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Liderança digital: como a tecnologia impacta no gestão da equipe

Que a tecnologia é uma forte aliada na gestão das empresas e das equipes, já não é segredo para mais ninguém. Contudo, do que se trata a liderança digital? Como um líder pode usar desses artifícios para potencializar os resultados da sua equipe?

Dada a relevância do tema, preparei um artigo para que possamos entender um pouco mais a acerca das características do líder digital e de que forma ele pode influenciar nos resultados da equipe, com a ajuda da tecnologia.

Se você está em uma fase de “namoro” com a tecnologia, conhecendo-a e desejando trazer para o seu dia a dia, esse é um bom lugar para entender a importância disso na gestão das pessoas.

Dessa forma, no artigo abaixo você verá:

  • O que é liderança digital;
  • Quais são as características do líder digital;
  • Porque essa iniciativa é importante nos dias de hoje;
  • 3 passos para levar a tecnologia para a sua realidade.

Liderança digital: o que é?

Essa é uma expressão que resume a ligação entre líderes e tecnologia. 

Sabendo que nas últimas décadas, a tecnologia avançou exponencialmente mudando rotina, processos e até mesmo, o comportamento das pessoas, não se pode ficar alheio a essa realidade e nem resistir ao uso das ferramentas tecnológicas durante sua gestão como líder.

À vista disso, Liderança digital diz respeito ao profissional que adota novas formas de pensar e agir conduzindo suas equipes no alcance de resultados memoráveis e muito além do esperado.

O líder digital tem capacidade de inspirar as pessoas nesse rumo de desenvolvimento.

Você também pode gostar de ler: RH 4.0: o que esperar da nova era de Gestão de Pessoas?

Características do líder digital

Se você chegou até esse ponto da leitura pode estar interessado em conhecer e desenvolver as características de um líder tecnológico ou digital

Portanto, eu listei abaixo algumas das habilidades que podem o tornar um profissional diferenciado nesse quesito.

Capacidade “aprendedora”: que significa dar vida a sua vontade de aprender e buscar novidades na internet, fazendo benchmarking e conversando com sua rede de networking. 

Uma vez que você faz isso, é hora de dividir este conhecimento com o time a fim de que a cultura de tecnologia e inovação chegue até todos, sensibilizando-os para a importância dela.

Gostar de inovação: para adotar novas tecnologias é preciso gostar desse negócio de inovação. É preciso ter interesse em coisas que nos tiram da zona de conforto e estar disposto a utilizá-las no dia a dia. 

Preste atenção aos conteúdos que você consome na sua rotina: o que tem de inovador nesse repertório?

Não ser resistente às mudanças: mudanças doem e isso é um fato real. Se você pretende ser um líder digital e adepto a novas tecnologias, certamente terá que lidar com mudanças. 

E neste caso, é importante encarar o processo como algo benéfico e necessário. Esse comportamento irá inspirar o time que também, tende a resistir a adoção de tecnologias que o tire do fluxo padrão de trabalho.

Utilizar e testar novas ferramentas antes de implementar: antes de sair deste artigo implementando novas ferramentas de trabalho e incorporando a tecnologia na rotina do time, faça testes. Utilize as ferramentas que pretende implementar no seu dia a dia, de verdade. Se você entender que elas ajudarão no crescimento da equipe e nos resultados da empresa, é hora de apresentar para as pessoas.

Perceba que para ser um líder ligado a tecnologia você precisa, basicamente de vontade e determinação, ao invés de se manter resistente às novidades do mercado.

Por que você precisa ter uma liderança digital nos dias de hoje?

Como eu disse no começo do artigo, a tecnologia já não é uma opção nos dias de hoje. Ela passou a ser essencial nas empresas, e até mesmo, na vida das pessoas.

Trazer a tecnologia para a sua forma de liderar é uma decisão inteligente, pois os colaboradores das novas gerações lidam com ela diariamente e com uma facilidade incrível.

Essa é uma oportunidade para que o líder possa se aproximar, conhecer e potencializar cada membro do time, por meio de ferramentas e conhecimentos tecnológicos.

Além de ser extremamente útil nas rotinas de trabalho, a tecnologia otimiza a capacidade de gestão por meio de indicadores em tempo real, centralizados e sem a necessidade de cálculos mirabolantes em planilhas de Excel. Tudo que um líder produtivo e eficiente precisa para escalar os resultados do time.

Para tanto, basta abrir a caixa das novas tecnologias e explorar tudo de melhor que ela pode oferecer.

3 passos para levar a tecnologia para sua equipe

Agora partindo para a prática, listei 3 passos que você pode dar hoje para tornar a sua liderança em uma liderança digital. Veja:

Será que a empresa já oferece alguma tecnologia?

Por vezes encontro líderes pouco dispostos a utilizar e conhecer as ferramentas que as suas empresas já oferecem. Esse é um bom começo. Se a empresa já tem algo bacana, comece abrindo espaço para isso. 

Se ainda não oferece, será uma oportunidade para ter apoio nessas questões tecnológicas. Os superiores e RHs estão disponíveis para ajudá-lo a fazer seu time crescer.

Comece olhando seus processos

Esse é um equívoco que as pessoas cometem: contratar ferramentas ou sistemas sem entender os seus processos internos. A falta de alinhamento nessas questões pode frustrar todo o time na adoção de tecnologias. 

Portanto, uma forma de evitar isso é conhecendo a fundo seus processos para então, procurar por tecnologias que o atendam mais precisamente (dentro do possível).

Pesquise, teste e compartilhe com o time

De olho nos itens acima, a última dica está relacionada com o pesquisar, testar e sensibilizar o time para o uso de uma determinada tecnologia. Se o líder entender que a ferramenta vai ajudá-los no alcance de resultados, ainda assim, precisa explicar e pedir opinião deles sobre o uso, sempre que possível.

Se a tecnologia impositiva não funciona para você, por que vai funcionar para o seu time?

Desta forma, escolha o caminho da sensibilização e do comprometimento para ter uma Liderança digital de sucesso.

Gostou das dicas? Faz sentido para você o conceito de Liderança digital?

Leia também: 7 características dos grandes líderes

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Recrutamento e seleção: 5 pontos relevantes para conhecer

É natural na empresa se fazer um processo de recrutamento e seleção quando se quer contratar alguém novo para compor a equipe.

Instintivamente, busca-se uma pessoa que possa agregar na empresa e que esteja adequada com os valores da mesma.

Só que não é só isso! Hoje, com a grande oferta de pessoas para o mercado de trabalho e com cada vez mais as empresas conhecendo seus objetivos, o candidato escolhido precisa ter um encaixe o mais perfeito possível no time.

Por isso se torna tão importante o processo de recrutamento e seleção!

Nesse artigo quero explicar um pouco sobre esse processo e listar 5 pontos importantes para que ele seja assertivo e dê resultados.

Desta forma, vou entregar um material que pode ser usado já na próxima demanda de novos funcionários. Desta leitura você vai sair com mais conhecimento e, assim, com base para atuar imediatamente.

Veja o que vai ler e conhecer:

  • O que é recrutamento e seleção.
  • Por que você deve ter esse processo na sua empresa?
  • 5 pontos importantes sobre recrutamento e seleção.
  • Dicas práticas para aprimorar o processo de recrutamento e seleção.

Fique comigo nesta leitura! Vai ser revelador.

 O que é recrutamento e seleção

Este é um processo que sua empresa precisa conhecer e aplicar nas contratações daqui para frente. Você verá que quando o processo é bem feito, sua empresa é quem ganha, pois vai colher bons frutos.

Como conceito, o processo de recrutamento e seleção é o conjunto de atividades que visa encontrar as pessoas mais adequadas para preencherem as vagas disponíveis na organização. Também é responsável pela atração dos melhores candidatos para ocuparem tais vagas, ou seja, aqueles talentos  os quais você precisa ter por perto.

Vendo desta forma, o processo de recrutamento e seleção, tem duas funções principais:

Primeiro vem a função de recrutamento, ou seja, divulgar a vaga e chamar a atenção dos talentos. Segundo a função de seleção, que diz respeito a escolher o candidato mais qualificado para ocupar a vaga existente em uma organização.

À vista disso, a aplicação assertiva do processo demanda conhecimento sobre as técnicas que o envolvem, pois o recrutamento e seleção é a porta de entrada da sua empresa. É no departamento de RH que o candidato vai passar pelo processo e integrar o seu time, ou não.

Agora faço uma pergunta: Quando você vai anunciar a vaga da sua empresa, você a faz de forma atrativa e já direcionada para o tipo de candidato que deseja?

Caso não faça assim, saiba que a divulgação da vaga deve ser bem específica, clara e atrativa para chamar os talentos para a segunda parte do processo, a seleção. Isso também evita o recebimento de inúmeros currículos fora do perfil que a empresa necessita.

Desta maneira, na seleção você vai garimpar em meio a todos os candidatos que se apresentam, o talento que vai integrar perfeitamente o seu time. Os critérios de seleção serão definidos de acordo com as características do cargo.

Ter esse olhar sobre o processo faz toda a diferença!

Isso faz sentido para você? 

Aqui você pode se perguntar se deve ter recrutamento e seleção na sua empresa e até mesmo se consegue aprimorar o trabalho que já existe nesse sentido.

Reitero que sim! E mais abaixo explico por quê.

Por que você deve ter esse processo na sua empresa?

O processo de recrutamento e seleção tem um papel fundamental no crescimento da empresa. É por meio dele que podemos encontrar os profissionais certos para fazer o negócio crescer de forma sustentável.

Pense também que aplicar o processo de recrutamento e seleção de forma estruturada, torna a empresa mais competitiva, pois já de início as intenções ficam claras.

Sendo assim, fazer o processo corretamente contribui para a otimização da produção, aumento dos lucros e redução de despesas por falha humana.

Lembre-se que o recrutamento é a porta de entrada das pessoas nas empresas, e ter este processo bem desenvolvido mexe com os desejos dos candidatos e os faz querer estar na sua empresa. 

E ter as pessoas certas nos lugares certos é um trunfo para qualquer empresa que busque uma postura vencedora.

Aplicar este processo na empresa minimiza as contratações equivocadas, sendo que elas afetam a rotina organizacional, refletem nas relações interpessoais e podem até impactar nos resultados desejados pela empresa. 

E nenhum líder deseja este cenário!

Se a organização não consegue fazer um recrutamento adequado, como poderá atrair possíveis talentos que estejam em consonância com a cultura organizacional da mesma? 

Então é fundamental que se invista para ter um setor de recrutamento e seleção bem desenvolvido ou pessoas dedicadas ao processo.

Sendo assim, se deseja implantar o processo na sua empresa ou pelo menos aprimorar o que já existe, você está no lugar certo.

Reforce essa ideia com as informações que passo na sequência.

5 pontos importantes sobre recrutamento e seleção

Atrair profissionais alinhados com a cultura da empresa requer dedicação. Por isso, deve-se utilizar das metodologias utilizadas para recrutar e selecionar candidatos.

Desta forma, listo abaixo os 5 pontos que considero importantes e que tornam o processo factível:

Redução de custos

Usar as ferramentas, técnicas e procedimentos adequados para o recrutamento e seleção poupa tempo, energia e dinheiro. Isso é uma meta das empresas, manter os custos baixos, mas conseguir o sucesso no investimento.

Transpor desafios

Um processo de recrutamento e seleção bem estruturado é capaz de encontrar os profissionais certos para os desafios que a organização se propõe a vencer.

Fortalecimento da cultura organizacional

Atualmente é comum as pessoas buscarem empresas que compartilhem dos mesmos desejos que elas. Muitos funcionários sentem satisfação em trabalhar onde gostam e concordam com a visão que a empresa possui.

Por isso a cultura organizacional tem ganhado um peso cada vez maior no processo de recrutamento e seleção.

Redução do turnover

Ao se sentir bem contratado o profissional tende a se manter satisfeito com admissão e, dessa forma, a rotatividade tende a diminuir.

Sem falhas na seleção é possível reter os talentos por mais tempo no time. Isso é excepcional.

Deseja calcular o turnover corretamente? Acesse esse artigo e baixe nossa planilha gratuitamente.

Dicas práticas para aprimorar o recrutamento e seleção na sua empresa

1) Crie um processo agradável de recrutamento e seleção, pois isso contribui para otimizar a imagem da empresa;

2) Seja um recrutador atualizado e entusiasmado com a empresa, ou tenha um recrutador no RH que consiga se mover por todos os setores da empresa e seja um conhecedor dela;

3)  Tenha clareza da vaga ofertada conhecendo o setor que precisa de mais um colaborador;

4)  Estabeleça o perfil do candidato;

5)  Defina os critérios técnicos para o preenchimento da vaga;

6)  Escolha os meios de divulgação da vaga. Qual local físico ou virtual vai alcançar o candidato que você procura?

7)  Desenvolva sua habilidade de entrevistador. Você precisa ter um roteiro definido de como será a entrevista. Quais perguntas são pertinentes para o caso.

8)  Faça a seleção dos currículos;

9)  Na entrevista de seleção aprenda a usar técnicas corretas para conduzi-la. Procure avaliar as experiências, competências e o histórico de vida e carreira do candidato;

10)  Após a escolha feita, informe o candidato escolhido, mas também passe a informação aos demais candidatos que a vaga foi preenchida. Empatia sempre.

Sabe aquela vaga que você precisa preencher nas próximas semanas? Use o conhecimento adquirido aqui e aplique estas dicas.

A probabilidade de acerto aumenta consideravelmente.

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Liderança autocrática versus liderança democrática: entenda as diferenças

Para se tornar um grande líder é preciso, primeiramente, se conhecer. Quando o líder sabe quem é, como age, ele pode sair do zero a zero e criar uma liderança inspiradora, observando os comportamentos da liderança autocrática.

Eu pergunto a você, quando foi a última vez que olhou para seu modo de liderar de forma crítica?

Digo de forma crítica porque na posição de líder o comportamento de liderança deve ser exercitado e aperfeiçoado constantemente.

Por isso, ao se autoconhecer o líder pode compreender em que modo opera. Se no seu modo de liderar cabe uma liderança centrada somente nas decisões dele mesmo, ou se é um líder que consegue envolver os colaboradores nas tomadas de decisões da empresa.

Nesse sentido trouxe este artigo para mostrar dois tipos de liderança.

Acompanhe na leitura e fique sabendo:

  • O que é liderança autocrática?
  • O que é liderança democrática?
  • Principais diferenças entre liderança autocrática e democrática;
  • As vantagens e desvantagens da liderança autocrática;
  •  As vantagens e desvantagens da liderança democrática;

Vamos lá?

O que é liderança autocrática?

Liderança autocrática é um modelo de gestão em que o líder tem a palavra final sobre tudo e tende a não ouvir ou aceitar opiniões divergentes.

Nesse tipo de liderança as decisões se concentram na figura de um único líder. 

Ele tem sob suas ordens qualquer definição dos métodos de trabalho e resultados a serem alcançados.

O estilo de liderança autocrática tem como característica principal a verticalização das ordens, elas vêm de cima para baixo. É comum o líder deter informações técnicas que só ele conhece mantendo o domínio sobre a estrutura organizacional.

Embora este estilo de liderança tenha sido maioria por muitos anos, atualmente existe certa resistência a ela por ser considerada muito autoritária.

Isso soa familiar para você? Em algum momento vivenciou uma liderança autocrática?

Agora vamos conhecer a liderança democrática, contrário dessa visão.

O que é liderança democrática?

Em contrapartida ao que foi descrito acima, tem-se a liderança democrática. Nela se vê um trabalho que envolve os subordinados nos processos da empresa, ouvindo, orientando e impulsionando os mesmos.

A liderança democrática prioriza a motivação, o desenvolvimento e a comunicação da equipe com o líder. 

Por isso, o líder que aposta nesta forma de agir, traz a equipe para perto, pois a participação da mesma ajuda na tomada de decisões dentro da empresa, aumentando o comprometimento.

O desenvolvimento das relações de trabalho além da busca por bons resultados é uma forte característica da liderança democrática, pois ela prioriza também o crescimento dos colaboradores.

Para um líder democrático, ter uma equipe motivada em constante desenvolvimento e com um canal de comunicação limpo é o que faz as metas serem alcançadas.

Parece perfeito, não é mesmo?

Contudo, é importante mencionar que todo estilo de liderança possui os seus prós e contras. O papel do líder é adequar o estilo para o seu ambiente.

Desta maneira, se faz necessário verificar quais as principais diferenças entre os dois tipos de liderança. 

Eu gosto desse compromisso de mostrar as partes para você. Assim, munido de informação, pode fazer escolhas mais assertivas.

Principais diferenças entre liderança autocrática e democrática

Se você chegou até esse ponto da leitura, pôde perceber a maior diferença entre estas duas formas de liderar.

Na liderança autocrática, o centro é o líder, ou seja, é ele quem recebe os louros ou as agruras do resultado apresentado. Já na liderança democrática, este líder dá a oportunidade à equipe de se manifestar e construir junto os resultados da empresa.

Desta forma, mostro agora as diferenças nos aspectos menores, pois elas que dão o tom positivo ou negativo da liderança para os seus colaboradores.

Na liderança autocrática as regras são bem determinadas, sem espaço para que os colaboradores se manifestem ou interfiram nos direcionamentos.

O líder autocrático deseja reduzir ao máximo a margem de erro e com isso aumentar a produtividade, incluindo até ouvir a sua equipe, mas tomando a decisão sozinho.

Já na liderança democrática o líder delega observando as características dos seus liderados. Faz uma gestão mais aberta e promove o envolvimento da equipe.

Neste tipo de liderança a equipe se sente mais confortável e confiante na participação dos processos na empresa. Isso gera o comprometimento com os resultados.

Tudo tem prós e contras e com estes perfis de liderança não seria diferente. 

Resta saber qual peso a escolha de cada um tem sobre sua liderança e se você deseja bancar a escolha feita.

À vista disso, vou ajudar revelando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Você também pode gostar de ler: 7 características dos grandes líderes

As vantagens e desvantagens da liderança autocrática

Vantagens:

  • Caso a equipe seja inexperiente, um líder autocrático tem papel fundamental no alcance dos objetivos;
  • A liderança autocrática evita desvios dos colaboradores porque os acompanha de muito perto;
  • Rapidez na tomada de decisões. Como o líder é centralizados, ele pode ser mais ágil quando se pede uma atitude imediata;
  • Aqui se tem uma liderança muito forte e para muitos colaboradores é do que precisam em um momento de crise econômica, por exemplo;

 Desvantagens:

  • A liderança autocrática cria uma equipe dependente. No caso da ausência do líder, esta equipe pode ficar perdida.
  • Pode se instalar desmotivação na equipe, pois se somente o líder tem voz a equipe se sente engessada;
  • Perda de talentos. Os grandes talentos gostam de participar do trabalho que fazem, gostam de mostrar sua paixão pelo trabalho e na liderança autocrática eles são tolhidos e, por isso, não ficam na empresa.
  • Conformismo e involução. Por não precisarem opinar na empresa, os profissionais não se aprimoram dentro da empresa.

Leia mais: Você sabia que o líder pode transmitir ansiedade?

As vantagens e desvantagens da liderança democrática

Vantagens:

  • Na liderança democrática os liderados se sentem encorajados a tomar decisões de grupo em todas as atividades;
  • Os colaboradores se sentem valorizados e importantes, o trabalho em equipe aparece porque se tem foco no relacionamento;
  • O líder democrático é um excelente ouvinte e isso faz com a equipe se sinta confortável para procurar a liderança;
  • Há uma boa retenção de talentos, pois a liderança democrática dá oportunidade de envolvimento nos desafios da empresa;

Desvantagens:

  • Quando todos podem opinar a tomada de decisão pode se tornar lenta, dependendo da situação a não agilidade impacta negativamente;
  • A definição de metas, planos dentro da empresa pode causar discordâncias entre os funcionários e, com isso, trazer conflitos;
  • O líder democrático ao se preocupar demais com a opinião dos liderados pode perder o pulso firme e impactar na produtividade;
  • Por optar pelo consenso e ter uma liderança mais cautelosa, o líder pode evitar ser muito arrojado e perder oportunidades;

Você gostou deste material?

Comente aqui embaixo o quanto o material clareou o seu entendimento do líder que você é.

Complemente a sua leitura assistindo o vídeo abaixo no meu Canal do Youtube: Vanusa Cardoso.

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Como motivar uma equipe: dicas práticas para usar hoje mesmo

Ter uma equipe motivada e produtiva é o sonho de todo líder, pois uma equipe assim está aberta a ouvir, pensar e realizar. Por este motivo é preciso estar atento a como motivar uma equipe.

Ao ter uma equipe motivada se tem produtividade de forma certa. 

A motivação de equipe proporciona um clima organizacional agradável a todos e coloca o objetivo a ser alcançado no centro da atenção da empresa.

Mesmo aquele colaborador que parece desanimado, ao fazer parte de uma equipe motivada passa a ter mais cuidado com suas responsabilidades e adquirir novo comportamento em relação às metas e aos resultados buscados pela empresa. 

Pode-se dizer que os colaboradores são contagiados pelo clima motivacional que existe.

Neste momento a pergunta vem imediatamente: mas como faço para motivar uma equipe?

Fique tranquilo, neste artigo eu esclareço:

  • Do que se trata motivação e como motivar sua equipe
  • Quais os benefícios que ela traz para a sua equipe 
  • E, mais ainda, apresento dicas de como fazer acontecer

Sendo assim, continue comigo nesta leitura e descubra o poder da motivação para que seus colaboradores atinjam o máximo de suas capacidades.

O que é motivação?

Nesse primeiro momento é fundamental que fique claro para você o que é motivação.

Em um contexto semântico – sentido das palavras – motivação é simplesmente aquilo que motiva pessoas para uma ação

Já em um contexto psicológico, não é uma competência, mas sim uma resposta do colaborador a estímulos enviados pela empresa e pelo ambiente onde o mesmo atua.

Partindo destes dois conceitos, temos a seguinte pergunta: motivação vem de dentro de cada ser humano ou do exterior que o cerca?

Pois bem, podemos dizer que é um misto destes dois fatores que influenciam diretamente o comportamento motivacional das pessoas.

Para o entendimento claro do processo motivacional, trago uma teoria bem famosa, a teoria de Abraham Maslow na sua Pirâmide de Maslow.

A pirâmide cria uma hierarquia para as necessidades humanas. 

Segundo essa teoria, cada degrau da pirâmide corresponde a um tipo de necessidade e somente após satisfazer um nível de necessidade, o ser humano passa ao outro. E, cada vez que se preenche um nível de maneira completa, surgem naturalmente as necessidades do nível seguinte.

Entenda melhor na ilustração abaixo:

como motivar sua equipe

Note que na base da pirâmide estão as necessidades básicas, ou seja, fisiológicas. São necessidades de sobrevivência e o que garante a perpetuação da espécie. 

Caso alguma destas necessidades não seja suprida, a pessoa não consegue pensar em evoluir, ou seja, se estiver com problemas de moradia ou passando fome, a pessoa não tentará alcançar o outro nível.

Por isso, é preciso compreender que a motivação aflora para a pessoa quando ela tem os níveis desta pirâmide contemplados. 

E isso se dá por uma escalada, um patamar de cada vez.

A empresa tem participação fundamental na escalada dos níveis da pirâmide de Maslow, pois é dali que sai o sustento para a família, dali pode-se conseguir um pouco de segurança. 

Nas empresas o colaborador pode ser reconhecido, se sentir respeitado, essencial, ter a autoestima alimentada e, com isso, alcançar realizações pessoais.

Desta forma, você observa que os níveis da Pirâmide de Maslow estão intimamente ligados à motivação que vem de fora e aquela que provém do coração da pessoa.

Não se pode separar uma da outra.

Do que trata a motivação de uma equipe?

A motivação vem de dentro ou de fora? 

Analisando essa questão, fiz relação automática com outra teoria. A teoria de Frederic Hersberg dos Fatores Higiênicos e dos Fatores Motivacionais

Para ele a motivação das pessoas vem das duas formas, de dentro quando se trata dos fatores motivacionais e de fora quando se trata dos fatores higiênicos.

Os Fatores Higiênicos são aqueles que as pessoas devem receber da empresa para que realizem o seu trabalho com mais afinco, pode ser um mínimo, mas se precários, provocam desmotivação.

Alguns exemplos:

  • Condições de trabalho e conforto;
  • Políticas da organização e administração;
  • Benefícios;
  • Salários;
  • Segurança no cargo.

Já os Fatores Motivacionais lidam com o ser humano, ou seja, é preciso conhecer a pessoa. Eles operam de um jeito diferente sobre o colaborador. E, por causa disso, trazem aquela motivação que vem de dentro.

Veja alguns exemplos:

  • Reconhecimento;
  • Oportunidades de crescimento;
  • Delegação de responsabilidades;
  • Autonomia;
  • Promoção

Desta forma, é possível perceber que para ter uma equipe motivada, o líder precisa lançar mão destas duas formas de motivar.

E uma equipe motivada é uma equipe que identifica suas potencialidades, sabe aplicá-las de acordo com suas funções e, por conseguinte, obtém sucesso e é reconhecida e valorizada por isso.

Isso faz sentido para você?

Você também pode gostar de ler: Inteligência emocional para líderes: o que você precisa saber

Benefícios de uma equipe motivada

São muitos os benefícios de motivar uma equipe. Isso você já pode imaginar.

Eu sei que você precisa ter claros estes benefícios para então agir imediatamente.

Além de um clima organizacional prazeroso e acolhedor – os seus colaboradores vão se sentir satisfeitos de trabalhar na sua empresa – há, comprovadamente, um crescimento na produtividade

Desta forma, você como líder, também se beneficiará deste prazer que é viver motivado.

Não se esqueça de que quando há motivação, a equipe fica mais unida, possui o olhar no mesmo objetivo e isso faz com que se empenhe mais para construir mais laços. 

A equipe motivada deseja cumprir as metas propostas de forma inteira. Essa equipe deseja receber os louros da vitória em conjunto.

É possível que nesta altura da leitura você pense assim: Eu quero ter minha equipe motivada agora!

Isso é fantástico! E você precisa ter respostas para as perguntas que surgem.

Como motivar a equipe? Qual o caminho? Quais passos eu sigo para conseguir este feito? É muito difícil engajar minha equipe na motivação?

Vou tranquiliza-lo dizendo que há um caminho sim.

Esse caminho passa pela atitude da empresa em querer fomentar a motivação e de líderes treinados para implementar uma cultura motivacional junto à equipe.

E não deve ser um processo difícil de fazer, porque com as atitudes certas, você verá os resultados aparecerem. Então foco no uso das ferramentas!

Para facilitar este processo trouxe algumas dicas de ouro para serem usadas hoje mesmo.

Leia mais: Liderança na prática: o que você precisa saber para ser um líder de sucesso

Como motivar uma equipe: 3 dicas de ouro

Existem muitas atitudes que podem ser empregadas na motivação dos seus colaboradores, no entanto vou deixar aqui 3 dicas que envolvem tanto a motivação interna como a externa. 

Por esse motivo são dicas tão preciosas.

Assim sendo, você terá certeza que está atingindo as duas possibilidades de criar motivação na equipe. Nesse sentido é muito importante conhecer o perfil psicológico de cada um, pois alguns colaboradores se motivarão internamente e outros estarão engajados pelos motivos externos.

Vamos a elas:

1- Promova treinamentos

Treinar a sua equipe a mantém motivada. Isso se dá porque os colaboradores saem da zona de conforto e da rotina. 

Nos treinamentos, vários pontos são validados para que a equipe possa saber do que precisa para ter um alto desempenho. 

É fundamental que sua equipe saiba as qualidades que possui para a realização das metas. E, ao observar que tem potencial, a equipe vai usar no cumprimento dos objetivos empresariais.

2- Ouça sua equipe

Toda pessoa se sente aceita se ela puder falar e registrar a sua opinião. 

Ouvir a sua equipe resulta em um material muito rico para criar estratégias vencedoras. Os colaboradores dão sugestões de melhorias e resolução de problemas. Isso é excelente para construir o ambiente necessário para que eles desenvolvam seus talentos.

E lembre-se sempre: um funcionário que enxerga sua sugestão em uso se sente orgulhoso disso. Ou seja, se sente motivado a acrescentar cada vez mais.

3- Reconheça

Quer atingir todos os seus funcionários? Quer ver a equipe motivada? Reconheça-a.

Esse reconhecimento pode ser tanto pessoal quanto financeiro. Bem, nesse ponto você terá a resposta tanto das pessoas que se motivam internamente como das pessoas que se motivam externamente.

Ao reconhecer o trabalho da equipe com elogios, engrandecendo o lado profissional, teremos os colaboradores motivados pelo orgulho do pertencimento.

Quando o líder reconhece financeiramente sua equipe, demonstra o resultado do trabalho nas metas alcançadas. 

Se a empresa está indo bem, porque não distribuir um bônus ou um presente especial para as pessoas que fizeram isso acontecer, não é mesmo?

Estas são dicas possíveis de aplicar hoje mesmo. 

Complemente a sua leitura assistindo o vídeo abaixo no meu Canal do YouTube: Vanusa Cardoso Coaching:

Conta pra mim aqui nos comentários qual dessas dicas você já praticou? Ah, não esqueça de falar sobre os resultados motivacionais alcançados

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7 características dos grandes líderes

Mais importante do que conhecer as características de grandes líderes da história é saber que estas características podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que deseja alçar voos na carreira e na vida.

Para ser um líder inspirador e admirado pelos colaboradores é preciso conhecer, não só as teorias, mas também se autoconhecer e desenvolver as habilidades necessárias para alcançar o sucesso.

Este é um artigo em que eu trago algumas das histórias que me inspiram até hoje. 

Ou seja, são histórias de líderes com características marcantes que já usei, testei e sei que dão certo.

E, mais ainda, vai conhecer as características mais comuns aos grandes líderes levando para sua própria vida, se assim desejar.

Sendo assim, nas próximas linhas você verá:

  • 5 grandes líderes da história
  • 7 características dos grandes líderes

Vem comigo! Tenho certeza que ao final da leitura você vai se identificar e se aprimorar.

5 grandes líderes da história

Eu sei que você deseja obter sucesso no seu papel de liderança. 

Isso é muito compreensível, pois ver os resultados positivos na sua empresa, ser admirado e seguido pelos colegas, além de cumprir sua missão, tem um gostinho de satisfação inigualável.

Uma das melhores formas de fazer isso é seguindo os passos de grandes líderes da história, observando as características de cada um e trazendo para a sua realidade. 

Nesta lista dos 5 grandes líderes, você irá identificar porque eles fizeram sucesso e são inesquecíveis.

1) Walt Disney

O legado criado por Walt Disney é tão grande e forte que seu parque foi inaugurado depois de sua morte e permanece até hoje como uma das maiores atrações mundiais.

Costumava dizer que os sonhos eram feitos para serem realizados e focava nisso.

Ao trazer para o seu negócio o senso de pertencimento, trazia para os clientes e colaboradores a satisfação de se sentirem dentro do negócio e serem importantes para ele.

Sou suspeita para falar, pois sou fãzona dele.

Leia mais: 7 lições que aprendemos com o filme Walt antes de Mickey

2) Steve Jobs

Na Apple, empresa que é fundador, mostrou a força da cultura organizacional.  

Enfatizou que gostar daquilo que se faz é o primeiro passo para fazer com excelência.

Podemos dizer que Steve Jobs defende que saber por que se faz as coisas é fundamental para chegar a grandes feitos empresariais. Ele trouxe o porquê de se fazer o que se faz para o exterior e todos podemos ver isso.

Para Jobs o segredo do sucesso é amar de verdade o que se faz.

Ele possuía liderança aguçada e com sua criatividade revolucionou a indústria de computadores pessoais e outros segmentos tecnológicos.

3) Mahatma Gandhi

Foi um grande defensor da cultura de paz. Conquistou a independência da Índia, influenciando mais de 350 milhões de pessoas em uma não guerra.

Gandhi tinha clareza de seus ideais de paz, justiça, igualdade e vida natural. A sua revolução na Índia foi pacífica, ele representava a voz do povo e conseguiu mobilizar outros líderes de outros países.

Seus ensinamentos são seguidos por milhares de pessoas em todo o planeta até hoje. 

Ele defendia “O caminho da felicidade”, uma filosofia de não violência como meio da evolução.

4) Nelson Mandela

Nelson Mandela pode ser dito como o maior expoente da luta antirracista do mundo. Seus ensinamentos são lembrados até hoje por promover a cultura não violenta na África do Sul.

O Apartheid, regime de segregação racial da África do Sul, trouxe muito sofrimento aos sul-africanos e Mandela foi um guerreiro na luta pela liberdade e defesa das causas humanitárias.

Depois de passar 27 anos na prisão, ele se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, colocando um fim definitivo à política racista do Apartheid.

Mandela valorizava as pequenas conquistas do seu povo e com sua forma de liderança ganhou respeito e reconhecimento internacional.

5) Malala Yousafzai

A ativista paquistanesa viveu e chamou a atenção internacional para um grande problema – o de 61 milhões de meninas que não tinham acesso à educação.

Malala levou um tiro na cabeça disparado por talibãs pelo simples fato de insistir em frequentar a escola quando isso foi proibido pelo governo de seu país.

Depois de se recuperar decidiu seguir na luta pelos direitos das meninas estudarem, tornou-se aos 17 anos a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, em 2014.

Sua liderança apresenta-se tão forte que persuadiu os líderes mundiais para que começassem a tomar medidas reais para corrigir a questão das escolas para todas as crianças.

Aqui, temos um breve relato das histórias desses grandes líderes. Todos têm fortes atitudes, imprescindíveis para a liderança inspiradora.

Vamos ver quais são? Abaixo, destacamos 7 delas.

As 7 características dos grandes líderes

Os líderes citados emprestam sua vivência para que grandes líderes atuais desenvolvam o seu melhor.  

Veja que oportunidade maravilhosa! 

Olhar estas histórias e tirar delas as características que levaram estes grandes líderes ao sucesso.

Aqui, mostro para você 7 atributos comuns aos líderes que vimos:

1 – Autoconhecimento

Grandes líderes têm conhecimento sobre as suas emoções, sobre seu potencial e suas limitações. 

Eles usam inteligência emocional que permite serem assertivos e conseguirem seus objetivos de maneira mais eficiente.

2 – Foco no objetivo

Eles possuem a capacidade e a determinação de realizar o que é proposto. 

Seu carisma e técnica envolvem toda a equipe na busca pelo objetivo. Para isso, trabalham com pequenas metas diárias e olham longe para alcançar o que desejam.

3 – Envolvimento das pessoas no sonho

Fortalecem o senso de pertencimento de sua equipe, valorizam a importância de cada um para o sucesso do grupo e da empresa; alimentam de forma verdadeira a autoestima e a motivação de seus liderados.

4 – Autenticidade e honestidade

Grandes líderes sabem o impacto e o valor da honestidade e da autenticidade. Eles expõem seus objetivos e ideais com muita clareza e isso contagia aqueles que os ouvem. 

Seu discurso é dito com coração, mente e alma. E, para seguir uma pessoa, é prazeroso que seja alguém apaixonado.

5 – Olhar sobre o potencial individual

Sabem que cada pessoa tem algo a oferecer e que as pessoas possuem um potencial infinito a ser desenvolvido e aproveitado. 

Por isso, se cercam daquelas que têm talentos e habilidades diferentes. Isto estimula a criatividade, a diversidade e a mudança dentro da empresa.

6 – Possuem níveis altos de paciência e compreensão

Grandes líderes são bons ouvintes. Eles ouvem os seus colaboradores e permitem que estes se expressem em suas opiniões voltadas para os desafios do dia a dia empresarial. 

Eles sabem que ao ouvir a sua equipe receberão ideias para resolver problemas, além de entender a necessidade dos mesmos e poder promover um ambiente de trabalho mais satisfatório.

7 – Proatividade

Grandes líderes são proativos! 

Proativos em fazer escolhas conscientes com base em seus princípios e nos resultados desejados. 

Eles se antecipam a possíveis problemas e consequências, trabalhando para contorná-los.  Por isso, grandes líderes apostam no seu desenvolvimento e estudam sempre.

Eu sei que você possui algumas destas características, pois você é um líder.

Lembre-se de que quando citei os 5 grandes líderes da história foi com o intuito de entregar essas possibilidade de crescimento. 

Desta forma, continue comigo e descubra como desenvolver as suas habilidades.

Como desenvolver suas habilidades de líder?

Tenho que dizer, neste momento, que a característica que você precisa desenvolver em primeiro plano é a da proatividade.

Sim! Porque é a partir dessa habilidade que você vai compreender que necessita se antecipar em seu desenvolvimento para obter sucesso.

A característica da proatividade traz para você a necessidade de estudar e se preparar para atingir todas as outras.

Ou seja, a partir do momento que você compreende a importância do autoconhecimento e a necessidade de treinamento continuado, desenvolve as demais características no processo.

Isso não é lindo? Você só precisa dar o primeiro passo.

Note isso: se você está treinado terá autoconhecimento. Estudou suas emoções e sabe do seu potencial.

Treinado, você aumenta a clareza do objetivo que deseja alcançar. Ele fica sempre ao alcance dos seus olhos, pois o seu foco é evidente.

Desta forma, a sua motivação estará em alta e seus colaboradores serão contagiados por ela. O seu desenvolvimento continuado fará com que esteja sempre atento e apaixonado pelo que faz.

Estudar, treinar, focar no seu desenvolvimento. Isso te dará todas as ferramentas para desenvolver as características mais impressionantes dos líderes excepcionais.

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Antes de ir embora comenta aqui embaixo qual desses líderes você mais admira. Ou aquele que você mais gosta e não foi listado aqui.

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O que é coaching? Tudo que você precisa saber sobre o assunto

Saiba que é comum se perguntar sobre o que é coaching nos dias de hoje. Este processo realmente ajuda no desenvolvimento do líder? De fato, traz consigo benefícios para a vida pessoal? 

Isso porque o termo está tão em uso que beira à banalização. No entanto, enquanto alguns chamam de modismo e rejeitam o processo antes de conhecê-lo melhor, outros procuram aproveitar as possibilidades que ele oferece.

Hoje você irá conhecer do que trata este processo. E eu vou ajudar nessa missão.

Sou da opinião que devemos formar nosso ponto de vista depois de conhecer o assunto. 

Desta forma, temos as possibilidades de ação claras, algum embasamento para fazer escolhas sobre o tema e principalmente, construir a nossa própria opinião sem ficar no “achismo” e a mercê da visão que os outros têm.

Por isso escrevi este artigo. A ideia aqui é esclarecer o que é coaching, quais são as diferenças que existem entre coaching pessoal e profissional e que forma um processo de coaching ajuda no desenvolvimento do líder. 

E, para além disso, o que um líder pode fazer para iniciar um processo de coaching assertivo que favoreça resultados reais.

Dito isto, veja o que você vai saber neste artigo:

  • O que é Coaching?
  • Diferenças entre Coaching Pessoal e Coaching Profissional;
  • Vantagens do processo de Coaching para o Líder;

Então vem comigo e foque na leitura, depois tire suas próprias conclusões.

O que é Coaching?

É justo iniciar dando o significado literal ao termo. Claro, também é necessário mostrar a expressão conceitual inteira, pois ela é complexa e merece ser entendida.

A palavra Coaching vem do inglês e significa treinamento que, por sua vez, deriva de Coach, que significa treinador.

Desta forma, fica claro que um processo de Coaching vai lhe deixar apto para o que se propõe, seja uma boa liderança ou alcançar altos níveis de desempenho na sua vida pessoal.

Ou seja, você será treinado.

Eu concordo muitíssimo com o conceito geral de Coaching. Este é um processo para desenvolver um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas por absolutamente qualquer pessoa para alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional.

Neste processo há a difusão do conhecimento de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras.

Olha que maravilhoso ter estas ciências, trazidas pelo seu Coach, à disposição num processo de Coaching.

Vale lembrar que o trabalho de Coaching é embasado pelo que o cliente define como os objetivos que deseja alcançar, assim as ações desempenhadas são conduzidas para este lugar desejado. O cliente precisa ter claro aonde quer chegar e até nisso, o processo auxilia.

Neste caso é importante perguntar: Do que eu preciso? Um Coaching pessoal ou um Coaching profissional?

Saiba que, independente da escolha, uma alternativa não exclui a outra, pois é comprovado que passar pelo processo traz benefícios para toda a vida da pessoa.

Diferenças entre Coaching Pessoal e Coaching Profissional

Naturalmente a escolha pelo processo de Coaching no âmbito profissional é a mais comum, pois o bom líder deseja alcançar os mais altos índices de resultados para sua empresa.

Ainda assim, o Coaching pessoal também é muito procurado e os motivos são vários. 

Quem não gostaria de se tornar o melhor pai/mãe, o melhor amigo, a versão mais arrojada de si mesmo, ou a melhor pessoa que puder ser no tempo em que viver por aqui? 

Isso faz muito sentido!

Este processo traz uma metodologia que busca promover felicidade e satisfação, reduzir o estresse, melhorar a autoestima e proporcionar evolução constante. 

À vista disso, o autoconhecimento encontrado é que gera inteligência emocional. Isso permite ao coachee superar as crenças limitantes que travam a evolução pessoal e a lidar com problemas e desafios sem comprometer a saúde e a motivação.

Aqui está o ouro que o trabalho de Coaching Pessoal entrega. 

Olha que bacana, encarar os desafios do dia a dia e se manter saudável, sereno, assertivo e feliz.

E o Coaching Profissional?

É um trabalho que promove o autoconhecimento do coachee para que ele consiga aprimorar as suas qualidades, seu potencial e, assim, alcançar seus sonhos e suas metas, obtendo sucesso na carreira.

Aqui o foco está em objetivos e resultados profissionais

Desta forma, o Coaching Profissional vai direcionar a pessoa para as soluções efetivas, alcançando alta performance na sua área e conseguindo resultados extraordinários.

E não é só isso!

O processo acontece com clareza, entendimento, controle de estresse e uma assertividade treinada. 

Agora me diga? Não é uma tentação vivenciar um processo assim? Um processo de Coaching Profissional que vai o transformar em um líder extraordinário?

O processo é super democrático, pois jovens recém-formados, líderes de equipes ou até mesmo profissionais experientes que almejam otimizar seu desempenho, podem fazê-lo. E o resultado é um só: o sucesso na carreira.

Posso dizer que são inúmeras as vantagens de se fazer um processo de Coaching. 

É o tipo de experiência que se vive e jamais é esquecida porque tudo que se aprende pode ser colocado em prática na vida. 

Ou seja, você vai viver diariamente com o seu novo eu.

Vantagens do processo de Coaching para o Líder

Vivenciar um processo de Coaching pode trazer uma série de benefícios.

O líder passa a reconhecer as próprias emoções e também a dos outros. Sua inteligência emocional vai guiá-lo para tomar as melhores decisões no dia a dia profissional.

Sendo assim, com a inteligência emocional afiada, a empatia e a compreensão farão parte da sua liderança e, principalmente, o conhecimento do fato de que não há como controlar a reação dos outros, apenas a sua própria.

Desta forma, o líder terá uma confiança em si mesmo que desconhecia. 

Satisfeito consigo mesmo e com seus comportamentos e capacidades o seu trabalho será mais transformador.

O Coaching ensina que só podemos realizar grandes projetos com muita disciplina. Felizmente, existem técnicas e métodos que ajudam a adquirir a disciplina necessária. No fim, o líder acaba por gostar muito de ser disciplinado, pois vê os resultados.

Depois de se disciplinar, a sua motivação vai estar sempre presente: você primeiro começa a trabalhar e, então, ela surge.

Quando o líder se compromete em seguir o Coaching o resultado aparece.

Olha que grande notícia! Depois de ter sob controle o seu dia a dia e a sua liderança, a saúde melhora, pois diminui consideravelmente os níveis de estresse e ansiedade que existiam.

Leia mais: O que é ser um Líder Coach?

Coaching além do Coaching: que importância tem o processo?

Neste ponto da leitura, você pôde perceber que o processo de Coaching faz a mudança que o líder precisa, se houver dedicação e interesse. 

Ou seja, este é um processo que não acaba em si.

Uma vez que se vivencia a mudança nos padrões mentais e comportamentais, se aprende a ser mais tolerante, a controlar a ansiedade, a ouvir mais, aprender mais rápido, ser mais otimista e gerir melhor o tempo, por exemplo.

São atitudes para além do processo. 

Sendo assim, depois de passar pelo processo profissional o líder aparece repaginado. Agora é um novo Líder! E, MELHOR!

Gostou deste artigo? Você se sente mais conhecedor do assunto?  Comente aqui embaixo.

Complemente a sua leitura assistindo ao vídeo abaixo. Se inscreva no meu Canal do Youtube: Vanusa Cardoso Coaching para ficar por dentro de tudo que rola por lá.

cultura organizacional

A Cultura Organizacional e suas discordâncias: saiba mais

Toda empresa guarda em si um conjunto complexo de hábitos, crenças, valores, atitudes, normas e linguagens. Entender que o comportamento dos colaboradores é influenciado pela cultura organizacional traz a necessidade de conhecê-la como parte fundamental para o sucesso da sua empresa.

Aqui estou falando da identidade da empresa

Esse conjunto cultural de que falamos, imprime a marca da organização. É algo que mantém todos os funcionários motivados. Importante, não é mesmo?

Dada a importância que possui, a cultura organizacional não pode ser relegada ao esquecimento, ao contrário, ela deve ser trazida à superfície do dia a dia da empresa.

Por isso, ficam os questionamentos: Você conhece a cultura organizacional da sua empresa? A sua equipe é o retrato da cultura organizacional da mesma? 

Neste artigo, mostrarei o que você precisa saber sobre cultura organizacional. Veja os tópicos que abordados a seguir:

  • O que é cultura organizacional;
  • As vantagens e desvantagens da cultura nas empresas;
  • Discordâncias dentro da cultura organizacional;
  • Como lidar com as discordâncias existentes;

Venha junto nesta leitura e tire suas dúvidas.

O que é Cultura Organizacional

O conceito de cultura organizacional é tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e a mentalidade de seus membros. 

Isso engloba uma série de coisas, tais como: as práticas, os hábitos, os comportamentos, os símbolos, os valores, os princípios, as crenças e muito mais.

Como a cultura é algo abrangente e complexo, a empresa precisa oferecer a direção aos colaboradores a fim de que eles saibam o que seguir para manter a identidade da empresa.

É por isso que não se pode separar a cultura organizacional da liderança, elas andam juntas. 

Desta forma, o líder precisa alinhar o que é aceito dentro da empresa e colocá-lo em prática.

A cultura da empresa possui elementos que devem ser disseminados entre todo o seu pessoal, e isso é escolhido para dar uma visão clara de onde a empresa quer chegar.

Pode-se citar como exemplos o jeito que a empresa mede um bom trabalho; se a empresa é adepta de inovação; se é aberta a ideias; se valoriza o aprendizado. 

Tudo isso passa pela liderança!

O líder é peça fundamental na construção da cultura organizacional, pois o caminho que ela percorre, mesmo sendo criada também pelos colaboradores no dia a dia, passa pelas mãos dele. Diante disso, vê-se que o líder aqui é um modelo, o qual o colaborador irá seguir ou não.  

Você também pode gostar de ler: Liderança na prática: o que você precisa saber para ser um líder de sucesso

As vantagens e desvantagens da cultura nas empresas

Você pode estar se perguntando: Qual a vantagem de eu criar e alimentar a cultura organizacional na minha empresa?

A cultura traz para o seu conhecimento as relações humanas presentes na sua empresa. Mostra o comportamento dos seus funcionários. É daí que se pode traçar os caminhos estratégicos para conduzir as melhores mudanças.

À vista disso, a cultura da empresa é uma referência para os colaboradores e reforçá-la, no que tem de positivo, acaba por guiar a equipe na direção do sucesso.

Uma boa cultura organizacional também retém talentos que alinham seus valores pessoais com os propósitos da empresa.

E desvantagem? Existe?

Sim! Se a cultura da empresa não é clara, acarreta em uma série de dificuldades para a gestão. Já na entrevista de seleção a dificuldade aparece: como contratar alguém se o que se busca é o alinhamento dos valores do candidato à cultura da organização?

Mas o que é mais preocupante é a desmotivação e falta de comprometimento dos colaboradores quando não se tem uma cultura organizacional bem pontuada.

 Discordâncias dentro da Cultura Organizacional

A discordância na cultura organizacional pode aparecer de duas formas. A primeira, como mencionei, é quando esta cultura não tem uma boa definição e os colaboradores, inclusive as lideranças, não sabem como cultivar a identidade da empresa.

Nesse caso, com tanta informação e pouca diretriz, as pessoas se comportam de maneiras variadas no ambiente de trabalho. Até mesmo vivenciam discordâncias umas com as outras e isso não é interessante para a saúde da empresa.

Há também os casos dos colaboradores que não abraçam a cultura organizacional da empresa, seja por motivos pessoais ou porque não “compram” a visão de futuro da mesma.

Esta discordância tem que ser resolvida muito rapidamente.

A outra forma se dá quando o líder não pratica a cultura que prega. De pouco adianta pregar algo que não se vive.

Aqui se trata de uma liderança que conhece a identidade da empresa, mas não a propaga. Este comportamento é extremamente prejudicial à equipe, visto que é percebido por ela e questionado, obviamente. 

Desta forma, reforço o seguinte, os colaboradores podem até caminhar sozinhos por um período, mas eles querem que a direção seja dada por um grande líder.

Como lidar com as discordâncias existentes

É chegado o momento de você saber. Se existem discordâncias sobre a cultura organizacional na sua empresa, você precisa lidar com isso e, com técnica e conhecimento, eliminar tais objeções.

E como fazer? 

Siga estas instruções abaixo para criar um ambiente propício à boa cultura organizacional sem discordâncias.

  • Conduza uma pesquisa que meça a satisfação dos colaboradores e identifique os problemas.
  • Defina os três pilares: Missão, Visão e Valores;
  • Organize eventos para reforçar a cultura da empresa;
  • Capacite os líderes para promoverem os valores da empresa;
  • Deixe claras as diretrizes comportamentais da empresa de forma transparente e acessível;
  • Garanta que todos os colaboradores recém-contratados passem por um processo de onboarding (programa de integração e acolhimento);
  • Invista em programas que despertem a vontade coletiva de trabalhar em prol da organização;
  • Seja um líder que conhece a cultura organizacional da empresa e a prática no cotidiano;

Você acredita que pode criar uma cultura organizacional sem discordâncias na sua empresa? Conte pra mim se as dicas dadas neste artigo podem ajudar.

Você também pode gostar de ler: Discursos malditos e não ditos no poder da comunicação organizacional

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Teoria da Carga Cognitiva: como a mudança de rotina afeta a produtividade

Como você se comporta em meio a uma crise? Você reconhece o que está sentindo? Este assunto é muito pertinente ao momento, pois, infelizmente, estamos no meio de uma crise sanitária. É hora de descobrir o que a Teoria da Carga Cognitiva diz a respeito do assunto.

Toda crise gera mudanças no cotidiano de qualquer pessoa, afetando a rotina e a criatividade. 

E mesmo adotando as medidas físicas para transpor uma crise, é claro que o seu psicológico também sofre as consequências.

Seria possível, ainda que no meio da tempestade, conseguir níveis de produtividade interessantes

A resposta é sim! Mesmo que tenhamos a sensação de estar distraídos, de que nossa concentração tirou férias e de que a única constância existente é a de uma enorme fadiga mental, é possível ser produtivo.

Para isso é preciso compreender a Teoria da Carga Cognitiva e a forma como ela pode ajudar nessa missão

Você deseja caminhar com direcionamento e clareza em meio às crises que aparecem?  

Deseja saber o que é a Teoria da Carga Cognitiva? 

Então, continue comigo neste artigo, pois irei mostrar onde ficam as luzes. 

O que é a Teoria da Carga Cognitiva?

A teoria psicológica, Teoria da Carga Cognitiva, vem do contexto da Educação e foi desenvolvida pelo psicólogo educacional australiano John Sweller

A carga cognitiva está relacionada com a quantidade de informações que a memória de trabalho pode armazenar ao mesmo tempo, afirmando também, que esta memória é limitada.

Ela é limitada, tanto na quantidade de armazenamento quanto na retenção de informações, e aqui temos o problema.

Sendo assim, esta memória operacional tem suas particularidades voltadas para resolver situações. Ou seja, dizem respeito às memórias adquiridas que nos fazem usar o “piloto automático” vez ou outra.

Então, como em meio a uma crise, podemos utilizá-la do melhor jeito?

Devemos conceber que quanto menos você estiver familiarizado com uma tarefa, mais trabalho terá para realizá-la

À vista disso, com todas as novidades que vivenciamos em meio a uma crise, posso dizer com certeza, que estamos a sobrecarregá-la.

E, tendo um excesso de carga cognitiva, passamos mais tempo agindo como novatos nas atividades do que como especialistas.

É uma situação que não há como fugir, principalmente porque se quer manter um alto nível de produtividade, lidar com esta “não rotina” e preservar nossa sanidade mental.

Portanto, siga na leitura deste artigo para entender como a Teoria da Carga Cognitiva influencia na sua vida e quais opções temos para lidar com a sobrecarga. 

Tempos incertos; hábitos incertos

Não é privilégio de ninguém ter um comportamento incerto numa crise. 

Todos podem apresentar hábitos incertos, mas é preciso ser compreensivo consigo mesmo e buscar tirar o melhor aprendizado disso.

Imagine que num cenário rotineiro, você acorda no mesmo horário, faz sua higiene, toma seu café da manhã e cuida do que está habituado a fazer antes de sair para o trabalho. 

De uma hora para outra, você tem tarefas a fazer que não requerem que esteja às 8 da manhã no escritório. Com certeza o horário de acordar irá sofrer alguma mudança.

Ou ainda, é possível ir para o ambiente de trabalho, mas lá não se pode cumprimentar o colega como de costume, os espaços estão demarcados e você, obrigatoriamente, cria novos hábitos para conviver com seus colegas.

Agora, com esta pandemia da Covid-19, instalada por vários meses, já temos clareza sobre alguns novos hábitos, mas os tempos ainda são incertos.

Temos criado hábitos indefinidos que interferem na nossa produtividade, além do externo que nos afeta drasticamente. 

A mudança acontece quase que diariamente e ainda teremos este terreno oscilante por mais algum tempo.

É preciso ter consciência do que se vive numa crise e buscar as alternativas possíveis. Seja para sair dela ou para conviver com ela.

Você também pode gostar de ler: Se adaptar às mudanças gera desconforto? Mas o que é conforto?

Por que a mudança de rotina afeta a produtividade? 

Estar em uma crise, muda a rotina e afeta diretamente a produtividade, pois nos tira do nosso “lugar comum”, tira-nos do que estamos condicionados a fazer. 

O que era feito no piloto automático, e não utilizava espaço na memória de trabalho, passa a ser um evento novo e a roubar o nosso tempo e concentração. 

Um exemplo disso é a ocasião de uma reunião de trabalho. 

Quando se está na empresa, você entra na sala, senta-se e emite sua opinião ou dá a sua contribuição, é um terreno conhecido. 

Em meio a uma crise, a rotina já está abalada, seja nos horários, seja nos locais. 

Usando o exemplo anterior, a mesma reunião que você participaria na empresa, agora pode ser no Home Office e passa a ser necessário organizar inúmeras coisas dentro de casa para que se possa participar daquela reunião. 

A sua mente precisa dar conta de muito mais situações! E, lembre-se, a nossa mente operacional é limitada.

Estas pequenas mudanças podem trazer uma modificação negativa no seu rendimento. Quando estamos nervosos ou com o psicológico mexido, a capacidade da memória operacional é restringida

E isso reduz a produtividade porque aquilo que é conhecido adquire novas nuances e nos toma mais tempo. 

De acordo com a teoria vista, a nossa “carga cognitiva” particular exigida em grande parte do que costumávamos fazer aumentou. Além de que, as interrupções a que somos submetidos na crise se tornaram muito mais presentes. Estes são apenas dois exemplos dos porquês da nossa memória de trabalho ter diminuído.

E como lidar com isso?

 É possível ter mais produtividade mesmo na adversidade 

O cenário de uma crise não é agradável, na discussão acima você percebeu que ficamos mais distraídos, preocupados, ansiosos, e não damos conta de mostrar nosso desempenho adequadamente. 

Em alguns casos, como neste atual, teme-se até pela saúde ou vida. 

E, mesmo assim, na adversidade, podemos ser mais produtivos? 

Sim, podemos! A Teoria da Carga Cognitiva nos diz que nossa memória de trabalho – esta memória de operação que age na resolução de problemas – fica sobrecarregada nas crises. Então, temos que enfrentar as crises para administrar nossa memória a fim de que produzamos bem.

Primeiramente, tem-se que resolver o problema se estiver ao seu alcance. Ou seja, diminuir os sequestradores da atenção e tornar a carga cognitiva mais administrável. 

Para minimizar os efeitos da crise e otimizar a memória de trabalho, siga estas dicas: 

  • Estabeleça as rotinas possíveis, horário de acordar, por exemplo;
  • Esforce-se para controlar o estresse;
  • Tenha metas realistas e realizáveis;
  • Seja duro com as distrações, afaste-as como puder;
  • Procure concentrar a sua atenção em uma coisa de cada vez;
  • Reduza o espaço dos problemas dividindo-os em partes; 

Agora que você sabe de alguns detalhes da Teoria da Carga Cognitiva e seus impactos na sua rotina, você está disposto a investir nas mudanças necessárias para ter uma maior produtividade? 

Coloque as orientações em prática e me conte como foi.

 Leia mais: Síndrome de Burnout: como identificar, como evitar e como tratar?

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Discursos malditos e não ditos no poder da comunicação organizacional

O ser humano é um ser de comunicação! Você já percebeu que a comunicação é o que permeia a nossa evolução como seres humanos? Se pensarmos de forma antropológica, a comunicação foi o que permitiu a humanização. Com a comunicação organizacional não é diferente.

Quando surge a comunicação por gestos a partir do nossos ancestrais já temos o início do nosso “nos tornar humanos”.

Depois surge a linguagem falada e articulada, não como conhecemos hoje, claro! Mas já éramos humanos, propriamente ditos. 

De lá para cá, elevamos à potência máxima nossa habilidade de comunicação. Visto que utilizamos a comunicação nos vários ambientes, de várias formas e com a “pegada” certa para a ocasião. Questão de habilidade.

Nas empresas não poderia ser diferente. E, nelas, podemos usar a comunicação organizacional de forma a promover o ambiente propício para a melhor convivência e também para o alcance dos objetivos a que se propõe a empresa.

Desta forma, neste artigo você saberá como o discurso feito influência na comunicação organizacional, sejam eles discursos mal ditos ou a ausência do discurso- não ditos – que também exerce um grande poder aqui. 

Saberá, também, o que é a comunicação organizacional e as influências que ela tem sobre o seu pessoal.

Está preparado? Que tal observar os vários discursos dentro da empresa na qual você está inserido e poder compreendê-los com clareza? 

E, ainda mais, que tal usar esta clareza para agir melhor?

 O que abrange a comunicação organizacional?

Segundo o site da Endeavor a comunicação organizacional é responsável pela gestão dos relacionamentos com os públicos de uma organização. Tem o grande objetivo de otimizar tais relacionamentos, buscando a sintonia de interesses entre a empresa e estes públicos internos e externos. 

Sendo a comunicação intraorganizacional a que se refere ao público de dentro da empresa e a comunicação extraorganizacional, aquela que se vale das relações fora da empresa, as relações exteriores.

Ambas necessitam ser desenvolvidas como habilidades na empresa para evitar ruídos na comunicação e conflitos que atrapalhem o bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho e fora dele quando nos referimos à comunicação extraorganizacional.

Visto isso, é certo que precisamos cultivar a habilidade da comunicação. Então, como fazê-lo?

Primeiro precisamos entender o que são os discursos, matéria-prima para a comunicação organizacional

Ter um olhar carinhoso para com eles e entender o que é um discurso mal dito e um discurso não dito, fará uma enorme diferença no seu dia a dia, pois tenha certeza que estes discursos estão presentes nas empresas, quer queiramos ou não.

Leia mais: Comunicação nas empresas: um guia completo e prático

Discursos mal ditos

Em sua literalidade, discurso é a manifestação concreta da língua, é a comunicação oral ou escrita que pressupõe um locutor e um interlocutor. 

Por isso a importância do discurso dentro das organizações, pois nele é colocado para fora o que vai à cabeça, o que se pensa e se propõe fazer nas relações e neste caso, na organização.

Deve-se ter uma atenção especial para os termos referidos neste artigo, ou sejam o discurso mal dito e o discurso não dito, uma vez que eles podem minar o bom relacionamento na sua empresa.

Estes termos foram detalhados no capítulo 6 do livro
Organizações – Um universo de discursos bem-ditos, mal-ditos e não-ditos de Arthur Roman.

Deste podemos entender que os discursos mal ditos são produzidos na clandestinidade, desautorizados, não-oficiais, inconsequentes e, muitas vezes, irresponsáveis. Aparecem normalmente nas chamadas “rádio corredor”, “rádio peão” e “rádio cafezinho”. 

São a piada, as bobagens, as brincadeiras, as “sacanagens”, as fofocas, os boatos e os rumores compartilhados pelos colaboradores no ambiente de trabalho.

Diz-se que estes discursos mal ditos coexistem com os outros discursos em uma organização e que não se pode eliminá-los, pois é inerente ao meio. 

No entanto, pode-se usá-los em favor da comunicação organizacional.

Quer ver? Entenda também o que são os discursos não ditos.

Discursos não ditos

Os discursos não ditos podem ser considerados como um tipo de discurso perigoso à saúde da sua empresa. 

Estes discursos são os mal-ditos impedidos de serem expressos, silenciados por conta de uma censura, explícita ou não. Coisa bem corriqueira em uma organização que preza pelo chefe autoritário, frio.

O grande problema dos discursos não ditos é que o que é voluntariamente calado faz surgir a amargura, o desânimo e a inércia. 

Um colaborador que não pode se expressar, nem mesmo por meio do discurso mal dito, tende a adoecer e trabalhar contra.

Por isso, uma comunicação organizacional planejada e estruturada é ponto crucial para que as relações funcionem dentro da sua empresa, destacando-a.

Como isso tudo influencia na equipe?

Influencia diretamente! E, se não tiver um olhar atento do líder, influenciará negativamente.

Caso nenhuma atitude seja tomada para ordenar a existência dos discursos mal ditos e acabar com os discursos não ditos, claramente teremos um problema de comunicação organizacional dentro da empresa.

Teremos uma comunicação com ruídos, que causa mal-estar e insegurança para os colaboradores. Isto acarreta na promoção de um ambiente hostil que, certamente, refletirá nos resultados buscados pela empresa.

Sendo assim, como atuar sobre os vários discursos e fazer valer a boa comunicação organizacional? 

Primeiro é preciso fazer uso dos discursos bem-ditos.

De acordo com o autor do livro, estes discursos são os institucionais, autorizados, planejados e divulgados pelos canais oficiais formais ou informais da empresa. 

Quando os colaboradores tiverem clareza sobre os objetivos da empresa, haverá ainda o discurso mal dito, a “rádio corredor”, mas este é colocado em xeque pelo fato de a informação ser direta e clara a todo momento. 

E, consequentemente, os discursos não ditos podem ser até eliminados, desde que a empresa tome atitudes para ser ouvinte.

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Atitudes para uma boa comunicação organizacional

  • Pratique o discurso bem dito dentro da sua empresa;
  • Use canais diversos como intranet, e-mail, jornais corporativos, murais para informar fatos, mudanças e informações aos integrantes da organização.
  • Abra um canal para que os discursos não ditos sejam externados e incentivados;
  • Assuma o compromisso de dar retorno às sugestões ou reclamações;
  • Promova a avaliação 360º, nela os profissionais podem ser avaliados por todos que estão ao redor dele;
  • Faça acontecer o diálogo sobre o desempenho profissional entre colaboradores e seus gerentes;
  • Tenha um perfil de gerência de flexibilidade, benevolência e tolerância;
  • Propicie que a interação humana na sua empresa seja agradável;

São muitas atitudes que devem ser tomadas ou aperfeiçoadas. Assim lhe parece?

Calma! Posso afirmar que todas estas atitudes são fundamentais para fazer a melhor comunicação nas organizações.

Você está preparado para sentir a melhora nas relações dentro da organização? Então comece hoje mesmo a exercitar a comunicação organizacional.

 Complemente a sua leitura assistindo ao vídeo abaixo, no meu Canal do Youtube: Vanusa Cardoso Coaching.