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Comunicação assertiva: para ser ouvido e atendido

A comunicação assertiva é uma das habilidades mais necessárias para se fazer uma liderança inspiradora. Com o bom uso dessa ferramenta, o líder passa a ser ouvido de verdade pelo seu time e como consequência, consegue melhores resultados em sua gestão.

Isso acontece de forma natural uma vez que a comunicação assertiva é baseada em uma comunicação limpa, direta, sem rodeios e muito respeitosa. Essa habilidade é das mais procuradas pelas empresas, sobretudo entre os candidatos a vagas de liderança.

No entanto, comunicar-se da melhor forma pode ser fácil depois que se ultrapassam os obstáculos, já que nem todo líder nasce um grande comunicador. A boa notícia é que existem técnicas para se falar em público sem sofrer de ansiedade paralisante, assim como o entendimento de que a liderança precisa da melhor comunicação possível para trabalhar.

Faça essa leitura para entender um pouco mais sobre as dificuldades na busca por uma comunicação assertiva, bem como descobrir dicas de como ser um grande comunicador na sua liderança.

O que é comunicação assertiva?

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos, opiniões e direcionamentos de maneira direta e facilmente compreensível, sem usar de agressividade, sendo sempre respeitoso.

O objetivo desta comunicação é permitir que a pessoa consiga se fazer entender pelos demais sem que haja ruídos e a mensagem chegue conforme o desejo do emissor. Para que isso aconteça algumas características pessoais do comunicador servem de base, dentre elas, a confiança, a segurança no falar e a transparência.

Reitero aqui que a comunicação assertiva pode ser aprendida, pode ser uma habilidade desenvolvida. Para isso, o líder precisa estar aberto ao aprendizado e praticar resiliência, empatia e autoconhecimento.

O medo de falar em público

É possível que nem todos saibam, mas com certeza muitos dos gestores sabem que falar em público, ou mesmo no particular como em um feedback, traz aquela ansiedade que pode prejudicar em muito o que se quer dizer.

É a comunicação que precisa ser melhorada com os conhecimentos técnicos e o aumento da confiança!

Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, mostra que a prevalência dessa fobia específica de ter medo de falar em público está entre 9,1% dos adultos norte-americanos de 18 anos ou mais. Isso seria o equivalente a cerca de 15 milhões de pessoas nos EUA.

Aqui no Brasil não é diferente, pois a maioria das pessoas relata não sentir confiança em se apresentar em público. Isso se estende nos casos em que há a necessidade de se comunicar também no particular, como é o caso de um feedback. A Universidade Federal de Minas Gerais, em seu departamento de Medicina, fez uma pesquisa com o título Medo de falar em público e timidez em universitários que corrobora com dados de que até sensações físicas aparecem no momento que se precisa falar em público.

Esse desconforto e até mesmo fobia, pode atrapalhar consideravelmente o seu desenvolvimento profissional. Para minimizar essa possibilidade e melhorar a forma de se comunicar de quem fica nervoso e ansioso, deve-se ter em conta algumas dicas.

– Praticar a comunicação: aprende-se dessa forma, pondo em prática. Então para aprender a se comunicar corretamente e de forma clara, comunique-se. Primeiramente treine com as pessoas do seu convívio íntimo, essas que te inspiram confiança e depois vá aumentando o limite, por exemplo, comunique-se com algum vizinho.

– Procurar uma atividade fora do ambiente de trabalho que faça com que você precise se comunicar de forma direta e assertiva para vivenciá-la. Reuniões de grupos por interesse, aulas de dança e até cursos de expressão podem ajudar.

– Ler bastante para expandir seu vocabulário, o cérebro é uma máquina maravilhosa e sem que você perceba estará usando palavras que te ajudarão a ser entendido.

– Ser corajoso para encarar qualquer oportunidade de falar em público, elas sempre aparecem.

A comunicação como poder na liderança

Uma pesquisa da PUCRS feita para o Programa de Pós- Graduação em Comunicação Social e Doutorado em Comunicação Social, trata especialmente da relação entre comunicação e liderança. Esta pesquisa reitera o poder da comunicação na liderança, o que de mais importante se tem feito com essa habilidade. Os dados finais concluem “que a liderança sensível que propomos nesta tese compreende, no sentido atribuído por Morin (2015), a complexidade das relações no interior das organizações. É a liderança que está aberta ao diálogo, ao conhecimento compartilhado e a escuta.”

Diante disso, posso reafirmar minha fala de que fazer uma comunicação não violenta, assertiva, com respeito, direcionamento e função, traz os melhores benefícios para o líder e seu time. Reconhecer o outro em sua dimensão humana dentro de uma empresa, humaniza também o líder de modo que ele passa a ser de fato alguém que pode ser seguido com admiração.

Muito antes disso, a comunicação assertiva, passa as informações com clareza, expõe o pensamento sem rodeios, de forma dinâmica e sempre respeitosamente. Usando a comunicação dessa forma o líder tem muito mais chances de obter o retorno esperado. Para as lideranças, esta capacidade de comunicação, demonstra o alto nível da sua inteligência social. Também evidencia a habilidade que o comunicador possui de se relacionar com os outros e o seu poder de persuasão, ou seja, de conquistar a colaboração das pessoas por vontade delas próprias.

Benefícios da comunicação assertiva

Posso dizer que os benefícios não se limitam ao retorno que o gestor recebe do seu pessoal, nem mesmo somente à produtividade alcançada, pois com o uso correto da comunicação todos os envolvidos ganham. Aqui tem-se o famoso ganha-ganha. Observe:

·         A postura e imagem do líder ganham nova dimensão, pois sua capacidade de expressão melhora exponencialmente.

·         Os colaboradores guardam uma admiração e respeito ainda maiores por esse profissional, uma vez que são honrados e respeitados também. Além do mercado de trabalho e porque não dizer da concorrência também.

·         Fazer uma comunicação assertiva e não violenta faz com que a resolução de conflitos seja menos dolorosa.

·         Saber se comunicar com exatidão, de forma assertiva e focada ajuda na capacidade de negociação do líder.

·         Reduz o estresse por situações ocasionadas pelos ruídos de comunicação.

·         Os colaboradores têm mais confiança e coragem de expor opiniões e de dar sugestões.

·         As relações interpessoais ficam mais agradáveis de se viver.

Ao desenvolver a habilidade de comunicação assertiva, o líder opera em um campo de entendimento, clareza e verdade. Muitas pessoas acreditam que a comunicação assertiva é um dom, mas na verdade, ela é uma habilidade que pode e deve ser aprendida, aprimorada e usada cada vez mais nas empresas. Não me furto em dizer que a comunicação assertiva deve ser usada na vida. Os resultados são de uma grandeza satisfatória!

4 dicas para praticar a comunicação assertiva hoje mesmo

A comunicação assertiva é uma habilidade social e quando praticada por uma liderança na empresa, tem o poder de dar exemplo e envolver a todos nesse movimento de melhor cultura organizacional. Veja essas dicas para pôr em prática imediatamente:

1-  Tenha escuta ativa

Saiba ouvir os seus colaboradores e pares, isso é ouvir de maneira atenta o que o outro tem a dizer. É uma atitude simples, mas muitas pessoas apenas estão esperando pela oportunidade de falar, serem ouvidas e valorizadas em suas opiniões.

2-  Faça perguntas abertas

Ao conversar com o seu time você fizer somente perguntas que eles respondam SIM ou NÃO, você está perdendo a oportunidade de saber sobre planos e sugestões inovadoras, inclusive. Agir assim cria um ambiente de confiança para que todos possam levantar suas dúvidas e esclarecê-las por meio do debate.

3-  Evite suposições

Sabe aquela expressão de que “o óbvio precisa ser dito”? Então, é realmente isso que precisa ser praticado em uma comunicação assertiva. Supor que seu colaborador sabe como fazer um novo trabalho, ou mesmo se lembre de todos os prazos é um erro. Crie situações de segurança para o trabalho e seja claro com a leitura delas.

4-  Seja objetivo sempre

A comunicação assertiva tem essa premissa, ir direto ao ponto sem rodeios ou desvios. Ao ser direto, o líder retém a atenção do seu time, poupa tempo dele e dos demais, além de cultivar a habilidade da objetividade, ou seja, diz o que tem que ser dito e pronto.

VOCÊ VAI GOSTAR DESSE ARTIGO “COMO DIZER NÃO DE FORMA ASSERTIVA”.

E mais, líder, fazer uma comunicação assertiva pressupõe ser humilde, sensível, não ser impulsivo, tampouco agressivo. Além de tudo, ter o tom de voz adequado a uma comunicação eficaz e de resultados, aqui a firmeza, a educação e a polidez devem imperar.

Compartilha esse artigo com seus colegas que precisam conhecer melhor a comunicação assertiva e perder aquele medo de se expressar na liderança.

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