books-imagination-still-life

As vantagens de se investir em aprendizado contínuo.

Não é somente pelos avanços tecnológicos constantes que o líder deve ser um aprendiz incansável, mas também porque é assim que ele incentiva o seu time a buscar conhecimento.

Isso porque a capacidade de aprendizado contínuo tornou-se uma habilidade recomendada para profissionais de todas as áreas. Ser um eterno aprendiz não é apenas uma postura valiosa, mas também uma necessidade para prosperar em um ambiente de trabalho dinâmico.

Neste artigo, quero plantar essa semente em você mostrando as vantagens de cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo, destacando conceitos como reskilling e upskilling e, ainda, fazer sobressair o papel fundamental desses princípios tanto para os gestores quanto para os trabalhadores nos dias atuais.

Boralá?

O que é ser um eterno aprendiz?

Ser um eterno aprendiz na liderança envolve a disposição constante de buscar conhecimento, desenvolver habilidades e evoluir como líder. A expressão “Só sei que nada sei”, atribuída a Sócrates, filósofo que viveu em Atenas entre 470 a.C e 399 a.C, ressalta a humildade intelectual e a consciência da limitação do conhecimento humano. Ao aplicar esse conceito à liderança, visualiza-se uma perspectiva valiosa, pois é dessa base que se tem um líder ávido por melhorias e conhecimento. O eterno aprendiz tem pontos fortíssimos a seu favor:

  • Reconhece as próprias limitações, está aberto a diferentes perspectivas e se torna humilde diante das complexidades da liderança;
  • Possui compromisso constante com o aprimoramento e, por isso, busca ativamente oportunidades para adquirir novas habilidades;
  • Ao constatar que não está pronto completamente, o líder aprendiz se torna mais preparado para enfrentar adversidades com uma mente aberta, tornando-se bastante resiliente;
  • Incentiva uma cultura organizacional que valoriza a aprendizagem contínua de todos;
  • São menos resistentes à mudança, líderes com essa mentalidade veem as transformações como oportunidades para aprender e crescer.

Você vai gostar de saber: Treinamento de liderança: como escolher a melhor opção?

Os termos Reskilling e Upskilling e a implicação no aprendizado corporativo

Reskilling refere-se à aquisição de novas habilidades para realizar uma função completamente diferente daquela para a qual se foi originalmente treinado. Aqui tem-se aqueles profissionais que desejam migrar para uma outra área dentro da empresa e, sendo assim, abrem-se para aprender o novo.

Por outro lado, upskilling envolve a atualização ou aprimoramento das habilidades existentes para se manter relevante em uma determinada área profissional. As novas tecnologias, novos tributos e leis e novidades diversas da área em que atua, de forma geral, são exemplos de situações que podem exigir a renovação da bagagem técnica e comportamental.

Independente da forma que se dá o novo aprendizado, os dois conceitos são essenciais para aqueles que querem enfrentar as mudanças do mercado de trabalho e continuarem como profissionais desejados no mercado.

Em um contexto organizacional, os gestores enfrentam o desafio de liderar equipes capazes de se adaptar continuamente. Isso envolve promover a cultura de aprendizado e criar oportunidades tanto para reskilling e upskilling, garantindo que os colaboradores estejam equipados para enfrentar os desafios futuros e constituírem a equipe que qualquer líder deseja.

O papel do líder no aprendizado contínuo.

Os líderes desempenham um papel vital na promoção do aprendizado contínuo em suas equipes. Primeiro porque são os modelos de comportamento, depois porque crescem muito com essa disposição ativa para aprender e se adaptar.

O aprendizado contínuo é um investimento que cumpre o que promete, traz sempre um bom resultado no aprimoramento profissional. Isso se traduz em um profissional cobiçado pelo mercado e que entrega muito em produtividade e conhecimento na prática. O líder que está em constante aprendizado aumenta e melhora a rede de contatos, se torna detentor de informações relevantes do mercado de trabalho e está ligado a novas perspectivas e oportunidades.

Dicas para líderes eternos aprendizes.

Seja um modelo de aprendizado: Demonstre abertura para aprender, experimentar e aprimorar suas próprias habilidades. Os líderes que adotam uma mentalidade de aprendizado contínuo inspiram suas equipes a fazerem o mesmo.

Fomente uma cultura de aprendizado: Crie um ambiente onde o aprendizado seja valorizado e incentivado. Isso pode incluir a implementação de programas de treinamento, mentorias e o reconhecimento de conquistas ligadas ao aprendizado.

Facilite o acesso a recursos: Proporcione acesso fácil a cursos, workshops e materiais de aprendizado. Invista em plataformas de e-learning e outras ferramentas que possam auxiliar no desenvolvimento das habilidades da equipe.

Como incentivar a equipe para o aprendizado contínuo?

Ao promover a cultura de aprendizado em sua equipe, os líderes podem colher benefícios significativos. Ao reconhecer e recompensar o esforço e o comprometimento com o aprendizado contínuo, os gestores fortalecem o engajamento da equipe e contribuem para o desenvolvimento profissional de cada membro.

Dar feedbacks continuamente desperta nos funcionários a vontade de aprender e melhorar, isso se for feito com a técnica certa e com a sensibilidade necessária. A partir dele, o colaborador pode ter a clareza necessária sobre suas próprias características- pontos fortes e pontos fracos- e assim encontrar a solução ideal para a sua melhoria e performance, seja uma pós-graduação, curso com um coach de liderança, cursos rápidos, dentre outros.

Aprofunde seu conhecimento com a leitura de: Feedback negativo: será que existe?

Ser um eterno aprendiz não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade imperativa no cenário profissional em que vivemos. Os líderes que abraçam essa mentalidade conduzem suas equipes para o sucesso, e também contribuem para a construção de organizações resilientes e adaptáveis.

Esse artigo te ajudou de alguma forma? Então compartilhe com o seu colega que adora aprender para ele ver que está certíssimo. Deixe seu comentário sobre o que acha do aprendizado contínuo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *