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Como usar as crises para crescer na sua liderança

Como usar as crises para crescer na sua liderança

Um líder equilibrado precisa saber como usar as crises para crescer na sua liderança, pois querendo ou não as crises empresariais surgem. Nessa hora, pode se ter a impressão de que o descontrole e o desespero serão as companhias constantes do líder. Isso não é verdade!

Muito embora as crises não sejam geradas por você, é você que precisa gerenciá-las e disso, nenhum líder consegue escapar. Mas a escolha de passar pela crise da melhor maneira que puder é da liderança sim.

Foi pensando nisso que fiz esse artigo, nele quero te apresentar algumas possibilidades práticas e simples de gerenciamento de crise com o intuito de que cresça em qualquer situação que se apresente na empresa, mesmo em uma crise.

Siga com a leitura até o fim e descubra o papel da comunicação da liderança em tempos de crise, como olhar para dentro é importante e como o cuidado com os seus liderados importa para passar pelo período conturbado.

Cuidando das pessoas em primeiro lugar

O líder é o guia, é o alicerce da equipe e por isso precisa se manter sereno, mesmo que as crises empresariais estejam se materializando na sua frente. É preciso lembrar que se o desequilíbrio se mostrar no dia a dia, nas pequenas tarefas, vai impactar no desempenho da equipe e até mesmo no seu comportamento.

E, em uma crise, a liderança precisa ter pessoas seguras, confiantes e perto de si. Por isso, antes das resoluções para minimizar a crise, cuidar das pessoas que estão na sua equipe é primordial.

Você vai ver que é natural, em uma crise, as pessoas na empresa temerem por seus empregos, por seu desempenho e por sua segurança, afinal está-se em uma crise e as fagulhas desse incêndio podem afetar qualquer um. Então ansiedade, estresse e medo são sentimentos presentes diariamente na empresa. Que situação delicada, não é mesmo?

Para passar por essa situação tão delicada e manter os funcionários motivados e produtivos, com entendimento da situação, invista em feedbacks, ouça os anseios dos funcionários, promova ambiente agradável de trabalho, espalhe ideias otimistas, mas realistas todos os dias. Faça com que os funcionários sintam a importância que possuem no processo de passagem pela crise.

A longo prazo, quando a crise findar, ter olhado para o capital humano terá sido o melhor investimento quando o líder vir a retenção dos talentos. Acolhidos, informados e cientes da situação, os seus melhores funcionários terão motivos para ficar na empresa, pois o elo de confiança não foi quebrado.

Depois dessas atitudes, aquelas que forem tomadas para a resolução da crise terão o apoio e envolvimento dos funcionários e isso tornará mais fácil buscar soluções. Por isso, nunca negligencie o poder de cuidar das pessoas da sua equipe, eles são o seu bem mais precioso, líder. Certamente essa decisão, vai trazer um grande aprendiza de Como usar as crises para crescer na sua liderança.

Olhar para dentro importa muito, não somente nos momento de crise

Sabe a adrenalina que aparece quando o corpo fica em alerta para situações de fortes emoções? Todos, de algum jeito, já sentiram isso. Quando você encara uma crise, essa adrenalina está lá e é benéfica, pois faz com que o líder aja para organizar a situação rapidamente, como o exemplo de cuidar do material humano que é seu time.

Mas passada essa primeira sensação, o líder precisa cuidar de si, pois a crise terá um tempo de duração e pode ser longo. Nesse caso, olhar para dentro e entender o que sente, como reage, e que cenários vislumbra são essenciais para manter-se como um bom líder.

Vale lembrar que você também é humano e não há problema nenhum em sentir medo, fadiga ou ansiedade. O mais importante é saber lidar com esses sentimentos, pois eles estarão lá, visto que ninguém fica imune a uma crise empresarial.

Por isso, invista no autoconhecimento, ele possibilita o autocontrole de emoções e a tomada de decisões mais acertadas – fundamentais em tempo de crise. Para melhor entender, pense na inteligência emocional conquistada com a prática do seu cargo, é um sentir, observar, entender e usar as melhores ferramentas para as melhores atitudes.

Perceba-se, oriente-se e siga em frente!

Acredito verdadeiramente que esse conteúdo complementar, fará todo sentido para sua leitura. Porque você é líder?

A comunicação como chave da liderança em tempos de crise

Em meio a tudo isso se tem a comunicação como elemento fundamental para a liderança em tempos de crise. O bom líder sabe usar a comunicação como a chave em seu favor, isso se reflete nas reações do seu time frente aos problemas.

Na liderança deve-se usar uma comunicação assertiva com seu time. Ser claro, objetivo e direto faz dessa comunicação uma ferramenta preciosa para gerir uma crise empresarial. Não faltar com a verdade é muito importante, pois sua equipe precisa saber em que terreno está pisando, inclusive para ajudar na busca de soluções. No entanto, a escolha das palavras, o tom e a forma adequada de dizer no momento da comunicação farão toda a diferença. O segredo é usar a comunicação para informar e não desinformar e assustar.

Por isso, crie canais de comunicação com a equipe e use-os. Não permita que a falta de comunicação entre a liderança e a sua equipe ocasione falhas de compreensão. Isso, por si, já é ruim, mas em momentos de crise é pior.

A comunicação fortalece sua liderança em tempos de crise

Quando a empresa fala, ela não dá margem para ruídos na comunicação, situação que pode gerar muitos problemas se não for evitada. E a liderança é sua porta-voz!

Note que a comunicação bem feita fortalece os vínculos de confiança entre empresa e funcionários e isso em tempos de crise faz muita diferença. Algumas pessoas saberão que podem ser desligadas da empresa, mas isso não deve constituir algo aterrorizante, pois a empresa quando conduz tudo com clareza diminui a margem para as fofocas.

Não é uma situação fácil, claro! Mas o líder deve usar a comunicação a seu favor e ser o mais transparente possível. Veja alguns exemplos:

  • Informar qual o cenário atual da empresa;
  • Que impactos os clientes sofreram e o que implica diretamente na receita da empresa;
  • Quais os critérios para a opção pelo desligamento de colaboradores neste momento;
  • Qual conduta a empresa adotou para evitar desligamento;
  • Como a empresa se coloca à disposição para auxiliar os casos que forem inevitáveis.

Pode ter certeza, com uma comunicação limpa, assertiva e sincera, muitas dores de cabeça poderão ser evitadas. Além de trazer a admiração das pessoas para a empresa. E, se tudo caminhar bem, sair da crise com a liderança mais atuante e fortalecida.

Acredito que você vai apreciar essa leitura complementar: Por que comunicação e liderança devem andar juntas?

Deixe seu comentário sobre esse assunto: você é uma daquelas pessoas que se entrega ao temor e paralisa ou àquela pessoa que usa a crise para se fortalecer?

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