Síndrome do Impostor: Isso existe na sua liderança?

Síndrome do Impostor: Isso existe na sua liderança?

A síndrome do impostor na sua liderança está diretamente ligada a uma autocrítica excessiva. Você pode sentir isso na vida acadêmica e mesmo na vida profissional. Inclusive essa sensação pode atrapalhar que seja feita uma boa liderança.

Será que você passa por essa sensação na sua liderança?

Esse artigo vai te situar acerca desse assunto tão atual. Fique nessa leitura para descobrir o que é a síndrome do impostor, quais os problemas que ela pode trazer para a sua liderança e como lidar com a autocrítica excessiva.

O que é síndrome do impostor?

O termo foi cunhado em um estudo feito pelas pesquisadoras Dr. Suzanne Imes e Dr. Pauline Rose Clance, na década de 70. A Síndrome do Impostor (SI) é um transtorno psicológico que faz com que as pessoas não consigam enxergar suas próprias capacidades, é um padrão de comportamento em que a pessoa duvida de seu sucesso e habilidades profissionais.

Essa síndrome coloca a pessoa em uma constante sensação de que pode ter seu segredo descoberto de que não é tão boa assim, revelando-se em uma fraude.

Por esses sentimentos, a pessoa tende a se auto sabotar, fica procrastinando e possui autocrítica excessiva. Esses são um dos principais sintomas da Síndrome do Impostor. Como resultado disso, a baixa autoestima, os elevados níveis de estresse, o esgotamento e a diminuição da performance fazem parte do dia a dia do profissional.

A Dra. Valerie Young, https://impostorsyndrome.com/valerie-young/ ,considerada a maior especialista do mundo em síndrome do impostor atualmente, em seu livro premiado “Os pensamentos secretos de mulheres bem-sucedidas”, classificou a Síndrome do impostor em 5 tipos que quero te mostrar.

Os 5 tipos de Síndrome do Impostor

Ao conhecer esses tipos, pode-se notar que muitos líderes tem um pouquinho de cada tipo, isso porque ser líder inclui estar focado no trabalho, na equipe, nas metas, enfim buscar o sucesso. O que preciso salientar é que o excesso não é bem-vindo e, também, a sensação de nunca se satisfazer deve ser abandonada.

Perfeccionista

É o tipo de profissional que nunca está satisfeito com suas vitórias, acha que sempre poderia ter feito mais. Por isso, acaba colocando metas muito altas e até irreais para si e para a equipe.

Super-herói/heroína

São os conhecidos workaholics. Exageram no trabalho, não se dão o direito de uma pausa e para se sentirem bem-sucedidos acreditam que precisam do excesso para ser o exemplo.

Especialista

Nesse perfil, a pessoa sabe realmente do assunto, inclusive estuda muito e pode ser chamado de especialista, mas infelizmente não acredita em si. Para o especialista, tudo que se sabe ainda não é o suficiente.

Gênio Natural

Esse líder se sente capaz de alcançar os maiores degraus na carreira, mas nem sempre consegue o que planejou e com isso vem a frustração. Ao falhar, o que é natural em vários casos, se sente um impostor e não consegue tentar novamente.

Solista

É o famoso centralizador. São as pessoas que não conseguem desvincular o sucesso do individualismo e geralmente enxergam dúvidas e pedidos de ajuda como incompetência e fraqueza.

Vale lembrar que mesmo que você se identifique com algum desses comportamentos, deve procurar um profissional preparado para fazer o diagnóstico e, se necessário, tratar-se.

Principais sintomas

Os comportamentos da pessoa que sofre com a síndrome do Impostor são comuns. Os pensamentos também são comuns como: “eu tenho é sorte de estar nessa posição; Por que parece que me valorizam tanto, se eu não sou capaz; Preciso me cuidar porque senão me descobrem como uma farsa; devo me desdobrar ao máximo para que não me descubram” e assim nessa linha.

E quanto aos sintomas, o sofredor de Síndrome do impostor tem pelo menos um dos sintomas listados, mas cuidado porque se sentir inseguro frente a um desafio é totalmente normal, mas o tempo faz com que a insegurança suma. A Síndrome do Impostor traz sensações muito mais profundas e duradouras.

Comparação com os outros

Essa comparação coloca os outros sempre acima do seu desempenho. Por mais que o líder se esforce sempre vai concluir que é inferior aos demais e acaba por tirar o seu próprio mérito.

Fuga de avaliações

É uma atitude comum àqueles que têm medo de se exporem. Isso se dá pelo medo da crítica, da avaliação e até dos olhares. Para a pessoa com síndrome do impostor essa é a hora em que serão descobertos.

Procrastinação

Adiar tarefas é uma constante na vida do líder que sofre de síndrome do impostor. Principalmente as tarefas e encontros em que podem ser confrontados e avaliados. Por isso, deixar para o último momento, no seu entendimento, pode livrá-lo do perigo.

Autodepreciação

Se você costuma fazer piadas com suas habilidades e duvidar de si mesmo é bom prestar atenção. Um dos sintomas da síndrome do impostor é quando a pessoa se auto deprecia, pois tende a gostar menos de suas qualidades e características.

Autocrítica excessiva

Analisar a performance criticamente é até saudável, mas exagerar nas críticas e não valorizar nada do que se faz já está ligado ao comportamento de autocrítica excessiva e não traz nenhum crescimento para o líder.

Acredito que você vai apreciar esta sugestão: Como conciliar uma liderança humanizada com a cobrança por resultados

Como superar a síndrome do impostor?

Esse transtorno não é agradável a ninguém e pode acabar com a saúde mental das pessoas que estão em cargos de liderança ou destaque, por isso descobrir formas de superá-la é imprescindível.

1- Busque ajuda

Seja de um profissional ou mesmo de um grupo de apoio. Essa atitude vai te mostrar que você não é o único que sofre com esses sentimentos, diante disso se fortalece em uma rede de apoio.

2- Escreva sobre suas vitórias

Para visualizar o seu valor, faça uma lista das suas realizações, talentos e habilidades. Esse exercício pode te surpreender sobre sua capacidade.

3- Tenha mentores

É muito saudável ter uma rede de apoio de mentores que são admirados por você. Essas pessoas são respeitadas por você, te servem de exemplo e podem te dar feedbacks para ajudar na construção da sua autoconfiança.

4- Aceite as vulnerabilidades

Não importa o cargo que se ocupa, a idade que se tem, nenhuma condição, pois o ser humano possui vulnerabilidades. Aceitá-las vai te ajudar a buscar conhecimento e pode mostrar como lidar com a cobrança que faz de si mesmo.

Comenta aqui embaixo se você se sente bom o suficiente para o cargo que exerce ou ainda está no caminho para acabar com as inseguranças.

Se precisar de ajuda, pode contar com a nossa escola Vanusa Cardoso Academy. Lá você encontra uma série de respostas para as suas dúvidas mais escondidas, além de treinar para ser o melhor líder que você puder.

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A importância de ouvir os funcionários

Mesmo que na sua liderança não seja praticada a escuta ativa ainda, é fundamental que essa aptidão seja desenvolvida e aperfeiçoada. Isso para viver em um ótimo clima organizacional e ter uma equipe envolvida com o líder e seus objetivos.
Nesse artigo você vai entender porque é tão importante ouvir os funcionários da sua equipe, quais os benefícios que essa atitude traz para o dia a dia da empresa e, principalmente, o que muda na relação líder e liderado.
Continue nessa leitura e perceba o poder de ouvir.

Como entender e liderar pessoas da Geração Z

Como entender e liderar pessoas da Geração Z

O verdadeiro líder sabe transitar entre os diversos tipos de colaboradores, de várias gerações e ainda conseguir resultados de todos. Já é apontado que uma das grandes mudanças no meio corporativo nos próximos anos é a convivência de várias gerações no mesmo espaço, e por isso vamos compreender como entender e liderar pessoas da Geração Z .

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As competências mais desejadas na liderança pelas organizações

As empresas mais antenadas em produtividade e gestão de pessoas sabem que para fazer essa equação surtir resultados depende da contratação que fazem das suas lideranças.

Leia este artigo até o fim e descubra que competências são essas e como desenvolvê-las para ser extremamente valioso para sua empresa ou para se tornar um líder cobiçado no mercado de trabalho.

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80% profissionais pedem demissão por causa DA LIDERANÇA: conheça os motivos

Pesquisas apontam que 80% dos profissionais pedem demissão por não estarem contentes com a liderança a qual estão submetidos. Esses dados podem ser conferidos em uma pesquisa feita pelo PageGroup, empresa de recrutamento baseada no Reino Unido. Nesta pesquisa o diretor Michael Page diz que “O desempenho abaixo do que se espera de um líder é o principal motivo apontado tanto por quem pede para sair da empresa, como por quem está desanimado no emprego”.

5 Filmes de Liderança e Motivação para Inspirar o dia a dia

5 Filmes de Liderança e Motivação para Inspirar o dia a dia

Existem muitas formas de aprender e, para a pessoa que está a frente de um time, aprender para ser melhor a cada dia é uma missão. Pensando nisto eu separei 5 Filmes de
Liderança e Motivação para Inspirar o dia a dia.

A liderança pode ser aprendida e aprimorada, assim assistir a filmes que ensinam lições sobre liderança e como manter a motivação em alta, é uma ótima pedida para aprender e ao mesmo tempo entreter-se.

Diante disso, o líder deve ter uma lista de filmes que vai assistir e aprender com eles.

10 dicas para uma gestão do tempo eficaz

6 dicas para afastar problemas com retrabalho.

Problemas com retrabalho acontece e não escolhe setor empresarial, tamanho da equipe ou sequer período específico. O produto ou serviço não ficou adequado à qualidade prometida, o prazo não foi cumprido devidamente, um defeito que foi consertado volta a acontecer e assim por diante. Neste artigo eu quero te apresentar 6 DICAS PARA AFASTAR PROBLEMAS COM RETRABALHO.

O retrabalho vai acontecer quando o resultado do trabalho não for bom.

Nem sempre será possível evitar o retrabalho, mas é preciso minimizá-lo e há formas de fazer essa redução e a frequência com que ele acontece.

Nesse artigo, você vai entender porque acontece o retrabalho e conhecer algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir a quantidade de tarefas que precisam ser refeitas.

O impacto negativo dos problemas com retrabalho

Na empresa, o retrabalho, significa um desperdício de recursos. Os custos aumentam na mão-de-obra, na matéria-prima, no uso das instalações, pois tem-se uma repetição da tarefa para fazer a mesma entrega, já que a primeira vez não deu certo. Nesse caso, o valor recebido será por um serviço ou produto apenas. Mesmo que se tenha feito duas vezes.  E pode piorar porque quanto mais pessoas envolvidas na busca do resultado, maior o custo.

A imagem da empresa também sofre, pois envolve muitos setores da empresa. O investimento com o marketing fica pouco aproveitado, uma vez que o resultado do retrabalho traz o negativo para o setor. Todos os setores que contribuem para a imagem da empresa sofrerão de algum jeito, como o pós-venda, o relacionamento com o cliente e outros. A empresa vai precisar destinar mais recursos para reverter o quadro.

Também sofre impacto negativo o clima organizacional. Nenhuma equipe consegue ficar motivada se observa que falha em algum sentido. Se o retrabalho é frequente e envolve bastante pessoas da equipe, traz um sentimento de desconfiança e vergonha. Além de que o líder precisa tratar do assunto no âmbito geral.

Destinar tempo, mão de obra e recursos para fazer novamente o que deveria ter sido feito com resultado esperado na primeira, desestabiliza o planejamento. Refazer vai atrasar as novas entregas, por exemplo. Os atrasos nos prazos podem tornar-se contínuos e isso é ruim.

Acredito que você vai gostar de complementar esse conhecimento com este artigo: Motivando a equipe a não perder a chance de aprender com seus erros

Quais as causas do retrabalho

Como dito, não se exclui por completo o retrabalho, alguma coisa precisará ser feita novamente. Mas conhecer as causas também ajuda a evitá-lo. Veja algumas:

·         Falta de treinamentos: uma equipe insegura de suas funções, seja tecnicamente ou emocionalmente, vai cometer mais erros. Por isso, pessoas treinadas são mais preparadas e seguras para fazer bem já na primeira vez.

·         Gestão falha: quando os superiores não orientam corretamente os funcionários e, pior, não acompanham ou verificam a tarefa feita, os erros podem acontecer. Só deixe a equipe sozinha se tiver um responsável por orientá-la diante das dúvidas ou se ela for bastante treinada para a tarefa. 

·         Problemas de comunicação: a comunicação é fundamental para as atividades da empresa fluírem. Saber falar com assertividade com sua equipe e, também, mostrar-se aberto a ouvir vai facilitar que o certo aconteça. Imagina um funcionário que está com dificuldades e não tem abertura para pedir ajuda ao seu superior? 

·         Pessoas com perfis inadequados no desempenho das funções: Se você tem um peixe e deseja que ele suba em uma árvore, já deve saber que vai sucumbir ao insucesso. Isso se aplica aos funcionários também. Colocar uma pessoa extremamente comunicativa na área de controle de qualidade de forma solitária não vai dar certo, assim como colocar uma pessoa com alguma fobia social para ser um negociador. 

·         Irresponsabilidade: infelizmente existe essa característica em muitas pessoas e algumas delas podem estar sob seu comando. Quando o funcionário é irresponsável, ele não pensa nas consequências e isso onera sua empresa. O ideal é lapidar esse funcionário se for possível. 

·         Ausência de planejamento: Não planejar é deixar rolar com a intenção de que dê tudo certo, mas sem a certeza e o escopo para isso. Em uma empresa, o planejamento é fundamental para nortear todos os envolvidos e principalmente mostrar o objetivo que se quer alcançar.

6 dicas para afastar problemas com retrabalho

Reduzir o retrabalho na empresa e minimizar os efeitos dele é necessário em tempos que se busca alta produtividade e baixa de custos. A liderança tem papel fundamental nesse ponto, pois é uma executora das medidas junto aos colaboradores.

Aqui estão 6 dicas que podem, efetivamente, auxiliar nesse trabalho:

1- Utilizar ferramentas tecnológicas

As ferramentas tecnológicas otimizam os processos e lhes garantem maior precisão e qualidade. Isso cabe muito bem para as atividades repetitivas que podem causar tédio nos funcionários. A otimização do trabalho pelas máquinas dá de presente aos seus funcionários tempo para que eles pensem de forma estratégica nas tarefas que exigem criatividade e raciocínio.

2- Ter uma comunicação clara e transparente

Por mais preparada que seja uma equipe, se a comunicação tiver falhas ou ruídos, vai acarretar em problemas ao final do processo. Os ruídos abrem margem para dúvidas e dúvidas não sanadas geram mal-entendidos e isso acaba por trazer prejuízos. A comunicação eficiente é o que guia a sua equipe quando há muitas tarefas simultâneas a realizar. Isso implica até nas prioridades, se o comunicador é claro, a equipe sabe o que fazer primeiro.

3- Planejar e cumprir

O planejamento é determinante quando se tem prazos de entrega para cumprir. Estabelecer um cronograma e fazer conforme o combinado vai poupar a empresa de muita dor de cabeça e também de retrabalhos. O planejamento com cronograma passa para a equipe uma visão melhor das atividades a ela vinculadas. Assim, se em alguma parte do planejamento houver atraso, a equipe vai acelerar para alcançar o objetivo sem se perder.

4- Investir em processos ganhadores

Ter um mapeamento das atividades realizadas pela empresa e conhecer a fundo os processos de cada setor é poder ver os problemas e focar nas soluções. Desenvolver processos ganhadores em que todas as etapas foram revisadas para alcançar a excelência evita o retrabalho. Além de estar linkado com a tomada de decisões estratégicas.

5- Determinar um colaborador responsável

O funcionário qualificado para gerir os processos vai ser uma peça chave para evitar o retrabalho. Fazer isso evita sobrecargas em alguns profissionais e mostra aos outros como agir. Isso porque quando as funções estão devidamente distribuídas é mais fácil acompanhar a sua execução e resultados.

6- Ter a visão do todo

Os trabalhos muito grandes que exigem a atenção de muitas pessoas e bastante tempo e, por isso, são desmembrados em pequenas partes podem confundir e não trazer o entendimento do todo para quem está na execução. Exatamente por isso é indicado mapear e compreender os processos como algo com começo, meio e fim. Isso para o líder e também para os funcionários. É fundamental que o colaborador saiba que aquele parafuso que está apertando é parte integrante da aeronave.

Esse artigo te ajudou? Você consegue ver a possibilidade de evitar que uma mesma tarefa ou projeto sejam refeitos, seja em parte ou por completo? Então compartilhe com um amigo e o ajude também.

Os 3 Principais Erros da Liderança na Hora do Feedback

Os 3 Principais Erros da Liderança na Hora do Feedback

O feedback é uma das tarefas do líder a qual deve ser bem-feita para que a equipe funcione redondinha e, consequentemente, o seu negócio. É bom lembrar que o feedback é uma conversa sincera sobre os erros ou acertos dos colaboradores que tem como objetivo ajudá-los de verdade.

Por isso, o processo de dar feedback exige muita atenção, técnicas e ferramentas adequadas para ser eficaz. Se for dado de forma incorreta pode trazer efeitos prejudiciais aos colaboradores e grandes danos para a empresa.

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Conheça as práticas sustentáveis na gestão de pessoas

Você sabia que muitos candidatos já escolhem as empresas que se propõem a serem sustentáveis.É que hoje em dia as práticas sustentáveis estão em alta na sociedade e isso impacta na gestão de pessoas, pois para muitos esse é um valor do qual não abrem mão.

Outro aspecto da sustentabilidade se dá nas relações trabalhistas dentro de uma empresa, mas especificamente entre gestor e subordinado, ou seja, a sustentabilidade deve estar presente no organograma das empresas.

Pela relevância desse assunto, não se pode deixar de conhecer um pouco mais sobre ele. E a gente quer te ajudar!

Nesse artigo você vai acessar os conceitos de sustentabilidade e como ele se desenvolve nas empresas. Mostrar que a sustentabilidade na gestão de pessoas trata das relações de trabalho entre o empregado e os seus superiores. Além de se aprofundar no conhecimento das práticas sustentáveis em voga atualmente.

O que significa sustentabilidade

A sustentabilidade é definida pela capacidade de sustentação de um sistema. Esse vocábulo deriva do latim ‘sustentare’ e tem o significado de suster, suportar, conservar em bom estado, manter, resistir. Assim, o conceito remete à possibilidade de que seus elementos possam suportar um sistema ao longo do tempo, mesmo em face de interferências externas a ele.

Isso quer dizer que ser sustentável é poder usufruir de um sistema vigente com moderação e inteligência de modo que não o destrua para o futuro.

Mesmo voltando o olhar para a sustentabilidade dentro das empresas, é fundamental lembrar que esse conceito provém da ecologia, que diz respeito ao número máximo de indivíduos suportado por determinado território. Para o mundo corporativo, pode-se dizer que a sustentabilidade está relacionada à conservação ou à manutenção de um cenário no longo prazo, de modo a lidar bem com possíveis ameaças.

Uma sugestão complementar de leitura e desenvolvimento: A importância dos valores da empresa na gestão da equipe

A  sustentabilidade corporativa

Em relação à sustentabilidade empresarial, pode-se pensar nas ações tomadas por um negócio com o objetivo de respeitar o meio ambiente e, também, o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade. Isso no âmbito ambiental e social. 

É o conjunto de todas as práticas realizadas por uma organização em prol de um crescimento consciente, ou seja, que não prejudique o meio ambiente e a sociedade. Nesse caso, pode dar ênfase às pessoas que trabalham na empresa.

Isso porque o conceito está  profundamente conectado ao entendimento de que o crescimento de um negócio não pode ser benéfico apenas para seus proprietários. Os benefícios dessa evolução devem ser palpáveis também a seus colaboradores, parceiros, consumidores e demais pessoas envolvidas na cadeia de produção dos bens ou serviços. 

Na sustentabilidade corporativa a organização também melhora a sua imagem perante todos. Os colaboradores são beneficiados pelos cuidados que a empresa tem com seu material humano, buscando um equilíbrio na gestão de pessoas, cultivando a boa liderança e, a depender de cada organização, incluindo-os no crescimento alcançado. Os clientes ganham, cada vez mais, por consumirem produtos ou serviços responsáveis. Aliás, esse é um chamariz de novos clientes.

Que atrativos têm as práticas sustentáveis para os funcionários

A sustentabilidade tem um papel fundamental na transformação das empresas, pois nesse ambiente trata das relações de trabalho entre o empregador e o trabalhador. Assim, o olhar da empresa se volta para um dos principais ativos de uma organização que é o capital humano.

Na área de gestão de pessoas é onde se encontram as possibilidades de implementação de práticas sustentáveis para buscar a realização profissional e pessoal do colaborador. Essas práticas podem estar relacionadas à pesquisa de clima organizacional, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social, pesquisa de satisfação dos colaboradores, desenvolvimento profissional para ocupar outros cargos, participação nos resultados, dentre outras. Nota-se que isso tudo incide sobre a motivação dos colaboradores, sendo uma importante ferramenta para aumentar a produtividade e qualidade das empresas. 

Gostou deste conteúdo até aqui? Quero deixar um vídeo de conhecimento complementar, semanalmente publico conteúdos como este no meu canal do youtube.

Como ações sustentáveis impactam na Gestão de Pessoas

Muitos profissionais já imbuídos dos conceitos de sustentabilidade optam por trabalhar nas empresas que guardam esses valores em seu dia a dia. Então, para essas empresas a   sustentabilidade  da  gestão  de  pessoas  pressupõe  a  existência  de  práticas  de responsabilidade  social.

A gestão de pessoas, que trabalha com os preceitos da sustentabilidade, possui um olhar diferenciado para seus colaboradores. A comunicação interna torna-se um foco da estratégia e a relação interpessoal com os colaboradores vira prioridade Dessa forma, o  empregado ganha peso de figura ativa na construção da empresa e da marca que ela carrega.

Assim, você pode ver que a  relação  necessita  ser  vantajosa  para  ambas  as  partes  para  se sustentar. As pessoas  e  organizações precisam  ajudar-se  mutuamente para sobreviverem em um ambiente  competitivo e  de constantes  mudanças. Isso prova ue as velhas relações que existiam entre empresa e empregado não são possíveis de sustentar. 

Hoje, a empresa que faz a prática da sustentabilidade social, ambiental e econômica está em sintonia com o que o mundo precisa. Quando ela usa de sustentabilidade para atrair bons funcionários e mantê-los engajados, se candidata a ser a empresa que  vai alcançar seus objetivos.

5 ideias de práticas sustentáveis na gestão de pessoas 

1-  Investir na capacitação dos colaboradores

É preciso manter os objetivos sustentáveis da empresa alinhados com a equipe para garantir as chances de sucesso. Por isso é tão importante investir em treinamentos de práticas sustentáveis. Uma boa ideia é criar uma agenda com datas comemorativas de conscientização que a empresa preza.

2- Lideranças engajadas na sustentabilidade

O líder faz, o funcionário segue o exemplo. O conceito de sustentabilidade e as suas práticas devem ser alardeadas pelo líder, isso no jeito de mostrar suas ideias sobre o assunto como também em promover encontros regulares de alinhamento entre colaboradores e direção.

3- Boas entrevistas de seleção

Para ter uma equipe redonda que compreenda e vivencie a sustentabilidade é fundamental avaliar na entrada de um novo membro se ele compartilha dos mesmos valores que a companhia, compartilhando seus objetivos.

4- Definição de metas voltadas às práticas sustentáveis

É dessa forma que você irá monitorar a equipe e trazer os melhores resultados para a empresa. Para isso, defina indicadores de sustentabilidade próprios para sua empresa, tenha clareza sobre os recursos disponíveis e necessários para o alcance das metas e comunique as metas e ferramentas de controle claramente aos colaboradores.

5- Motive a equipe por resultados

Faça a equipe entender o propósito de viver a sustentabilidade na empresa, mostre os  benefícios que ela pode trazer, pois assim todos ficam mais dispostos a mudar. E, se puder trabalhar com recompensas para os resultados, as conquistas serão maiores e visíveis.

Espero que este artigo tenha te ajudado a conhecer mais sobre as práticas que são consideradas sustentáveis na gestão de pessoas. Comente aqui de que forma isso aconteceu. 

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Por que o líder procrastina e como evitar

Apesar do líder ser um grande incentivador da gestão do tempo e da objetividade da sua equipe, ele também cai na armadilha da procrastinação.
E quando o chefe deixa para depois, isso reflete negativamente na sua liderança. Não é nada bom
Esse artigo tem o desejo de esclarecer o que é a procrastinação, por que o líder também procrastina, quais as causas da procrastinação no ambiente de trabalho e passar algumas dicas de como evitar a procrastinação.

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Como fazer um bom alinhamento com o seu time

Veja só que comparação eu vou fazer aqui… Você certamente já fez o alinhamento do seu carro, não é mesmo? E ao sair da oficina percebeu o carro forte, seguro, macio e uma delícia de dirigir. Isso é efeito do alinhamento bem feito! Então o alinhamento aqui se mostra como fundamental para algo ou alguém seguir focado. E saiba que na sua empresa existe também o alinhamento a ser feito! Eu te pergunto: é comum fazer o alinhamento com o seu time?

Como desenvolver sua liderança HOME OFFICE

Como desenvolver sua liderança HOME OFFICE

Você gostaria de compreender como desenvolver sua liderança home office?
Você certamente já ouviu a expressão “novo normal”. Para os tempos atuais ela é até corriqueira. Pode-se ver que alguns profissionais já conseguiram retornar ao seu ambiente físico de trabalho, mesmo sem o fim da pandemia que assola o mundo desde 2019, isso guardando muitos protocolos de cuidados. No entanto, outros tantos devem seguir fazendo o trabalho no Home Office, esse é o caso de muitos líderes.

Por isso, o trabalho no Home Office é considerado o novo normal para muita gente. Essa certeza me fez pensar nesse artigo para trazer possibilidades de gestão ao líder que vai delegar do seu lar. Assim, o artigo pretende mostrar como o líder vai obter o melhor proveito, produtividade e resultado através de uma gestão home office.

Fique comigo nessa leitura!

Tenha certeza que ao final você vai compreender porque a liderança Home Office é um caminho sem volta, vai se atentar aos pontos principais para uma liderança home office excepcional. Também vai aprender a alavancar resultados através dessa liderança home office e, receber dicas de ferramentas essenciais para uma gestão home office.

Está imperdível, não é mesmo?

Liderança Home Office um caminho sem volta

Em princípio o trabalho home office era apenas uma tendência, ou seja, uma inclinação natural, isso no mundo inteiro. O sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman, em seu conceito de  “modernidade líquida” menciona que vários modelos, nossos conhecidos, haviam mudado. Diante disso, o trabalho também se apresenta como multiforme. E, nesse contexto, o teletrabalho busca se adaptar e explorar as facetas desta nova forma de trabalhar.

Antes uma tendência e agora uma realidade, pois isso aconteceu pelo momento em que as pessoas foram obrigadas a viver, ou seja, pelo contexto mundial do último ano, o trabalho em Home office teve que ser encarado obrigatoriamente. Não tinha outro caminho!

Isso deu a dimensão exata do quanto esse modelo de trabalho pode ser viável e, por isso, duradouro. Existem inúmeras justificativas para ficar nessa modalidade, as principais dizem respeito à redução de custos, ao aumento de produtividade e à gestão do tempo, pois se ganha qualidade do tempo usado, uma vez que ele não é perdido no deslocamento. Você percebe que, dessa forma, pode-se assegurar melhores resultados para a empresa e maior satisfação aos colaboradores.

Mas lembre-se, para implementar e manter o trabalho remoto é necessário que as empresas se preparem com tecnologia e consigam fazer uma boa gestão das atividades.

Ainda assim, com todo o suporte que a empresa deve dar, um líder em Home Office é o foco de disseminação de motivação, trabalho, cobrança por resultados, parceria com a equipe. Como sempre, é um líder em construção. Nesse caso, ainda mais atento, mais assertivo e mais conhecedor do seu potencial e, por consequência, conhecedor do potencial de seus liderados.

Você também pode complementar essa leitura, através deste artigo incrível: Curso para Liderança no formato on-line funciona?

Pontos de atenção na liderança home office

O treinamento dos líderes para um melhor desempenho em Home Office é imperioso para que todo o processo dê certo. Exatamente por isso, alguns pontos de atenção precisam ser atendidos pelo líder. Você concorda com essa necessidade?

Se você é um líder cuidadoso e ávido por ver as coisas dando certo, tenho certeza que sim!

Dessa forma, olhar para o momento como um momento de crise que vai trazer mudanças permanentes ajuda. Isso porque existem comportamentos para esses momentos que são comportamentos definitivos para os líderes, assim é melhor se acostumar e praticar. Desse modo, tente transferir esses comportamentos e características para a liderança home office:

  • Não deixe que preferências pessoais predominem: em momentos de mudança isso importa, mas o líder deve pensar no melhor para o grupo;
  • Mantenha o seu propósito como líder bem claro: essa é a razão daquilo que você faz, pois conhecer o seu propósito faz com que veja o valor que agrega na sociedade;
  • Seja transparente com a equipe: isso sempre mantenha o hábito de dar feedbacks na sua agenda;
  • Esteja aberto: esse comportamento faz com que você não crie resistência ao que precisa ser adaptado para a inovação;
  • Seja ágil e resiliente: Na posição de liderança se pensa rápido e também se age rápido, mas com clareza e sem impulsividade. Ser resiliente nessa hora é fundamental, pois nem sempre as coisas saem como desejamos, mesmo planejando bem. Lide com isso!

·         Atenda as necessidades dos colaboradores e entenda suas dificuldades: para esses dois lados da moeda o líder precisa ser super preparado. O seu home office não pode mantê-lo longe da sua equipe.

Que tal complementar esse conhecimento com um vídeo incrível que está no meu canal do Youtube?

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Alavancando resultados através de uma liderança home office

Vou te dizer que, primeiramente, você deve entender a nova situação e não permitir que o home Office crie distância entre você e seus liderados. Ainda mais porque os resultados ainda são buscados pela empresa e isso tem a ver com o líder que você é e a condução que faz da sua equipe, principalmente. Por isso, manter a automotivação para poder deixar os funcionários engajados e dispostos a vestir a camisa da empresa.

Tarefa de líder!

Aqui te digo que existe uma resposta positiva para a possibilidade de alavancar os resultados quando se tem uma liderança home office. Mas isso depende muito das boas práticas que você fizer uso nessa modalidade.

1- Mantenha a comunicação clara: mesmo a distância a comunicação deve unir você e a equipe. Compartilhar as informações mantém os liderados confiantes na sua liderança e, além disso, diminui a ansiedade e o medo do novo cenário.

2- Enxergue os seus funcionários: fique atento aos funcionários que apresentam desinteresse ou desmotivação por causa da sua ausência física. Para esses dê uma atenção especial , ouça-o, entenda-o e faça o possível para engajá-lo nos projetos.

3- Desenvolva seu time, mesmo que em home office: Uma das funções mais importantes na liderança é desenvolver pessoas, por isso exercite essa função através dos feedbacks constantes.

4- Delegue: ao delegar o líder oferece possibilidade do colaborador exercer sua autonomia e até desenvolvê-la. Faça-os compreender que o papel deles na empresa é importante nas decisões.

5- Olhe para si e não se sobrecarregue: Em casa a pessoa pode perder a noção do limite entre o que é trabalho e o que é pessoal e por isso, trabalhar mais. Por isso, reveja as atividades e as mapeie de um jeito que fique equilibrado para você. A equipe ajuda muito nessa hora, pois ela tem capacidade de gerir muitas coisas sozinha.

Ao seguir essas orientações a sua liderança home office entra em consonância com os bons resultados. Isso é trabalho saudável e vida pessoal também.

Ferramentas essenciais para uma gestão home office

Na gestão do líder em home office algumas ferramentas são fundamentais para gerir todo o trabalho. Elas trazem mais produtividade e organização para a liderança home office. Confira algumas e escolha a que melhor convier:

1-  Meet

Aqui se tem uma ferramenta maravilhosa de comunicação. O Meet é uma aplicação da Google que funciona como uma plataforma de mensagens organizada em torno de grupos. Quando for fazer uma reunião remota com seus colaboradores e alinhar as ideias, essa ferramenta será muito útil.

2- CamScanner

É verdade que não dá para ter todos os aparelhos que a estrutura da empresa permite e usa de forma compartilhada, por isso usar esse aplicativo vai substituir o scanner , pois ele faz isso e ainda permite salvar em PDF.

3- Flux IP

Sabe aquele PABX que integra todos os telefones da empresa? O Flux IP traz a solução de telefonia IP integrada, que permite interligar matriz e filiais ou matriz e home office. Isso é muito útil!

4- Trello

É um organizador de tarefas, no qual você pode inserir comentários, o que proporciona um ganho na fluidez da comunicação, já que as informações ficam centralizadas, mas toda a equipe pode vê-las.

5- Dropbox e Google Drive

É de armazenamento de dados que seu home office precisa? As duas ferramentas, Dropbox e Google Drive, têm. Por meio de um login e senha, você pode guardar o que deseja e tem a possibilidade de compartilhar os documentos com outras pessoas. E, mais, sem precisar salvar porque tudo que for feito será salvo automaticamente.

Agora você se sente mais confortável em fazer uma liderança home office? Meu desejo é que sim.

Porque o certo é que ninguém sabe ao certo quando os trabalhos voltarão a como eram, e se voltarão por completo.  Por isso, é importante que você use o seu lado resiliente e se mantenha na melhor liderança que você possa fazer. Pode contar comigo para te ajudar!

Compartilhe esse post e ajude seus amigos líderes!

5 dicas para desenvolver sua segurança como líder

5 dicas para desenvolver sua segurança como líder

A concepção de líder nos moldes atuais vem mudando de forma bastante acelerada. Isso mostra que atitudes tidas como normais e inerentes ao cargo de liderança de anos atrás mudaram e não têm a mesma aceitação de antes. Neste artigo 5 dicas para desenvolver sua segurança como líder, quero ser pontual e cirúrgica para te ajudar neste processo.

Por causa disso, muitos questionamentos cercam o líder sobre seu comportamento nas organizações. E, esse cenário é propício para que ele se sinta inseguro, pois a receita de décadas passadas não serve mais e, também, existe o fato de que muitas pessoas assumem o cargo não se sentem preparadas para tamanha responsabilidade. Então, esse é o ponto que desenvolver a segurança como líder torna-se imperioso para que dê certo no cargo.

Mas de uma coisa pode-se ter certeza: a empresa como um todo só tem a ganhar quando o líder tem segurança de seu ofício. Isso porque atualmente as empresas funcionam mais como equipes e times e, em um time, todos os integrantes buscam resultados. Dessa forma, o líder que tem segurança em seu liderar é capaz de delegar e de garantir autonomia ao seu time. E, mais importante, o time acredita nesse líder!

Você quer ser esse líder seguro, não é mesmo?

Eu te convido a seguir com a leitura desse artigo até o fim, nele apresento formas práticas de adquirir segurança no momento de atuar como líder e também diante da vida.

Desenvolver sua segurança como líder começa por você

A segurança em alguma atividade está ligada ao quando a pessoa conhece o próprio comportamento e a atividade que se está envolvido. 

Diante disso, posso te dizer que o autoconhecimento e o desenvolvimento da Inteligência Emocional são a base para que você possa agir com segurança. Primeiro saiba quais os pontos fortes e os pontos fracos que possui, entenda o que te faz sentir medo e insegurança e lide com isso. Depois conheça profundamente a organização na qual trabalha, bem como a equipe sob seu comando. Isso deve evitar surpresas desestabilizadoras e, consequentemente, uma melhor postura da sua parte.

Entenda que as pessoas que aceitam a segurança como um valor fundamental têm algo em comum: elas acreditam que podem fazer a diferença, que podem ter sucesso. Essas pessoas sabem que precisam assumir a responsabilidade por suas decisões e ações, além de serem confiantes mesmo não tendo ainda todas as respostas.

Você tem esse sentimento de propósito? Percebe que pode fazer diferença na vida das pessoas como líder?

Aqui você entende que ser mais confiante no trabalho pode ajudar e muito na sua valorização profissional e pessoal. Pode também te fazer de farol na vida das pessoas que estão ao seu redor. Outra vez a responsabilidade aumenta e não se pode fugir do papel incrível que te foi dado.

Por esse motivo, desenvolver a segurança como líder é fundamental para atingir os objetivos traçados de forma mais segura. Isso depende de você e, como foi dito, invista na sua evolução pessoal. Confie, isso irá refletir na sua liderança também.

Preparei um vídeo, que irá complementar parte do que estamos falando até aqui. Você encontra esse e muitos outros conteúdos no meu Canal do Youtube Vanusa Cardoso Coaching.

O que está por trás da sua segurança como líder

Primeiramente a segurança nas ações também está ligada aos traços de personalidade. Existem pessoas que automaticamente sentem segurança em tudo que fazem, são mais corajosas, assertivas e se blindam das críticas negativas. No entanto, a segurança e a confiança em si podem e devem ser desenvolvidas, pois os traços que tornam as pessoas verdadeiramente seguras estão ao alcance de qualquer pessoa.

Segundo Mareo McCracken, escritor estadunidense, o qual escreve sobre vendas, marketing e sucesso do cliente, existem traços comuns às pessoas verdadeiramente seguras. Ele, em suas vivências, percebeu e publicou alguns desses traços, veja-os:

1. São responsáveis pelas próprias ações: As pessoas seguras não responsabilizam o mundo por seus erros. Elas sabem que as ações que escolhem são o caminho para o sucesso ou o fracasso.

2. Buscam evolução contínua: A possibilidade de melhoria diária é o que move as pessoas seguras, não a perfeição. Ser perfeito para uma pessoa segura é saber que pode confiar na sua capacidade e sempre está dando o seu melhor.

3. Não perdem tempo com fofocas: Para que falar sobre as outras pessoas se falar sobre projetos, viagens, culturas, ideias, planos, objetivos, metas e aspirações é coisa mais importante, não é mesmo? As pessoas seguram reconhecem a importância de manterem a mente livre de coisas tóxicas.

4. Sabem dizer não: As pessoas seguras só prometem o que conseguem entregar. Não fazem grandes planos com o que está em desalinho com seus objetivos e crenças. Isso porque elas sabem o valor do seu empenho, de novo aqui o poder do autoconhecimento.

5. Honram suas mentes e seus corpos: Cuidam de si mesmas para fazer e ser a sua melhor versão. Se exercitam, investem em alimentação, educação e boas noites de sono.

Aproveite para complementar essa leitura com este artigo: Como melhorar a tomada de decisão como líder

5 dicas práticas para desenvolver sua segurança como líder

Agora você já pode identificar se alguma das características mencionadas que as pessoas seguras possuem você reconhece em si, não é mesmo? Algumas delas devem até fazer parte do seu dia a dia, mas ainda assim você pode precisar de orientações para se sentir mais seguro na posição de líder. Quero dizer que mais confiante mesmo!

Sendo assim, é importante que você usufrua dessas características para consolidar mais ainda a sua segurança como líder. Mas, com o intuito de te instrumentalizar de forma consistente, vou te deixar 5 dicas práticas de como desenvolver sua segurança como líder.

1- Partilhe seus objetivos somente aos que confia: Você não pode correr o risco de ficar desmotivado ou inseguro ao contar seus planos para alguém que seja medroso ou pessimista. Esteja ao lado dos entusiastas da concretização dos sonhos, pessoas que tem os pés no chão, mas te impulsionam para o sucesso. Lembre-se que palpites negativos podem te tirar do foco!

2- Tenha clareza de onde quer chegar: Isso aumenta a segurança no que se está fazendo, pois o objetivo está bem definido, o seu norte está claro. Assim, crie metas pequenas para alcançar e galgar os degraus de um a um. É mais seguro quando se vê o caminho.

3- Mantenha distância de quem te faz mal: Algumas pessoas por terem problemas de autoestima acabam por minar a autoconfiança dos outros, às vezes não por maldade. Se no seu viver existem pessoas assim, guarde uma distância saudável para que você possa reforçar suas convicções e não escute a todo momento frases negativas e de desencorajamento.

4- Encontre as suas qualidades e as valorize: Na maioria das vezes, por querer acertar, somos nós o nosso maior crítico. Sabe-se que a perfeição não existe, mas não reconhecer as qualidades que se tem e focar nos defeitos acaba com qualquer autoconfiança. Por isso, faça uma lista das suas qualidades e reforce-as todos os dias lendo-as para você mesmo. Esse é um exercício poderoso!

5- Seja merecedor dos elogios que recebe: É prova de insegurança não acreditar nos elogios que recebe, por isso abrace-os com carinho e acredite neles. Saiba que acreditar nos elogios que os outros lhe fazem vai reforçar a sua segurança nas qualidades que eles destacam. Isso é um grande passo na construção da sua segurança!

Procure desenvolver essas orientações que a segurança irá aparecer para você. Busque entender o que acontece a sua volta para crescer como líder, mas sempre volte para o seu interior para digerir tudo e ficar mais forte.

Uma viagem interna para desenvolver sua segurança como líder

O autoconhecimento é um caminho sem volta, pois quando se percebe o poder que ele tem cada vez mais as pessoas querem encontrar as respostas no seu interior. Isso na liderança não é diferente!

E é maravilhoso, imagina que está dentro de você a essência para conseguir a segurança que tanto almeja.

Nesse contexto, todos têm um conjunto de pensamentos que define quem se é no macro, ou seja, no mundo. Só que muitos desses pensamentos podem ser negativos. Vou te dizer aqui que não é fácil saber quando eles foram construídos, mas com certeza estão ligados a experiências negativas ou a expectativas impossíveis ou ainda a avaliações erradas que alguns fazem de si mesmos.

Esses pensamentos devem ser compreendidos, trabalhados e muitas vezes serem eliminados. Digo isso porque está errado acreditar que um pensamento é uma verdade absoluta com base apenas em opiniões de outros ou em situações que não foram felizes.

Uma coisa é certa, têm muitas afirmações que as pessoas fazem a si próprias, sobre o corpo, a carreira, os relacionamentos e sobre a vida de modo geral que não teriam coragem de dizer a alguém. Por que então dizê-lo para si mesmo?

Isso não faz sentido!

Se você quiser acabar com a sua segurança deve continuar se autoflagelando psicologicamente. Minha indicação é que PARE COM ISSO IMEDIATAMENTE. Faça o contrário, crie novas oportunidades para novas experiências seguras, saudáveis e positivas.

Procure pelo seu bem-estar para construir a sua segurança. Faça coisas divertidas, seguras e que o façam sentir-se bem. Seja mais assertivo com sua própria vida!

Conta para mim: Você se sente capaz de atuar diante da empresa e da sua vida com mais segurança? Ou esse artigo é só um start para a sua busca?

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Curso para Liderança no formato on-line funciona?

Curso para Liderança no formato on-line funciona? Em um curso nesse formato de Liderança você vai estar frente a frente com todas as técnicas necessárias para criar a melhor liderança da sua vida. E, melhor ainda, poderá colocar em prática imediatamente, seja na empresa na qual já trabalha ou para iniciar a carreira dos seus sonhos. Não é pouca coisa, é muita informação, técnica, conhecimento passado para você se tornar um líder excepcional.

Artigo Liderança

Como melhorar a tomada de decisão como líder

Se existe uma situação em que o líder está sempre envolvido é na tomada de decisão, não é verdade? Esse profissional está à frente de uma equipe e é cobrado para trazer resultados para a empresa, por isso tanta responsabilidade. Não é de se admirar a necessidade de que ele seja um ótimo tomador de decisões. Por esse motivo, melhorar a tomada de decisão como líder é fundamental para obter o sucesso no cargo.

Dicas para o líder que está começando do zero

Como ser um bom líder mesmo começando do zero

Como ser um bom líder mesmo começando do zero

Você se tornou um líder! Ganhar este cargo pode acontecer de várias formas e por vários motivos. Alguns exemplos poderiam ser: O superior vê o potencial do colaborar e o promove;  o colaborador se organiza em um plano para alcançar a posição de líder; a existência de um processo seletivo, o qual você saiu vencedor; o seu líder foi transferido e a pessoa mais apta para o cargo é você por ser o assessor direto dele. Enfim, os motivos são vários, mas se você nunca foi líder vai se sentir inseguro. E, agora, como fazer essa liderança do zero?

Eu sei o quanto isso pode angustiar uma pessoa, principalmente pelo fato do líder ser aquele que dará exemplos, estará em evidência na empresa e, principalmente, responderá pelo sucesso ou insucesso da sua equipe. É bastante responsabilidade mesmo!  

Mas eu quero te ajudar a acalmar seu coração e te instrumentalizar para essa nova, e maravilhosa, função!

Vem fazer a leitura desse artigo. Nele eu trago informações significativas para você se tornar um bom  líder mesmo começando do zero. Veja o que vai encontrar:

  • As 4 principais habilidades para quem está começando;
  • O ponto chave para um líder que vai começar hoje;
  • Como acelerar o seu processo de desenvolvimento na liderança.

Essa leitura vai te tirar da inércia e te mostrar as diversas possibilidades para o passo inicial na sua nova carreira. Vem ver!

As 4 principais habilidades para quem está começando

Um grande líder, desses que são lembrados como exemplo e inspiração, precisa ter algumas habilidades próprias da função. Sim, isso é um fato! Por esse motivo, caso você não tenha as habilidades de forma inata- assim, nascidas com você- é preciso desenvolvê-las.

A pessoa que começa a exercer a liderança do zero, vai precisar aprimorar ou desenvolver  o autoconhecimento, a comunicação, a gestão de tempo e o hábito de dar feedbacks. Isso porque essas habilidades são a base de muitos processos  presentes ou que se desenrolam no dia a dia do líder. Aceitar a força que isso tem te tornará um líder mais confiante e produtivo.  

1- Autoconhecimento

Como líder você não é responsável somente pela entrega que faz, agora você é responsável pela entrega da sua equipe também. O autoconhecimento tem papel fundamental nesse processo de trazer a equipe para junto de si, pois ele é a capacidade de percepção sobre si perante o mundo, nas relações sociais e nas atividades cotidianas. A pessoa que você é e as suas características estão em evidência e isso afeta suas tarefas e a percepção que os outros têm de você. Ao saber quem você é trazer a possibilidade de ajuste de comportamento para você ser um líder melhor.

2- Comunicação

Na sua promoção, pode acontecer de alguns dos seus pares não ficarem contentes.  Sim, isso acontece e precisa ser resolvido. A indicação é aprimorar a forma como você se comunica. A comunicação assertiva sempre vai ser a melhor escolha, nela o líder investe energia para se fazer claro e trazer objetividade para a conversa. Isso é essencial para minimizar conflitos, controlar seus sentimentos e ser atendido nas necessidades da empresa da melhor forma. Além de construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho. Procure ser franco nas conversas, com clareza, direcionamento e respeito.

3- Gestão de tempo

Ter pleno controle sobre o tempo que você dispõe é fundamental para manter o equilíbrio entre responsabilidades e saúde mental. Uma gestão de tempo adequada promove o aprimoramento e a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas. Isso se aplica também a sua equipe, pois se você quer que as pessoa te sigam, deve inspirar pelo exemplo.

Acredito que você pode se beneficiar, complementando essa leitura com este artigo: 10 dicas para uma gestão do tempo eficaz

4- Hábito de dar feedbacks

Crie essa rotina na sua liderança, o hábito de dar feedbacks. Ao assumir uma equipe você precisa que ela trabalhe em consonância com os objetivos que você tem. Por esse motivo dar feedbacks fará com que os colaboradores se alinhem à sua necessidade e isso pode trazer resultados excepcionais. E lembre-se, seu colaborador precisa ter esse retorno de como está trabalhando para poder mudar. Se não disser ele não vai saber!

Líder saiba que ao incorporar essas habilidades na sua rotina, você terá um caminho mais suave na liderança. Assim, vai sentir a responsabilidade desse novo cargo, mas também a delícia que é liderar pessoas.
Principalmente quando a sua liderança está começando do zero, dê ainda mais valor para esta prática diária.

Ponto chave para um líder que vai começar hoje

Agora tem algo que precisa ser dito e é de grande importância: Se você ganhou o cargo de liderança é porque tem qualificação para isso, ou seja, a capacidade está aí.

Assim, é fundamental para seu sucesso valorizar o que você já sabe, o seu conhecimento técnico na empresa. É certo que sua habilidade e conhecimento na área já trouxeram inúmeros benefícios para a instituição e isso vai se prolongar agora na liderança que será exercida por você. Os seus liderados poderão ser direcionados a produzirem como você produzia na posição que antes ocupava.

Você consegue perceber que nem tudo é novo? Mesmo a liderança sendo do zero, o seu comprometimento e exemplo, não o são. A palavra chave do momento é valorização!

Então, apoie-se nesse sentimento de “lugar conhecido” e instrumentalize seus liderados a serem tão bons funcionários como você foi naquele lugar. Aqui você sente a liderança na prática e isso traz uma enorme satisfação.

Acelere o seu processo de desenvolvimento na liderança

Você já sabe que o líder não fica estagnado, pois o líder é um eterno aprendedor. Esse sentimento de sempre buscar o novo, o aprimoramento, sair na frente para ser a melhor versão de um líder, é algo latente dentro do coração de todo grande guia.

Nunca se pode esquecer que o líder é o grande orientador e comandante das pessoas que estão sob suas ordens. Assim, buscar o desenvolvimento o torna mais especial e um comandante admirável, além de entregar resultados surpreendentes no trabalho.

O autodesenvolvimento é muito proveitoso no dia a dia e, pode ser que a empresa pela qual você trabalha te auxilie com cursos de aprimoramento, mas isso não é uma regra. E aqui quero que você compreenda, de verdade, a importância de se desenvolver e não esperar pela empresa. Faça você esse caminho com dedicação e coração, procure por cursos sobre comunicação assertiva, especialize-se em dar feedbacks e sobretudo se autoconheça. O resultado virá.

Líder, o desafio de se fazer uma liderança do zero são muito grandes e podem intimidar, mas as chances de sucesso também são enormes. Lembre-se que a escolha feita em você tem base no que você é, em quem você se traduz como líder. Aprimore suas habilidades, trabalhe duro e confie.

Eu acredito que você também vai gostar de complementar esse conhecimento, assistindo este vídeo O que é ser um Líder Coach:

Agora conta pra mim em que te ajudou a leitura desse artigo, vou adorar responder aos comentários.

absenteismo

Descubra como calcular o índice de absenteísmo com facilidade

Como anda o nível de produtividade de sua empresa? Os funcionários têm batido as metas, trabalhado com dedicação, faltando pouco e chegando no horário? Se você não conseguiu responder a nenhuma dessas perguntas, fique tranquilo: conseguirá em breve, pois hoje falaremos sobre absenteísmo.

Um dos indicadores mais importantes no departamento de RH, capaz de apontar quantas horas de trabalho estão sendo desperdiçadas devido ao número de atrasos, faltas ou saídas – justificados ou não – por parte dos funcionários.

Problemas de saúde, trânsito caótico, demissões na empresa e a perda de entes queridos são alguns dos fatores que contribuem com o absenteísmo – e todos estamos sujeitos a situações como essas.

Mas se um funcionário chega tarde ou não vai ao trabalho com certa frequência, isso pode significar que ele não se sente motivado o suficiente para realizar suas tarefas. Nesse caso, o indicador é muito útil, pois serve como uma espécie de termômetro, ajudando a medir o clima dentro da organização.

Sendo assim, neste artigo você vai descobrir:

  • O que é absenteísmo;
  • Por que essa ferramenta é importante;
  • Como calcular o absenteísmo de sua empresa.

Como calcular o absenteísmo da minha empresa?

Diferentemente do que muitos imaginam, calcular o índice de absenteísmo de uma empresa é muito simples. Primeiramente, leve em consideração que o número de funcionários varia de empresa para empresa, de setor para setor.

Logo, não basta apenas somar as horas perdidas para identificar a assiduidade de seus colaboradores.

O impacto de 5 horas negativas em uma equipe pequena, de apenas 10 pessoas, por exemplo, é muito maior do que num time de 100 profissionais.

Por isso o absenteísmo deve ser proporcional a quantidade de horas trabalhadas do grupo como um todo. Viu só? Não é tão complexo assim. No exemplo abaixo você confere como é fácil calcular o índice.

Primeiro passo

Primeiramente, calcule o total de horas a serem cumpridas pelo time como um todo no período de um mês. Para isso, some a horas de trabalho mensais que cada colaborador trabalharia se não faltasse, se atrasasse ou precisasse sair mais cedo.

Para que você compreenda melhor, usarei como exemplo um time de 100 profissionais. Digamos que cada um desses funcionários trabalhe 8 horas diárias, de segunda à sexta-feira, e que o mês tenha 20 dias úteis.

100 funcionários x 8 horas diárias x 20 dias úteis = 16.000 horas mensais

Agora que você identificou o número ideal de horas trabalhadas por sua equipe durante o mês, guarde esse número. Usaremos ele logo mais.

Segundo passo

Neste momento, somaremos as horas referentes às saídas, faltas e atrasos de toda a equipe.

Você precisa transformar “dias” em “horas” para realizar esses cálculos. Digamos que, de acordo com as métricas, as faltas de seus funcionários resultaram em um total de 15 dias. Para chegar ao número correto, multiplique os dias pelas horas trabalhadas, por exemplo:

15 dias faltosos x 8 horas diárias de trabalho = 120 horas perdidas durante o mês

Realize o mesmo processo com os atrasos. Primeiro, some os minutos de todos os atrasos e, depois, transforme-os em horas. Neste mês, por exemplo, 18 funcionários chegaram 20 minutos mais tarde no trabalho.

18 funcionários x 20 minutos = 500 minutos = 6 horas de atraso no mês

Em seguida, some as horas referente às faltas e as horas referente aos atrasos. O resultado será o total de horas de trabalho perdidas durante o mês.

120 horas de faltas + 32 horas de atrasos = 152 horas perdidas

Terceiro passo

Uma vez que você já tem todos os dados necessários, chegou a hora de calcular o absenteísmo. Para isso, pegue o número de horas perdidas e divida pelo número de horas que seus funcionários deveriam trabalhar durante o mês. Depois, multiplique por 100 para obter a porcentagem. Exemplo:

152 horas perdidas ÷ 16.000 horas ideais de trabalho x 100 = 0.95 de absenteísmo

Nosso índice de absenteísmo do mês foi 0.95 – que é um bom número por sinal, levando em conta que a equipe tem 100 funcionários e que imprevistos sempre acontecem. O ideal é que o índice esteja abaixo de 3%.

Viu só como é fácil calcular essa métrica e descobrir o número de horas desperdiçadas em sua empresa? Para facilitar ainda mais o seu trabalho com o cálculo desse índice, disponibilizo uma planilha que poupará seu tempo.

Faça o download grátis da ferramenta
Clique no botão para realizar o download do arquivo.

Depois, acrescente os dados pedidos pela planilha e a fórmula dará o resultado do absenteísmo para você. No material você também tem acesso a dois gráficos que se modificam automaticamente de acordo com os números. Super prático.

Assista ao vídeo para entender como a planilha funciona:

Assim como o turnover, o absenteísmo também deve ser calculado mensalmente. Assim será mais fácil identificar se o clima no ambiente de trabalho está bom, se algum funcionário está tendo dificuldade para trabalhar com determinado grupo, se não está feliz com a função que exerce e assim por diante.

Espero que você aproveite a planilha e que, com base nesses resultados, ajude sua empresa a produzir mais e melhor, superando as expectativas, diminuindo o índice de absenteísmo e focando nos resultados.

turnover-como-calcular

Turnover: você sabe medir este indicador?

Se você acompanha o blog, provavelmente já sabe a importância dos indicadores de RH para avaliar se os projetos, colaboradores e programas oferecidos pela empresa estão de acordo com as estratégias e metas a serem conquistadas. Neste artigo me aprofundo no turnover.

Muito conhecido pelo setor de Recursos Humanos, o turnover mede a rotatividade de funcionários e, ao levar em conta o número de demissões e admissões, indica como está a “saúde” da empresa.

Uma das dúvidas mais comuns sobre o assunto é se existe uma porcentagem ideal de turnover, ou seja, um índice ideal de rotatividade.

E a resposta para essa pergunta é clássica: depende. Aliás, depende de uma série de elementos: da economia, do número de funcionários, do ramo do negócio e etc.

Para Chiavenato, um dos autores mais conhecidos na área de Gestão de Pessoas, o turnover ideal seria aquele em que a empresa retém os funcionários bons, os talentos, e substitui aqueles que não se adequam à cultura empresarial ou que apresentam distorções de desempenho difíceis de serem alteradas.

À vista disso, já sabemos que a taxa pode variar de organização para organização. Contudo, o que não pode ser negligenciado é a necessidade de medir esse indicador mensalmente.

Se você não mede o desempenho de sua equipe e não se preocupa com o número de demissões e admissões, acaba deixando passar detalhes importantes e, assim, não identifica fatores que podem prejudicar sua empresa.

Assim sendo, vamos aprender como calcular o turnover.

Como calcular o turnover?

Se engana quem pensa que calcular o turnover é difícil. O cálculo desse indicador é muito simples e varia de acordo com as necessidades da empresa, podendo ser aplicado em variados departamentos e linhas de produção, sempre avaliando a taxa de índice aceitável.

Cálculo 1

((X Entrada + Y Saída ÷ 2) ÷ Total de Funcionários) x 100 = turnover

Desta forma, a base para chegar a taxa de turnover é a fórmula acima, mas um novo modelo vem sido utilizado recentemente e o próprio Chiavenato o cita em um do seus livros.

Cálculo 2

(Y saída ÷ Total de Funcionários) x 100 = turnover

Nessa nova fórmula eliminamos as admissões que podem ocorrer e dando preferência apenas aos cálculos de rotatividade. Porém, quando for preciso identificar as dificuldades em um processo de recrutamento e seleção, por exemplo, o primeiro cálculo continua válido.

Por exemplo, se uma empresa demitiu 30 funcionários em um mês e as mesmas 30 vagas forem fechadas daqui a três meses, as admissões poderão ser maiores do que as dispensas, mudando o resultado final.

Para ajudar no cálculo do turnover, tenho um presente: disponibilizo uma ferramenta para que você possa calcular o turnover de sua empresa automaticamente e com mais facilidade. E o melhor de tudo: é gratuita!

No material você encontra duas abas: uma para calcular as admissões e demissões (primeiro cálculo) e a segunda para calcular apenas as demissões (segundo cálculo).

Além disso, os dados já são convertidos em um gráfico para que você possa acompanhar a curva constantemente. Basta apenas colocar seus dados e a planilha dará o resultado.

Faça o download grátis da ferramenta

No vídeo eu explico um pouco mais sobre o funcionamento da planilha. Clique e assista:

Fique atento quanto ao turnover

As empresas com taxa de turnover perto ou maior de 5% devem ficar atentas e rever suas estratégias, pois é como se tivessem trocado praticamente todo o quadro de colaboradores ao longo do ano – o que definitivamente não é sadio.

É provável que estejam com vários problemas de Gestão de Pessoas quando comparadas às suas concorrentes. Como por exemplo:

  1. Falta de entendimento e de prática ao realizar os procedimentos de trabalho;
  2. Perda de mercado e negócios;
  3. Perda de capital intelectual;
  4. Ausência de conexões com os clientes;
  5. Perda de conhecimento na prática e operação de tecnologias;
  6. Mais gastos e desperdícios.

Os motivos de um turnover alto têm a ver com os problemas de relacionamento entre os gerentes e colaboradores, a busca por salários mais altos e benefícios melhores, busca por reconhecimento, falta de desafios, planos de carreiras não definidos e instabilidades econômicas.

A boa notícia é que existem formas de identificar isso com antecedência.

Na ficha de desligamento da empresa, pergunte quais são os motivos que levaram o funcionário a pedir a demissão, assim como em uma entrevista com o RH.

Além disso, verifique o lucro em relação ao custo total de encargos com os colaboradores (ROI) e meça o número de profissionais que se desligaram voluntariamente da instituição e quantos foram realocados em outras funções dentro da empresa, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é turnover e descobriu o quanto ele é estratégico e importante para sua empresa, espero que você aproveite a ferramenta que disponibilizei, levando esses dados para seus líderes para que, juntos, pensem em uma forma de melhorar cada vez mais a taxa de turnover da empresa.

Só não se esqueça de medir mês a mês, viu?

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5 frases que um líder nunca deve dizer para sua equipe (e por quê)

Ser líder vai muito além de ter um cargo de gestão. Liderar é, acima de tudo, impactar pessoas — e nada impacta mais profundamente do que a forma como você se comunica.

Pense bem: quantas vezes uma frase mal colocada, dita no calor do momento, deixou um time inseguro, desmotivado ou até em conflito?

A comunicação de um líder é um reflexo direto de sua maturidade emocional, da sua visão de futuro e do quanto ele entende sobre pessoas.

Neste artigo, vamos direto ao ponto: vou te mostrar 5 frases que um líder nunca deve dizer para sua equipe — e o que dizer no lugar, se o seu objetivo for realmente engajar, orientar e inspirar.


1. 

“Eu mando, você obedece.”

Talvez essa seja uma das frases mais ultrapassadas do universo corporativo. Em pleno 2025, liderar com autoritarismo é a receita perfeita para gerar desconexão, medo e silêncio entre os membros da equipe.

Quando o time sente que sua opinião não importa, a tendência é que a criatividade morra, o senso de dono desapareça e o líder precise controlar tudo sozinho.

O que dizer no lugar:

“Vamos entender juntos o que precisa ser feito e como cada um pode contribuir.”


2. 

“Se vira.”

Dizer “se vira” passa uma mensagem direta de abandono. E isso não significa que o líder precise resolver tudo — mas existe uma enorme diferença entre delegar com responsabilidade e simplesmente se isentar.

Uma liderança madura sabe que é possível confiar e cobrar resultados sem largar o time à própria sorte.

O que dizer no lugar:

“Você tem autonomia para buscar a melhor solução, e eu estou por perto se precisar de apoio.”


3. 

“Isso sempre foi assim.”

Essa frase é um veneno para a inovação. Além de limitar o pensamento criativo, ela invalida as sugestões da equipe — que muitas vezes enxerga oportunidades que o líder não viu.

Repetir o que sempre foi feito é confortável, mas nada transformador cresce nesse lugar.

O que dizer no lugar:

“Essa é a forma como temos feito, mas estou aberto a novas ideias. Como você imagina que poderíamos melhorar?”


4. 

“Você é pago pra isso.”

Uma das formas mais rápidas de quebrar a motivação de alguém. Essa frase desumaniza o colaborador e reduz toda a relação a uma simples troca financeira.

Na prática, equipes que se sentem valorizadas produzem mais, erram menos e permanecem por mais tempo nas empresas.

O que dizer no lugar:

“Eu reconheço o seu esforço. O seu papel aqui é essencial para que tudo funcione.”


5. 

“Problema seu.”

Assim como “se vira”, essa frase reforça uma liderança distante, que não entende que o desafio de um colaborador é, sim, um desafio da equipe.

Mesmo que o erro tenha sido individual, um bom líder sabe usar esse momento como oportunidade de orientação — não como castigo ou exclusão.

O que dizer no lugar:

“Vamos entender o que aconteceu e pensar em como resolver da melhor forma.”


Ser líder é sobre saber o impacto das suas palavras

Cada frase que você diz constrói — ou destrói — a cultura do time.

Um bom líder não se comunica apenas para ser entendido, mas para gerar impacto positivo e construir confiança.

Se você quer evoluir sua forma de liderar, começando pela comunicação, esse é o momento de olhar com atenção para o que diz, como diz e o que essas palavras estão provocando na sua equipe.

Você não precisa fazer isso sozinho.

👉 Fale com a nossa equipe e descubra como os nossos treinamentos podem te ajudar a fortalecer sua liderança de forma consciente, assertiva e duradoura.

Capa blog_ 19 ruídos que podem estar afetando sua comunicação com sua equipe.

Como ganhar o respeito da equipe mesmo sendo um líder iniciante

Assumir um cargo de liderança pela primeira vez pode ser empolgante e desafiador na mesma medida. Se por um lado é uma conquista profissional, por outro, há um peso inevitável: como liderar uma equipe com pouca ou nenhuma experiência prévia? E mais do que isso: como conquistar o respeito dessas pessoas, sem cair em tentativas forçadas de se impor?

A verdade é que o respeito não vem com o crachá. Ele é construído todos os dias, nas pequenas atitudes — principalmente quando você ainda está conquistando seu espaço como líder. Se esse é o seu caso, esse artigo é para você.

1. Não tente provar algo — mostre que está disposto a aprender

Muitos líderes iniciantes cometem o erro de querer mostrar autoridade demais logo de cara, como se precisassem justificar sua posição o tempo todo. Só que isso, ao invés de gerar respeito, costuma gerar desconforto.

A liderança não precisa ser carregada na força. Comece mostrando que você está aberto a ouvir, que valoriza a experiência do time e que quer aprender com eles também. Essa postura de humildade gera admiração — e abre portas para conversas genuínas.

2. Entenda que respeito não se exige, se inspira

Você não precisa ser o mais experiente, o mais técnico ou o mais carismático para ser respeitado. O que você precisa é ser coerente, justo e confiável.

Quando sua equipe percebe que você cumpre o que promete, que trata todos com respeito, que assume seus erros e dá crédito ao grupo — ela começa a confiar. E confiança é o alicerce do respeito.

3. Dê clareza ao invés de controle

Um líder iniciante pode achar que precisa controlar tudo para garantir bons resultados. Mas isso costuma sufocar a autonomia da equipe e minar a confiança no longo prazo.

Ao invés disso, ofereça clareza sobre os objetivos, prazos, responsabilidades e critérios de sucesso. Quanto mais claros forem os caminhos, mais a equipe se sentirá segura — e mais ela reconhecerá valor na sua condução.

4. Seja presente sem ser invasivo

Presença de liderança não é sinônimo de estar em todas as reuniões ou acompanhar cada tarefa de perto. É estar acessível, disponível e atento ao que realmente importa.

Respeito também se constrói quando o líder demonstra interesse verdadeiro pelas pessoas, pergunta como elas estão, acompanha o clima da equipe e não se esconde nos momentos difíceis.

5. Lidere pelo exemplo

Se você quer que sua equipe seja comprometida, seja o primeiro a se comprometer. Se quer mais responsabilidade, seja o primeiro a assumir as suas. A equipe observa muito mais o que você faz, do que aquilo que você diz.

Liderar é um exercício de consistência. Com o tempo, sua postura vai moldar a cultura ao redor — e é isso que vai construir respeito sólido, mesmo sem anos de experiência.

Você não precisa começar sozinho

Ser líder é um caminho que se aprende todos os dias — mas não precisa ser um caminho solitário. Se você está assumindo agora uma posição de liderança e quer fazer isso com mais segurança, clareza e impacto, nossa equipe está aqui para te ajudar.

Capa blog_ 19 ruídos que podem estar afetando sua comunicação com sua equipe.

19 ruídos que podem estar afetando sua comunicação com sua equipe

A comunicação dentro das empresas nem sempre falha por falta de vontade.

Às vezes, ela falha por excesso de ruído.

E antes que você pense apenas em barulhos no ambiente, saiba que ruído de comunicação vai muito além disso. Estamos falando de qualquer interferência — emocional, técnica, cultural ou relacional — que distorce ou bloqueia a mensagem que deveria ter sido entendida com clareza.

O problema é que, dentro de um time, esses ruídos não causam apenas mal-entendidos. Eles minam a confiança, afetam a produtividade, aumentam a rotatividade e criam um ambiente inseguro para todos.

E o mais grave? Em muitas empresas, esses ruídos passam despercebidos.

Mas hoje, você vai entender exatamente quais são eles — e o que pode fazer para solucioná-los.

📉 Por que a comunicação falha — mesmo quando parece clara?

Você já explicou algo com toda a certeza de que a pessoa entendeu, mas depois descobriu que ela fez exatamente o oposto?

Isso é mais comum do que se imagina.

Segundo pesquisas em comportamento organizacional, a maioria dos problemas enfrentados por equipes não começa com falta de competência, mas sim com ruídos na comunicação.

E aqui está um dado alarmante:

Estudos apontam que entre o que é dito e o que é compreendido, podem existir até 19 ruídos capazes de distorcer a mensagem original.

🎯 O que são ruídos de comunicação?

São barreiras que interferem na clareza, na recepção ou na interpretação de uma mensagem.

Eles não são, necessariamente, intencionais. Muitos surgem por falta de preparo, cultura organizacional fragilizada, pressa ou ausência de escuta ativa.

A seguir, listamos os 19 ruídos que mais atrapalham a comunicação dentro de equipes e empresas:

🔍 Os 19 ruídos que você precisa observar de perto

1. 

Falta de escuta ativa

Escutar para responder não é o mesmo que escutar para entender. A ausência de presença e atenção plena distorce o que foi dito.

2. 

Suposições e achismos

Pressupor que o outro “já entendeu” é um dos erros mais comuns — e perigosos.

3. 

Ruídos emocionais

Estado emocional altera totalmente a forma como uma mensagem é interpretada. Medo, frustração ou ansiedade podem distorcer até o elogio mais sincero.

4. 

Ambiguidade

Mensagens com duplo sentido ou mal estruturadas confundem mais do que orientam.

5. 

Expectativas desalinhadas

Um pedido pode ser claro para quem fala, mas vago para quem escuta. Alinhar prazos, metas e critérios evita interpretações erradas.

6. 

Diferenças geracionais e culturais

Cada geração se comunica de uma forma. Ignorar isso pode gerar ruídos invisíveis, mas profundos.

7. 

Uso excessivo de jargões técnicos

“Vamos fazer o onboarding do squad via CRM com follow-up na call.”

Nem todo colaborador vai acompanhar essa linguagem.

8. 

Ambiente barulhento ou cheio de distrações

Locais sem estrutura adequada para conversas sérias comprometem a qualidade da escuta.

9. 

Contradição entre fala e linguagem corporal

Se você diz “está tudo bem” com os braços cruzados e tom ríspido, a mensagem real não será essa.

10. 

Excesso de informações

Comunicação confusa, com mensagens demais, sem prioridade definida, gera ruído e ansiedade.

11. 

Falta de confirmação da mensagem

Não validar se o outro entendeu como você gostaria é uma falha recorrente.

12. 

Problemas tecnológicos

Mensagens não enviadas, links que não abrem, áudios inaudíveis. A tecnologia também pode sabotar a comunicação.

13. 

Falta de empatia

Falar sem considerar o momento emocional ou o contexto do outro torna a comunicação insensível.

14. 

Hierarquia baseada no medo

Se o ambiente não é seguro psicologicamente, o colaborador finge que entendeu — e erra em silêncio.

15. 

Generalizações extremas

Expressões como “todo mundo erra isso” ou “você nunca entrega no prazo” desmotivam e desrespeitam.

16. 

Falta de contexto ou sentido

Fazer uma demanda sem explicar o propósito reduz o engajamento e aumenta a resistência.

17. 

Interpretações individuais

Cada colaborador carrega uma história e interpreta a partir de suas lentes. Isso precisa ser levado em conta.

18. 

Incoerência entre discurso e prática

Quando a fala do líder não condiz com sua atitude, a confiança se quebra.

19. 

Comunicação unilateral

Conversas em que só uma parte fala e decide não são comunicações — são monólogos com plateia.

🧠 E agora? Como resolver?

Reconhecer os ruídos já é um passo importante.

Mas desenvolver uma comunicação clara, empática e eficaz exige formação, prática e suporte profissional.

Muitas empresas enfrentam problemas de clima, produtividade e turnover porque não olham para a base: a forma como as pessoas se comunicam.

Liderar exige mais do que saber o que dizer.

Exige saber como, quando, por quê e para quem dizer.

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Ambos foram desenhados para ajudar empresas a desenvolverem líderes mais claros, empáticos e preparados para lidar com os desafios de comunicação — com metodologia validada, linguagem simples e aplicabilidade imediata.

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Sua liderança está realmente preparada ou só está apagando incêndios todos os dias_

Sua liderança está realmente preparada ou só está apagando incêndios todos os dias?

Imagine que você está no comando de um barco. A tripulação está sobrecarregada, a bússola quebrada, e o mar agitado. A cada dia, você se vê apagando incêndios e tentando manter tudo funcionando com o mínimo de estabilidade.

Agora pense:

Esse barco é sua empresa.

E quem está no leme são seus líderes.

A pergunta que não pode mais ser adiada é:

Você está formando líderes para navegar ou apenas esperando que eles não deixem o barco afundar?

❗O custo silencioso da liderança despreparada

A falta de preparo da liderança não se mostra, na maioria das vezes, de forma escandalosa. Ela aparece em pequenos sinais:

  • Talentos pedindo demissão “sem motivo”
  • Equipes desmotivadas que cumprem tarefas, mas não entregam resultado
  • Feedbacks mal recebidos, que geram tensão ao invés de crescimento
  • Conflitos que se arrastam sem resolução clara
  • Ausência de senso de dono e iniciativa
  • RH sobrecarregado com demandas que não deveria ser dele

Esses sintomas são caros.

De acordo com a Gallup, empresas com líderes mal preparados perdem até 18% do salário anual de cada colaborador devido à baixa produtividade e rotatividade.

E segundo estudo da Delloite, mais de 77% das empresas afirmam que suas lideranças não estão preparadas para os desafios atuais da gestão de pessoas.

Ou seja, isso não é um problema isolado. É um gargalo estrutural.

👥 O RH e o CEO não deveriam carregar essa missão sozinhos

Muitas vezes, o RH tenta criar programas, dinâmicas e ações para “desenvolver” as lideranças — mas esbarra em resistência, falta de tempo ou pior: falta de comprometimento.

E o CEO, pressionado por resultados, se vê obrigado a promover pessoas tecnicamente competentes, mas emocionalmente despreparadas.

O resultado?

Um ambiente reativo, onde as lideranças operam no automático — e o crescimento da empresa trava.

📉 Você está cultivando líderes ou apenas chefes ocupados?

Chefes cobram. Líderes orientam.

Chefes falam. Líderes escutam.

Chefes impõem. Líderes inspiram.

Quando a empresa não investe intencionalmente no preparo das suas lideranças, o que nasce não é autoridade — é autoritarismo.

E a consequência disso é uma cultura frágil, sem clareza, sem segurança psicológica, e sem resultados sustentáveis.

Você já deve ter sentido isso na pele.

O que muda esse cenário?

✅ Empresas que crescem com consistência investem em formação contínua

O preparo certo transforma o clima, os resultados e o potencial da equipe.

De acordo com o relatório da LinkedIn Learning (2023):

  • 83% dos profissionais dizem que um líder bem preparado melhora significativamente o engajamento da equipe.
  • Empresas que investem em programas consistentes de liderança têm 1,5x mais chances de estarem entre as mais admiradas do setor.

É por isso que empresas como Nubank, Magazine Luiza e XP criam programas internos de liderança estruturados, com foco em habilidades práticas, gestão emocional e comunicação.

Porque o sucesso não vem só de boas estratégias, mas de quem tem coragem e preparo para executá-las com pessoas reais.

🛠 O que sua empresa pode fazer agora?

  1. Mapear os gaps das lideranças atuais — perceba onde há ruído, desgaste e baixa performance.
  2. Oferecer formações práticas e aplicáveis — com foco em desafios reais e soluções possíveis.
  3. Acompanhar o impacto das formações — não adianta só capacitar, é preciso garantir que o conteúdo se traduza em mudança de comportamento.
  4. Criar rituais de troca entre líderes — isso fortalece a cultura e impede que o líder se isole.
  5. Contar com especialistas — você não precisa reinventar a roda. Existem soluções prontas que podem ser adaptadas ao seu cenário.

🎯 É aqui que o Liderança Starter entra

O Liderança Starter é uma formação compacta, estratégica e feita para líderes na prática — não para teoria.

Durante 4 módulos intensivos, seus líderes serão preparados para:

  • Conduzir conversas difíceis com segurança
  • Engajar equipes mesmo em tempos desafiadores
  • Resolver conflitos com inteligência emocional
  • Comunicar com clareza e consistência
  • Liderar com postura e gerar resultados reais

Tudo 100% online, com materiais aplicáveis e acompanhamento do nosso time.

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Nosso time está pronto para entender o momento da sua empresa e propor a melhor forma de implementar a formação na prática.

Inclusive com condições especiais para empresas com mais de um líder.

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Capa blog_ Sua empresa pode estar em risco (e nem sabe).

🚨 Sua empresa pode estar em risco (e nem sabe).

A nova exigência da NR-1 pode mudar tudo.

Em 2024, a NR-1, norma que define diretrizes de segurança e saúde no trabalho, ganhou um novo peso — e pode exigir mudanças imediatas no seu modelo de liderança.

Empresas que não se adaptarem à nova realidade podem sofrer sanções legais, aumento de afastamentos e perda de talentos estratégicos.

E o mais grave: isso pode estar acontecendo agora, diante dos seus olhos, sem que ninguém perceba.

❗ O que mudou?

A NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1) agora exige que as empresas incluam no seu Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) não só riscos físicos, mas também riscos psicossociais — como:

  • Pressão por resultados
  • Carga de trabalho excessiva
  • Ambientes de trabalho hostis
  • Falta de acolhimento emocional
  • Estresse constante e não gerenciado

Ou seja: a forma como você lidera pode ser hoje um fator de risco dentro da empresa.

😨 Isso não é só sobre leis. É sobre pessoas.

A ausência de uma liderança humanizada e preparada pode gerar doenças ocupacionais, desmotivação e conflitos internos.

E isso não se resolve com um treinamento técnico. Se resolve com um novo olhar sobre a cultura e a forma como a liderança atua no dia a dia.

👀 O que a NR-1 está dizendo, na prática?

Ela está dizendo que não basta mais evitar acidentes físicos.

Agora, as empresas também serão cobradas por evitar sofrimentos invisíveis, como o adoecimento mental e emocional dos colaboradores.

E quem está no centro disso tudo?

A liderança.

💡 O papel da liderança na NR-1

A liderança não pode mais ser reativa.

Ela precisa ser protagonista na criação de ambientes saudáveis, respeitosos e produtivos. Isso exige:

  • Comunicação clara e empática
  • Processos que não sobrecarregam
  • Feedbacks que constroem, não destroem
  • Reconhecimento real e gestão emocional

🚀 O que sua empresa pode (e deve) fazer agora

Se a sua equipe está desmotivada, se os líderes estão no piloto automático e se o clima organizacional virou um desafio… é hora de agir.

O “jeito antigo” de liderar não só não funciona mais — como agora pode ser um risco jurídico real.

📌 Comece hoje a formar líderes que cuidam de pessoas — e que também geram resultados.

Vanusa Cardoso e sua equipe de especialistas ajudam empresas de todo o Brasil a transformar a liderança, preparar gestores e garantir ambientes saudáveis, estratégicos e em conformidade com a NR-1.

👉 Converse com nossos consultores e conheça os treinamentos do Liderança na Prática. Você não precisa conduzir essa mudança sozinho.

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Por que sua equipe não está engajada? Pode ser a forma como você lidera.

A cena se repete em muitas empresas: o líder sente que a equipe não veste a camisa, que falta iniciativa, que os resultados não aparecem. E a conclusão quase sempre é a mesma: “as pessoas não querem se comprometer”.

Mas será que é isso mesmo?

Antes de culpar a equipe, é preciso coragem para fazer a pergunta mais importante da liderança:

“Como eu estou contribuindo para esse cenário?”

1. O desengajamento nem sempre é sobre falta de vontade. Às vezes, é falta de espaço.

Equipes engajadas não nascem do acaso. Elas são construídas em ambientes onde as pessoas sentem que têm voz, propósito e liberdade para contribuir.

Quando o líder centraliza tudo, responde tudo, decide tudo, a equipe se retrai.

Não é descompromisso. É bloqueio.

2. Microgestão mata o engajamento.

Quando o líder precisa aprovar cada detalhe, revisar cada entrega e monitorar cada ação, ele não está ajudando — está travando o time.

A mensagem que a equipe recebe é clara: “Eu não confio em vocês”.

Resultado? Pessoas desmotivadas, passivas e distantes dos objetivos.

3. Falta de reconhecimento também pesa.

O silêncio do líder pode soar como indiferença. E isso corrói o senso de pertencimento.

Você pode até achar que “a pessoa fez apenas o trabalho dela”. Mas reconhecer esforço, evolução e iniciativa é o que transforma o trabalho em causa.

4. A equipe sente quando o líder está ausente.

Liderança não é só reunião de alinhamento e cobrança de metas. É proximidade, escuta e presença.

Se a equipe sente que o líder não está disponível, ela também se afasta.

Engajamento se constrói no olho no olho. Mesmo no digital.

A boa notícia:

Tudo isso pode ser aprendido. Liderança não nasce pronta. E é exatamente por isso que existe o Liderança na Prática.

Um método que já formou centenas de líderes no Brasil e ajuda empresas a construírem culturas fortes, saudáveis e produtivas.

Se você quer virar a chave e transformar sua equipe, fale com nosso time ou acesse abaixo

Capa blog_ A cultura da fofoca está minando sua liderança_

A cultura da fofoca está minando sua liderança?

Fofoca é vista por muitos como algo inofensivo. Um desabafo entre colegas, um comentário solto no corredor, uma frase compartilhada em um grupo de mensagens. Mas no contexto da liderança, ela é um dos sinais mais claros de que algo está fora do lugar.

E mais: quando tolerada, a fofoca pode se tornar um dos maiores destruidores da confiança dentro de uma equipe.

Fofoca não é só um problema de cultura. É um reflexo direto da liderança.

Sim, por mais difícil que seja admitir: onde há fofoca, há liderança fragilizada.

O líder que não enfrenta conversas difíceis, que não corrige comportamentos prejudiciais ou que “passa pano” para atitudes tóxicas acaba abrindo espaço para que a equipe resolva os conflitos nos bastidores.

E o que é resolvido no corredor, quase sempre sai do controle.

O impacto silencioso da fofoca no time:

  • Quebra da confiança entre colegas
  • Clima de desconfiança e insegurança
  • Queda no engajamento e na colaboração
  • Risco de perdas de talentos silenciosas

Tudo isso acontece sem que, muitas vezes, o líder perceba.

Mas por que líderes têm tanta dificuldade em lidar com isso?

Porque lidar com fofoca exige coragem.

É preciso coragem para escutar sem julgamento.

Coragem para se posicionar com firmeza.

Coragem para ir na raiz do problema e não apenas remediar os sintomas.

E a verdade é que muitos líderes não foram preparados para isso. Aprenderam a liderar com foco em tarefas, não em relações humanas.

Como prevenir (de verdade) a cultura da fofoca?

  • Crie espaços seguros de escuta dentro da equipe
  • Estimule conversas diretas e respeitosas entre os envolvidos
  • Dê o exemplo: não alimente, não repasse, não ignore
  • Trate a fofoca como um sinal de alerta, não como algo banal

A cultura que você tolera é a cultura que você fortalece.

Se você quer um time mais maduro, mais unido e mais produtivo, comece criando uma cultura onde os problemas possam ser resolvidos com transparência e respeito — não com cochichos.

E se você sente que precisa de apoio para desenvolver uma liderança mais preparada, conte com a gente.


Descubra como nossos treinamentos e mentorias podem ajudar sua equipe a construir uma cultura de confiança, protagonismo e alta performance.

Capa blog_ A falta de Inteligência Emocional nas lideranças custa caro - e quase ninguém fala sobre isso

A falta de Inteligência Emocional nas lideranças custa caro – e quase ninguém fala sobre isso

Você pode entregar resultados, bater metas e manter sua equipe em funcionamento. Mas se, por trás disso tudo, existe uma liderança emocionalmente despreparada, o risco é alto:

Gente adoecida. Clima tenso. Conflitos velados. Uma equipe que finge que está tudo bem – mas já começou a se desligar.

E a origem de tudo isso? Não é falta de técnica. É falta de maturidade emocional.

O líder que não aprendeu a reconhecer as próprias emoções, dificilmente vai saber lidar com as emoções da equipe.

É sobre isso que estamos falando quando falamos de Inteligência Emocional. E ela não nasce com a gente. Ela se desenvolve.

Na forma como você escuta. No jeito como você dá (ou não dá) feedback. Na clareza com que você comunica uma decisão. No autocontrole diante de uma pressão. Na capacidade de ver o outro sem perder sua posição.

E tudo isso pode (e deve) ser treinado.

Inteligência emocional não é sobre ser calmo o tempo todo.

É sobre saber o que está sentindo, como isso impacta as pessoas ao seu redor, e o que fazer com isso.

Quantas vezes você já ouviu frases como:

  • “Eu não aguento mais andar em ovos com meu gestor.”
  • “Parece que tudo que eu falo irrita ela.”
  • “Ele explode e depois age como se nada tivesse acontecido.”

Essas frases são sintomas. De um líder que sabe muito sobre gestão. Mas pouco sobre gente.

A boa notícia? Isso tem solução.

No método Liderança na Prática, a Inteligência Emocional não é um módulo qualquer. É a base de tudo.

Porque um líder pode até não saber tudo sobre o negócio. Mas ele precisa saber sobre gente.

Gente precisa ser escutada. Precisa de segurança. Precisa confiar. E isso não se impõe. Se constrói.

Na nossa formação, você aprende a:

  • Gerenciar suas emoções sem reprimir ou explodir
  • Ler os sinais da equipe (antes que virem um problema)
  • Dar feedback com respeito e firmeza
  • Criar espaços reais de escuta
  • Liderar com mais empatia, sem perder a autoridade

Isso não é teoria. É o que forma líderes preparados para o mundo real.

E se você ainda acha que isso é só sobre ser gentil, aqui vai uma verdade:

A falta de Inteligência Emocional custa.
Custa clima. Custa engajamento. Custa talento.

E, mais cedo ou mais tarde, cobra um preço alto da sua liderança.

Quer fazer diferente? Comece por você. Garanta sua vaga no Método Liderança na Prática

Capa blog_ Liderança não é sobre ter respostas — é sobre saber fazer boas perguntas

Liderança não é sobre ter respostas — é sobre saber fazer boas perguntas

A cena é comum: o time enfrenta um desafio, olha para o líder e espera a resposta.

O líder, por sua vez, sente o peso de ter que saber tudo. Afinal, não foi esse o modelo que nos ensinaram? Por muito tempo, liderar significava ter a palavra final.

Ser referência de certezas. Assumir o controle. Apontar o caminho.

Mas o mundo mudou — e o que se espera da liderança também.

Hoje, os líderes que realmente inspiram e transformam não são aqueles que têm todas as respostas.

São aqueles que sabem fazer as perguntas certas.

Quando o líder pergunta, ele convida

Uma pergunta bem feita pode ser mais poderosa que qualquer conselho.

Ela convida o outro a pensar, refletir, assumir responsabilidade.

Ela não entrega a solução pronta — mas abre espaço para que a equipe construa junto.

Enquanto a resposta fecha, a pergunta abre.

E liderar é, acima de tudo, abrir caminhos.

O perigo de querer sempre responder

Líderes que se sentem na obrigação de trazer respostas para tudo acabam:

  • Centralizando as decisões
  • Estimulando a dependência do time
  • Ignorando a inteligência coletiva
  • Perdendo oportunidades de desenvolvimento

Quando o líder responde demais, ele resolve por agora.

Mas quando ele pergunta, ele desenvolve para sempre.

Liderança que pergunta é liderança que confia

Perguntar exige humildade.

É reconhecer que você não precisa — e nem deve — carregar tudo sozinho.

Também exige coragem:

De dar espaço para o outro errar, experimentar, crescer.

Liderança não é sobre ego.

É sobre presença.

E é por isso que o método da Vanusa Cardoso trabalha as três esferas da liderança:

  • Intrapessoal: o líder que se conhece e se sustenta emocionalmente
  • Interpessoal: o líder que escuta, conecta e comunica com clareza
  • Gestão: o líder que estrutura, direciona e entrega resultado

E tudo isso começa… com uma pergunta.

O que você está construindo como líder?

Um ambiente onde só você pensa, decide e resolve?

Ou um time que compartilha, cresce e se desenvolve com você?

A liderança que transforma não é a que fala o tempo todo.

É a que escuta de verdade.

E a que pergunta, antes de concluir.

A que provoca, antes de impor.

A que convida, antes de decidir.

Se você quer liderar assim — com consciência, leveza e prática — esse é o seu caminho.

No Liderança na Prática, você aprende a sustentar conversas difíceis, a desenvolver sua equipe com perguntas poderosas e a transformar a forma como você se relaciona com o cargo que ocupa.

É mais do que um curso.

É uma jornada de transformação real.

Se quiser saber mais, acesse o botão abaixo: