.

Mesmo que na sua liderança não seja praticada a escuta ativa ainda, é fundamental que essa aptidão seja desenvolvida e aperfeiçoada. Isso para viver em um ótimo clima organizacional e ter uma equipe envolvida com o líder e seus objetivos.

Nesse artigo você vai entender porque é tão importante ouvir os funcionários da sua equipe, quais os benefícios que essa atitude traz para o dia a dia da empresa e, principalmente, o que muda na relação líder e liderado.

Continue nessa leitura e perceba o poder de ouvir.

Os malefícios de não saber ouvir

O primeiro que salta aos olhos é a demonstração de arrogância, claro. Quem não ouve o outro parece se achar melhor do que ele!

Na posição de liderança, para que dê certo, o líder não pode se colocar acima de seus funcionários. Hierarquicamente falando sabemos que sim, isso é verdade, mas aqui se fala em trabalho próximo do colaborador, intermediando o seu saber com os objetivos que a empresa precisa alcançar. Isso quer dizer que o líder trabalha junto do funcionário, é o seu mentor.

Quando o líder não ouve seus liderados passa a mensagem clara de que é mais importante do que eles e isso desmotiva as pessoas. Principalmente quando interrompe as falas dos funcionários, isso se traduz em “O que tenho a dizer é mais importante, direto e proveitoso”

Quem não sabe ouvir não tem tempo para a opinião dos outros, sendo que essa opinião pode ser uma grande ideia para a tomada de decisão.

Mas o pior de tudo, quem não ouve pensa que é uma disputa e deseja vencer, mal sabe que apenas perde porque na conversa as ideias de cada uma das pessoas do grupo são importantes.

Como desenvolver a escuta ativa

A escuta ativa torna os diálogos mais eficientes, não se perde tempo quando se usa essa técnica. Para o líder isso é muito importante por causa dos prazos e da necessidade de clareza para resolver os problemas.

Na prática da escuta ativa a pessoa está disposta a ouvir e procurar compreender o que o outro tem a dizer. Por meio disso, o ouvinte compreende, de verdade, o conteúdo da fala do interlocutor.

Uma coisa é certa: o interlocutor sabe quando você não está focado inteiramente na conversa. Por isso, não fique se programando para dar uma resposta ao que o funcionário fala e sim em ouvir de verdade.

Quando você faz isso, demonstra a compreensão do que ouviu ao explicar rapidamente o que ouviu. Ao repetir dessa forma, é vista a busca em compreender o que está sendo dito e, com isso, elimina-se possíveis ruídos na comunicação.

Na mesma linha de escuta, a paciência é fundamental para que o outro possa falar e ajudar com novas ideias. Para isso, nunca vá para uma conversa com o tempo contadinho, tente calcular a quantidade de tempo que você tem disponível para aquela pessoa.

À medida que você se coloca na posição de ouvinte, precisa falar menos do que o funcionário e muito cuidado para não interromper as pessoas antes delas terminarem suas frases.

E mais importante que tudo para que isso dê certo, mantenha a mente aberta. Se você já tiver uma opinião formada sobre o assunto, não se furte o direito de ouvir seu funcionário. Ali pode residir uma grande ideia e, além disso, ouvir seu funcionário o traz para mais perto de você.

Vou deixar uma sugestão complementar de leitura: Como entender e liderar pessoas da Geração Z

3 bons motivos para ouvir os seus funcionários

1- Ouvir cria bons relacionamentos

Todas as pessoas desejam atenção, isso é fato. Quando um líder ouve seu pessoal, demonstra que se importa com eles, principalmente com o que vai à cabeça. Ao serem ouvidos os funcionários se sentem respeitados e se agradam pela situação, na sequência se engajam com o líder pelo seu comportamento.

2- Gera confiança entre as partes

Ouvir sem interromper a equipe faz com que acredite que a fala dela é interessante e relevante. Gera confiança porque o líder tem tempo para o que está sendo dito e possivelmente vai usar o que melhor couber na empresa.

3- Exercita a empatia

As pessoas falam e agem de formas direcionadas por suas personalidades, então se você é um líder que é rápido no pensar e mais rápido ainda no falar, pode ter dificuldades para ouvir um funcionário mais vagaroso. No entanto, caso consiga- e minha sugestão é que se esforce para isso- terá um aliado, pois ver o chefe tentando compreender a sua fala é maravilhoso.

Um vídeo para complementar e potencializar este conhecimento:

4- A mente se abre

O gestor moderno precisa se abrir para visões diferentes sobre produtos, estratégias e até mesmo para questões mais específicas da administração da empresa para expandir seus horizontes. Muitas vezes, ouvir o outro traz à tona um viés que o líder não havia pensado.

Você pode ver que ser líder não é sobre mandar em um time para que trabalhem e alcancem o que a empresa precisa. Fazer uma gestão humanizada é o que fará de você um líder respeitado que cria boas conexões e isso inclui saber ouvir seus liderados.

Deixe seu comentário sobre saber ouvir os funcionários. Você é um líder que se inclui nessa prática ou ainda precisa aprimorar essa habilidade?

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