Como entender e liderar pessoas da Geração Z

Como entender e liderar pessoas da Geração Z

O verdadeiro líder sabe transitar entre os diversos tipos de colaboradores, de várias gerações e ainda conseguir resultados de todos. Já é apontado que uma das grandes mudanças no meio corporativo nos próximos anos é a convivência de várias gerações no mesmo espaço, e por isso vamos compreender como entender e liderar pessoas da Geração Z .

E, com pessoas bem jovens, da geração Z alcançando o mercado, o líder não pode ficar aquém de como lidar com esses novos colaboradores e buscar se capacitar de forma ágil.

Sim, não é uma tarefa fácil ser líder, exige muito autoconhecimento e domínio de técnicas e ferramentas para lidar com o material humano na empresa. A boa notícia é que isso é a parte mais rica para a evolução do líder como profissional.

Como é dito, o líder é uma pessoa em constante aprendizado. Assim, leia esse artigo até o fim para saber algumas das características mais marcantes da Geração Z, de que forma a sua liderança pode despertar o interesse desses jovens em se manterem na sua empresa, como eles veem o mercado de trabalho, quais as estratégias para entendê-la e, super importante, como liderar essas pessoas.

Quem são os jovens da geração Z

As pessoas dessa geração são chamadas de nativos digitais, pois nasceram já conectados e não vivenciaram o desenvolvimento da tecnologia. Essas pessoas talvez nunca tenham visto um telefone com fio ou um disquete, por exemplo. Essa é a geração composta por aqueles que nasceram entre 1995 e 2010, e que já estão chegando ao mercado de trabalho.

Esses jovens se atraem por oportunidades de emprego onde veem a chance de fazer o que querem, ou seja, são guiados por suas paixões.

Buscando entender e liderar pessoas da Geração Z no ambiente de trabalho

De antemão deve-se ter bem claro que, mesmo que os jovens “tecnológicos” sejam impressionantes em diversos aspectos e que eles vêm de um tempo diferente da maioria dos líderes, muitas coisas na liderança ainda devem ser executadas normalmente, apenas adequadas a cada geração. Saber disso já é um grande passo no caminho do entendimento.

Cada geração compreende um grupo de pessoas que cresceu em contextos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos distintos e esses fatores, obviamente, influenciam diretamente os hábitos e a forma como as pessoas se comportam. Assim, isso acaba marcando as suas características e a forma como agem no mundo. Com a geração Z não é diferente!

Essa é a geração que compreende o funcionamento das ferramentas melhor do que qualquer outra. Os integrantes dessa geração Z se viram muito bem com os dispositivos tecnológicos, aprendendo com muita facilidade seu manuseio. Por isso, quando o assunto é tecnologia digital, estão sempre um passo à frente dos mais velhos.

No entanto, quando o assunto é carreira, podem tornar-se desconfiados, pois acreditam que não necessitam ficar em uma mesma função pelo resto da vida. Diante disso, a Geração Z busca flexibilização nas relações de trabalho, isso porque possuem visão diferenciada do mundo com valores como responsabilidade social, desapego das fronteiras geográficas e necessidade de exposição de opinião.

Muito embora as pessoas não devam ser categorizadas, pois cada ser humano é infinito de possibilidades. Essas características da geração Z devem ser levadas em conta, pois podem mantê-los em constante mudança se não se identificarem com o lugar onde trabalham. Dessa forma, o entendimento sobre estes novos trabalhadores deve versar em cima do dinamismo e da rapidez com que as suas expectativas mudam.

Quero aproveitar e deixar aqui, uma sugestão de leitura complementar: Inclusão e diversidade nas empresas e na liderança

Como é liderar jovens da geração Z

Para gerenciá-los, os líderes devem ter esse conhecimento de que a Geração Z viu a chegada da sua vida adulta em um período de crescimento de empregos, pós crise de 11 de setembro, por exemplo. E olhar para o mercado com mais oportunidade de empregos fez dessa geração um grupo de pessoas mais exigentes e crentes nas oportunidades, por isso não temem ficar desempregados.

Isso posto, vê-se que nunca a palavra propósito teve tanta importância na vida profissional das pessoas. Essa geração é instigada por “razões de ser”, por isso dar sentido às tarefas que lhes são confiadas é fundamental para que a liderança consiga alcançá-los.

O líder vai ter sucesso no comando deles, se conseguir dar significado até mesmo às tarefas mais corriqueiras do dia a dia da empresa. E, com esse modo de gestão, conseguirá impulsioná-los em direções construtivas.

Uma das características mais maravilhosas desses jovens é que estão sempre aptos a aprender, e são ávidos por isso. Esse é um ponto em que o líder deve focar, treinar sua equipe sempre, apresentar curso de aperfeiçoamento e permitir que adquiram ou aperfeiçoem habilidades continuamente.

Somando -se a isso, comunicar-se com verdade, mostrar agilidade nos trabalhos, ser firme na liderança para inspirar confiança, dar-lhes ferramentas que os ajude a entender seu papel na companhia são ingredientes que conquistam os jovens colaboradores. Vale lembrar que esses funcionários estão muito preocupados com feedback constante e mentoria.

Mais um motivo para o líder estar se preparando para ser um exemplo!

O líder deve também promover a boa relação do funcionário com o cliente, fazendo com que o indivíduo da geração Z possa demonstrar o quanto o cliente é importante. E, por último, mas não menos importante, investir na criação de uma nova geração de líderes, para isso eles precisarão de um líder que os direcione, apoie e guie ao longo do caminho.

5 dicas práticas para liderar essa geração

Manter uma equipe que possui muitas gerações envolvidas pode ser muito desafiador para o líder, mas também dinâmico e muito produtivo. Com a geração Z sendo a novata é preciso saber como liderar esses jovens e depois envolvê-los com os demais.

1- Adote uma comunicação clara e frequente

Comunicar-se adequadamente com a geração Z envolve falar cara a cara. Essa geração não gosta muito de comunicação via e-mail ou evasiva, por exemplo. É assim porque esses novos colaboradores priorizam muito mais a transparência, os feedbacks e a colaboração.

2- Aja como facilitador na resolução dos problemas

A geração Z gosta de ser desafiada e, por isso, não se sente confortável em ter um líder que resolve tudo. Ao contrário disso, essa geração aprova uma liderança que faz a intermediação entre o problema e as pessoas que o solucionam, ou seja, os funcionários. Assim, seja o líder que mostra o caminho e dá condições de trabalho a sua equipe.

3- Dê significado às tarefas

As pessoas da Geração Z precisam entender o porquê das coisas serem feitas. O fato de saberem que as atividades que desenvolvem impactam na engrenagem da firma agrada-os muito. Essa geração até sente orgulho de pertencer a uma empresa em que se sente parte e respeita os valores.

4- Forme novos líderes

Como são muito imediatistas e esperam feedbacks contínuos, essas pessoas da Geração Z também esperam ser promovidas com certo imediatismo. Por esse motivo tenha em mente um plano de carreira a oferecer que possa formar líderes em tempo menor do que se fazia antigamente.

5- Mostre com clareza e estratégia que existe hierarquia

Use toda a Inteligência Emocional que possui para lidar com a equipe formada pela geração Z. É dito que há uma dificuldade por parte dessa geração em compreender hierarquias. Por isso, exerça a liderança com pontos inegociáveis, mostrar as melhorias necessárias e delegar as tarefas são exemplos disso.

Pode parecer um pouco cedo para obter dados sobre a geração Z no ambiente de trabalho, afinal recém estão entrando nele. Mas, para o líder antenado, não se pode estar à frente de um grupo sem o conhecer. Exatamente por esse motivo que deve buscar conhecimento sobre que líder é e sobre quem são as pessoas que estão sob seu comando.

Compartilhe esse artigo com aquela pessoa que já tem uma geração nova de funcionários com as características da geração Z.

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